Graphic Design

Língua

Italiano

Início

Novembro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

1 Ano

Coordenador do curso

Alessandro Busseni, Carlo Branzaglia

Preço

15.100 €

Aprenda a transformar suas ideias em projetos, escolhendo a forma visual mais eficaz para representar os conteúdos na Pós-graduação em Design Gráfico em Milão

Hoje, para se tornar um Designer Gráfico, é preciso ter uma clara missão e visão. O design gráfico está por todo lado, da sinalização às mídias sociais, é uma atividade que pode trazer benefício a empresas que querem vender seus bens e serviços ou mesmo a instituições e organizações que desejam comunicar conceitos, identidades e valores de maneira eficaz.

Com a Pós-graduação em Design Gráfico em Milão, você desenvolverá sua capacidade projetual, e aprofundará e ampliará seus conhecimentos sobre as ferramentas necessárias para realizar projetos originais de comunicação visual.

Informação para decidir

A Pós-graduação para dar os contornos de sua profissão, estudando o método e as ferramentas

A Pós-graduação em Design Gráfico em Milão é um curso que combina os aspectos metodológicos, técnicos e projetuais, para que você possa consolidar sua abordagem da profissão e atuar em diversos campos da comunicação visual.

Ao longo da Pós-graduação, você poderá trabalhar ativamente em projetos em colaboração com empresas, associações, organizações ou agências começando pelo briefing, simulando exatamente a dinâmica real de uma empresa, de um estúdio e de uma agência, explorando também a metodologia de pesquisa, o desenvolvimento e a produção de projetos de comunicação visual. 

A abordagem do curso é fortemente prática, dessa foma, você terá a oportunidade de compor seu portfólio, um material de extrema importância para quando você for se apresentar ao mundo profissional. Além disso, durante o percurso acadêmico, você se dedicará ao seu Projeto de Conclusão. A Pós-graduação se conclui com um período de estágio/trabalho de campo, no qual poderá colocar em prática as metodologias e competências aprendidas diretamente no contexto profissional.

O objetivo da Pós-graduação em Design Gráfico em Milão é formar um profissional capaz de criar e gerenciar projetos de comunicação de maneira completa, desde as publicações, web, mídias sociais, vídeo, cenografias, embalagens até o branding, coordenando-os com as ferramentas e mercados cada vez mais amplos.

A Pós-graduação em Design Gráfico em Milão é voltada para graduados e graduadas nas áreas de Design, Arquitetura e Comunicação, e para profissionais do setor que queiram aprofundar seus conhecimentos e se tornar mais competitivos no mercado de trabalho contemporâneo. Durante a fase de seleção, é necessário apresentar seu portfólio pessoal ou profissional.

Se você tem uma atitude proativa, que te incentiva a melhorar e sempre saber mais sobre as coisas; se você analisa seus erros para aprender e aprimorar seu trabalho; se você é motivado pelas ideias, pela pesquisa e pelo desejo de apresentar projetos de comunicação visual eficazes e de impacto, então este curso é perfeito para você. 

A Pós-graduação em Design Gráfico em Milão foi projetada para fornecer uma sólida abordagem metodológica que permitirá gerenciar os estímulos e influências de diferentes contextos, harmonizá-los, para então criar estratégias visuais em diferentes campos e formatos. Você conhecerá várias linguagens - tanto as técnicas, como as de mercado - e experimentará uma nova forma de se dedicar ao seu trabalho de sempre: uma característica que te permitirá ter muito mais chances de sucesso, graças também à interação com os docentes experientes no setor, que sabem exatamente quais são as necessidades e exigências do mercado. 

O debate e a interação, seja com profissionais, docentes ou clientes, é um dos elementos fundamentais deste curso e do trabalho do designer gráfico, contribuindo para transformá-lo em uma experiência não só profissional, mas também pessoal.

Você aprenderá como identificar as ideias e conceitos certos, organizar o trabalho e dispor de recursos e ferramentas para realizar um projeto de maneira eficaz, mantendo, ao mesmo tempo, a elasticidade cultural necessária para dar forma visual a um mundo sempre em transformação.

Você poderá escolher, de maneira natural, que tipo de designer quer se tornar, porque aqui, não seguimos padrões. 

Nas edições anteriores, os alunos e alunas da Pós-graduação em Design Gráfico em Milão participaram de projetos com grandes empresas: por exemplo, para a Mediaset, onde trabalharam na atualização do irreverente boneco animado UAN, bem como no rebranding do programa Le Iene; para Davines, desenvolveram projetos sobre o conceito de beleza sustentável; para a ATS Milão, propuseram soluções de design participativo para promover a saúde e o movimento no bairro milanês Gorla.

Com mais de 15 edições realizadas, a Pós-graduação em Design Gráfico em Milão formou profissionais que, hoje, trabalham como designers de comunicação visual nos mais diversos campos do setor. Ao final do curso, você poderá trabalhar em estúdios de design gráfico, de produtos e de interiores; em empresas, em órgãos públicos ou organizações, em agências publicitárias e de comunicação; ou também como freelancer.

Programa de Estudos

Programa de estudos

Você seguirá um curso de 10 meses, 7 deles em sala de aula mais 3 de estágio ou trabalho de campo, organizado em 3 macroáreas, seguindo uma lógica didática. 

Primeiro, você estudará as matérias metodológicas, fundamentais nas etapas preliminares de pesquisa, da ideia, do conceito, do posicionamento, da missão e da visão de um projeto de comunicação visual. 

Na fase sucessiva, você aprofundará na área técnico-instrumental conhecendo os principais programas gerenciamento de imagens, de fotografia, diagramação, vídeo e web, bem como de impressão.

Enfim, você consolidará suas habilidades projetuais, que te possibilitará aplicar a metodologia do design gráfico nos principais setores do mercado, até mesmo aqueles que mais evoluem, tais como a interface de usuário, vídeo, mídias sociais, infografia e embalagens.

Docentes

Alessandro Busseni

Coordenador do curso

Carlo Branzaglia

Coordenador do curso

Mirko Pajè

Pietro Buffa

Design Director, Propp

Carlo Amico

Designer Gráfico - IED

Carla Cesar Sergio

Gerente de design e co-fundadora de 6ZERO5

Niccolò De Mojana

Partner in Setonix Agency

Vittorio Linfante

Diretor de Arte

Cinzia Piloni

Matteo Montolli

Sócio, Diretor de Design em Moze

Corrado Musmeci

Presidente - Fontegrafica

Diletta Toniolo

Profissional de Design Independente e Jornalista

Raffaele Solaini

Consultor

Danilo Convertini

Manfredi Pedone

Fundador de Plan Be srl

Stefano Temporin

Matteo Antonelli

Giuliano Tedesco

Consultor de estratégia de marca, copywriter, namer

Silvia Barbieri

Parceiro de curso

Notícias