Vivemos em um mundo no qual as imagens e os sons permeiam a nossa existência, são o principal veículo de mensagens, ideias, valores e significados em âmbitos e contextos muito diversos como as diversas produções industriais, a moda, o design, a publicidade mas também cultura, política e sociedade

Avançar com profissionalismo e competência nesta área significa possuir uma cultura eclética e transversal, com base em um conhecimento aprofundado do contexto sociocultural e das novas tecnologias que modificam continuamente o papel das imagens e dos sons na comunicação.

Nunca antes a tecnologia - e nossa relação com o mundo digital - mudou a sociedade neste momento histórico que muitos definem como “phygital” pela união do físico e do digital. Palavras como Metaverso ou Inteligência Artificial entraram no léxico cotidiano mesmo sem se conhecer plenamente seu significado ou potencial.

A explosão de serviços e produtos digitais aumentou o papel das interfaces que milhões de usuários usam todos os dias.  O metaverso e as tecnologias de realidade virtual e aumentada criaram novos códigos de entretenimento imersivo que também encontram uma conexão com a arte, a música ou a moda.

Ambientes altamente interativos e multissensoriais - no mundo real ou virtual - onde programadores, produtores, modeladores, animadores, técnicos, testadores, especialistas em marketing criam histórias, personagens, regras, objetivos, níveis ou desafios para desencadear relacionamentos entre objetos e usuários. Um trabalho multidisciplinar que muitas vezes exige dos participantes o domínio de vários aspectos e disciplinas da criatividade.

Trabalhar hoje com gráficos, ilustração, animação, fotografia, cinema, vídeo, som ou novas mídias para publicidade é, portanto, um grande desafio, pois cada uma dessas áreas exige a contaminação com novas linguagens visuais e uma experimentação sem fim.

A Escola de Artes Visuais do IED é o laboratório criativo onde você pode aprender as ferramentas, registros linguísticos e expressivos, novas tecnologias e métodos necessários para desenvolver um projeto de comunicação visual. De fato, não existem apenas técnicas para melhorar a destreza ou a habilidade de utilização de software, mas existe uma metodologia para compreender a coerência entre forma e identidade ou a comunicação de um signo que depois se tornará símbolo.

A constante atualização das tecnologias à disposição dos alunos fazem dela um laboratório de pesquisa para experimentar e desenvolver a criatividade tanto em relação aos conteúdos quanto em relação às linguagens. Um local para se formar e se qualificar para ingressar no mercado de trabalho de hoje e de amanhã.

Cursos