IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Extensão

Future Studies & Trend Hunting

SEMIPRESENCIAL

36 horas

28/04/2022

Terça e Quinta, das 19h30 às 22h30 e Sábado, das 10h às 13h
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Em um mundo de divisões e queda de paradigmas, é preciso adotar novas lentes para enxergar a realidade e desenhar futuros mais desejados. Para saber antecipar cenários do amanhã requer um conhecimento preciso sobre os diferentes contextos que se desenvolvem no presente. Ou seja, estudar futuros e encontrar sinais de tendências hoje, é estar atento a temas relacionados às necessidades da sociedade – tanto para o mercado profissional quanto para nós, enquanto indivíduos.

Para quem?

O curso Future Studies & Trend Hunting é destinado a designers, pesquisadores, estrategistas, desenvolvedores, curiosos em geral e quem também deseja assumir o protagonismo do amanhã para construir um futuro mais desejável e diverso. Mas primeiro é preciso saber projetar essa realidade com base em sinais e tendências do presente e, para isso, um novo par de lentes será necessário para enxergamos aquilo que não estamos vendo hoje.

Como é?

Para criar cenários futuros e explorar suas oportunidades, é necessário dominar conceitos e ferramentas específicas que ajudam a mudar o mindset para ser capaz de identificar comportamentos e necessidades influentes que quebram paradigmas. O curso Future Studies & Trend Hunting fornece novas lentes para enxergar o mundo e apresenta conceitos, metodologias e ferramentas para fazer conexões originais e criar soluções relevantes em seus respectivos contextos.


CURSO

Falar sobre futuros nunca foi tão necessário no mundo e dentro do mercado de trabalho. Seja como empreendedor, dentro de grandes empresas, em escolas ou faculdades, estar preparado para o que está por vir é essencial. Por isso o curso promove habilidades de construção de futuros, entendimento de tendências e seu desenrolar no decorrer do tempo – essenciais para quem tem protagonismo e iniciativa positiva. Conhecer novos modelos mentais e ferramentas também possibilita uma compreensão precisa do presente para moldar o amanhã de forma consciente.

Porém, para antecipar e construir esses futuros é preciso assumir o papel de protagonistas do amanhã, entender comportamentos, identificar oportunidades e viabilizar soluções ganha-ganha para que essa construção resulte em algo diferente e melhor. 

Planejamento, pesquisa de tendências e mapeamento de futuros possíveis são temas centrais dentro da dinâmica do curso Future Studies & Trend Hunting. A imersão nestas disciplinas permite um entendimento do contexto global de tendências e estudos de futuros. Além disso, as aulas são com Natalia Kaupa e Douglas Cavendish, que compartilham a coordenação do curso e são verdadeiros especialistas quando o assunto é design e projeção de cenários futuros.


ENTREGA

O curso Future Studies & Trend Hunting começa com uma provocação para estimular a criatividade e o pensamento crítico dos participantes: por que o futuro importa? Faremos uma roda de conversas para conhecer o curso e a jornada que se inicia para introduzir questões complexas sobre a atualidade (e seu colapso!), assim como as disciplinas de sinais, tendências, cenários e futuros.

Que tal explorar com a gente o terreno das relações humano X máquina, tecnologias emergentes e suas singularidades?

Para deixar todo mundo na mesma página, a apresentação do espírito do tempo (Zeitgeist, em alemão) em que vivemos será acompanhada por um aprofundamento na disciplina de sinais. Como coletar e validar sinais? Como compilar essas informações, identificar padrões e contextualizar tendências? E ainda: quais os conceitos e instrumentos necessários para fazer uma boa pesquisa netnográfica e cartográfica de controvérsias?

O workshop Construção de Cenários apresenta ferramentas interessantes para criar projeções de futuros – e é nesse momento em que iniciaremos o projeto de Criação de Cenário.

Ao final do curso, os participantes apresentam o trabalho de conclusão em grupo, com um relatório sobre o projeto elaborado que será avaliado por uma banca avaliadora.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 28/04/2022
Dias: Terça-feira, Quinta-feira e Sábado
Horário: Terça e Quinta, das 19h30 às 22h30 e Sábado, das 10h às 13h
Duração: 36 horas

Valores:
6 parcelas de R$ 540,00
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

NATALIA KAUPA
COO na WKS e Coordenadora do curso Future Studies no IED São Paulo, Natalia é observadora, imaginativa e boa ouvinte, habilidades que a guiaram e despertaram interesse no entendimento de possibilidades futuras e construção de novas narrativas. Designer com olhar de futuros, foi coordenadora da EISE, primeira escola de inovação em serviços do Brasil. Co-fundou a Wake Insights onde trabalhou como designer e pesquisadora, atuando principalmente em projetos que envolvem educação em clientes como o Senac e Somos Educação.

Início das aulas: 28/04/2022
Dias: Terça-feira, Quinta-feira e Sábado
Horário: Terça e Quinta, das 19h30 às 22h30 e Sábado, das 10h às 13h
Duração: 36 horas

Valores:
6 parcelas de R$ 540,00
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

DISCIPLINAS
Por que o futuro importa?3h
Zeitgeist3h
Sinais do futuro hoje3h
Compilando sinais3h
Netnografia e cartografia de controvérsias6h
Relação – Humano máquina3h
Tendências em uma outra perspectiva3h
Tendências, futuros e antropologia3h
Workshop – construção de cenários9h
Apresentação dos trabalhos em grupo + Encerramento3h
CURSOS RELACIONADOS
27/04/2022
36 horas
SEMIPRESENCIAL
Design Thinking
17/03/2022
SEMIPRESENCIAL
Design Estratégico e Inovação
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.