IED Cagliari
Uma cidade à medida do homem, com um grande passado de cultura, história e tradições.
Uma cidade antiga, protagonista do Mediterrâneo e de uma terra onde o desenvolvimento e a inovação são sinônimos de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Hospitalidade.
Cagliari tem vista para o Golfo dos Anjos dominado pela praia do Poeta que a emoldura e para o promontório de Sella del Diavolo. É uma cidade antiga, protagonista de uma história milenar que se estende desde o período pré-nurálgico até o domínio da Casa de Sabóia, passando pelas dominações Púnica, Romana, Pisana e Espanhola.
Construída sobre 7 colinas - como Roma, Istambul, Praga e Lisboa - nas quais se desenvolvem os respectivos bairros, como o de Castello, na colina mais alta, o reduto histórico da cidade e centro do poder. Ou Stampace, aos pés de Castello, lar da igreja de Sant'Efisio, um santo muito amado, particularmente no sul da ilha, e protagonista de uma centenária festa religiosa.
Villa Satta é a sede do IED Cagliari: uma villa Art Nouveau do início do século 20, cercada por um jardim botânico inteiramente ligado pela Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo por sua preciosidade. Um oásis na cidade, a 7 minutos de carro do aeroporto e a 10 minutos a pé da estação central e do porto. Villa Satta está localizada no bairro Stampace, em uma área dominada por vilas Art Nouveau e grandes jardins, a 5 minutos do Jardim Botânico da Universidade de Cagliari e do campus universitário. Com o Teatro Massimo, a MEM-Mediateca del Mediterraneo e a Escola Internacional Up School, este bairro constitui um pequeno pólo de cultura e criatividade.
Cagliari é uma cidade que associa sua forte identidade ligada a suas tradições com um grande fermento ideacional e empresarial que a levou, nos anos 90, a ser pioneira em Tecnologia da Informação na Itália, desde o Video On Line em Tiscali, até a mais recente Abínsula, nascida em Sassari, e a Softfobia. Durante anos, ela hospedou a base do time Luna Rossa Prada Pirelli em preparação para a Copa América. No setor de alimentos e vinhos, destacam-se Marina Ravarotto, uma jovem chef que reinventa a cozinha tradicional da Barbagia, e Luigi Pomata, um chef de Carloforte que cria pratos contemporâneos. Hoje, o panorama cultural, artístico e empresarial da Sardenha é representado por expoentes que perpetuam brilhantemente uma vocação para a inovação, respeitando e lembrando constantemente antigas tradições. Como, por exemplo: Paolo Fresu, trompetista e tocador de flugelhorn, um dos músicos mais conhecidos do panorama italiano e internacional; Gavino Murgia, multi-instrumentista que traz ao jazz os sons da tradição sarda; Michela Murgia, escritora e autora de programas culturais; Marcello Fois, escritor, dramaturgo e roteirista; o grande estilista Antonio Marras, de Alghero para o mundo.
Uma escola
feito de pessoas
Nossos laboratórios
Onde nos encontrar
Viale Trento, 39
Mapeie seus interesses
- Museu Arqueológico Nacional
- Galleria Comunale d'arte
- Palazzo di Città
- ExMà - - Exhibiting and Moving Arts
- Il Ghetto
- Il Lazzaretto
- Cemitério Monumental de Bonaria
- Teatro Lírico
- Teatro Massimo