Capital histórica do automóvel com vocação industrial, Turim é hoje reconhecida acima de tudo como uma cidade de arte, música e cinema

Cheia de vida e em constante movimento, berço da pesquisa, da educação e projeto ligados ao design, Turim é uma cidade imersa em verde, com mais de 300 km de avenidas arborizadas e inúmeros parques: suavemente encostada às colinas e abraçada pelo curso do rio Pó, deve muito de seu encanto à sua posição geográfica evocativa, aos pés do arco alpino ocidental. 

A primeira Capital da Itália convida você a descobrir seus inúmeros itinerários culturais entre monumentos históricos, como as Residências Reais, o Mole Antonelliana com o Museu Nacional de Cinema, o Teatro Regio, os museus que testemunham a versatilidade da cidade, como o Museu Egípcio, o Museu de Arte Oriental e o Museu do Automóvel, os elegantes palácios, parques e avenidas arborizadas, restaurantes e cafés históricos, as longas ruas porticadas, os bairros multiétnicos e os muitos eventos que a colocam no centro do debate cultural internacional. 

Há também muitos locais que podem ser visitados e descobertos não muito longe da capital piemontesa: lagos, vilarejos característicos, castelos e parques naturais. Entre os destinos a não perder e todos a serem descobertos estão o Langhe, um território reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO localizado na área entre Cuneo e Asti. Ricos em história, arte e cultura, eles representam um orgulho pela qualidade da comida e do vinho do Piemonte.

O Istituto Europeo di Design, presente em Turim desde 1989, está localizado no coração residencial da cidade, a poucos passos das duas estações de Porta Nuova e Porta Susa e das conexões de transporte para o aeroporto de Turim Caselle. O edifício histórico, que originalmente pertencia a um convento, manteve um encanto do velho mundo ainda perceptível no jardim interno, no qual estudantes de todo o mundo se encontram 

Local de eventos internacionais, como as finais da ATP em 2021 e o Festival Eurovision Song Contest em maio de 2022, testemunhando uma abertura para as questões atuais voltadas para os objetivos contemporâneos, a cidade está adquirindo uma vocação cada vez mais forte para a inovação aplicada ao contexto urbano, o que chama a atenção para questões relacionadas ao futuro da mobilidade.

Uma escola

feito de pessoas

Paola Zini

Director - IED Torino

Leonor Martinez

Academic Standards Manager - IED Torino

Emma Cova

Academic Manager - IED Torino

Onde nos encontrar

IED Torino

Via San Quintino 39 10121 Torino
Tel. +39 011 541111
Fax. +39 011 517016

Eventos em Turin

O Salão Internacional do Livro

É o evento italiano mais importante no campo editorial. É realizado em Turim uma vez por ano, em maio, e acolhe editoras de vários tamanhos e apresenta nas salas de conferência, de acordo com um tema que varia de ano para ano, um rico calendário de conferências, espetáculos, apresentações de livros e iniciativas educacionais.

Artissima

Um evento internacional de arte contemporânea e um palco para as melhores pesquisas em artes visuais: mais de 180 galerias com obras de mais de mil artistas. Museus, fundações, revistas, conversas, reuniões e seu evento irmão: Paratissima, dedicado aos talentos emergentes.

Torino Film Festival (TFF)

É um dos principais festivais de cinema da Itália. Criado em 1982 com o nome de Festival Internacional de Cinema para Jovens 1982 e desde então realizado permanentemente na cidade de Turim, dedica-se principalmente ao cinema independente.

Eurovision Song Contest (2022)

É um festival internacional de música fundado em 1956 em Lugano e organizado anualmente pelos membros da União Europeia de Radiodifusão. A edição de 2022 do Eurovision Song Contest foi recebida pela cidade de Turim em maio de 2022 e foi a terceira edição do evento musical a ser realizado na Itália, após as edições de 1965 e 1991. O evento é transmitido ao vivo no canal oficial do evento no YouTube. 

ATF Finals 2021 (Nitto ATF Finals)

É a competição de tênis profissional mais importante do ano, após os quatro eventos do Grand Slam. A edição de 2021 foi realizada em Turim, em novembro de 2021, nas quadras internas do PalaAlpitour, onde os oito melhores tenistas do ranking da ATP competiram em partidas individuais e duplas. 

 

Mapeie seus interesses

Descubra os locais do IED e todos os lugares de criatividade, moda e cultura

  • MAO – Museu de Arte Oriental
  • MAUTO - Museu Nacional do Automóvel de Turim
  • Museu Egípcio
  • Museu Nacional do Cinema
  • Museu Nacional do Ressurgimento Italiano
  • Museus Reais
  • Polo del ‘900
  • Circolo del design
  • Fablab Torino