Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Filippo Manni

Entre no mundo real da produção musical e supere seus limites em colaborações importantes no bacharelado em Sound Design em Roma

From zero to hero: o bacharelado em Sound Design em Roma é o lugar ideal para construir seu futuro na produção musical e uma carreira entre sons, imagens e vídeos. Em três anos, você conhecerá seus futuros colegas, parceiros e diversas áreas de atuação e desenvolverá de maneira autônoma projetos de comunicação que fazem dialogar imagens e sons.

A base de tudo isso é uma abordagem focada no projeto: a partir do primeiro ano, você poderá trabalhar com um fluxo de trabalho profissional de alto nível e se desafiar em projetos cinematográficos de importância nacional e internacional, videogames famosos, desenhos animados e produções discográficas.

Durante os três anos de curso, você realizará produções musicais e orquestrações, com remixes e produção de trilhas sonoras originais em um modelo cinematográfico; você também estudará a mixagem para TV, a masterização ao vivo, a edição de som e o sound design para videogames.

Informação para decidir

Um curso transversal que fornece as ferramentas e competências para trabalhar em projetos de som

Durante o bacharelado em Sound Design em Roma, você aprenderá vários métodos de pesquisa e de aplicação do som, desde a teoria criativa até a experimentação, sem deixar de lado o contexto histórico e cultural por trás de filmes, vídeos, do entretenimento e da comunicação, necessários para a construção de seu futuro profissional.

Por meio de provas completamente práticas, uma importante abordagem projetual e colaborações com empresas externas, você poderá adquirir as ferramentas, as linguagens expressivas e as tecnologias mais avançadas para gerenciar todas as fases do projeto e de produção sonora: gravação em estúdio, externa e ao vivo, técnicas de mixagem, edição, efeitos sonoros, produção musical, finalização do produto.

Durante todo o curso, você terá a sua disposição computadores, programas como Pro Tools, Live, Logic, MaxMSP, plugin, laboratórios e atividades de gravação e mixagem, em estúdio e ao vivo, para aprimorar suas habilidades e mergulhar no mundo da produção de conteúdo sonoro.

O bacharelado em Sound Design em Roma é dedicado a todas as pessoas apaixonadas pelo som, pela tecnologia, pela arte, pelo cinema e, é claro, pela música: especialmente DJing, produção de beat trap e rap e os segredos da mixagem e da masterização.

Este curso não exige pré-requisitos específicos e não requer nenhuma preparação teórica ou técnica prévia, serão suficientes a curiosidade, a abertura mental e muita paixão, qualidades que aprenderemos juntos, para desenvolver o percurso de carreira certo para você. O nosso intuito não é apenas dar forma ao Designer de som que está dentro de você, mas também fazer você crescer como um formador de opinião por meio de suas escolhas sonoras em projetos de comunicação, um problem solver e um mago do som: aqui, você poderá imaginar, com todos os meios necessários, soluções originais, eficazes e surpreendentes.

O bacharelado em Sound Design em Roma é perfeito se você está procurando oportunidades de trabalho específicas como: Produtor musical, DJ, Sonoplasta para Dublagem, Técnico de áudio, Produtor de jingles, vinhetas e comerciais, Masterização e Mixagem, Designer e Produtor de programas, Consultor musical, Sound Designer para marcas e Designer de experiências sonoras ao vivo e interativas.

O bacharelado em Sound Design em Roma é a escolha certa para quem quer encontrar seu lugar entre o audiovisual, o cinema e a TV e participar de importantes projetos nacionais e internacionais: não é por acaso que muitos nomes conhecidos do mundo da discografia e do cinema nasceram e amadureceram seu sucesso dentro do IED, colecionando prêmios por seus trabalhos já no primeiro ano de curso.

A abordagem transversal é um dos pontos fortes deste percurso: o fio condutor comum será a produção musical (do techno às trilhas sonoras de orquestra para produções cinematográficas), além disso, durante os três anos de curso, você terá a oportunidade de aprender e explorar as diferentes profissões que giram em torno do mundo da música e do som e decidir, experimentando na prática, qual a direção você quer tomar na sua carreira.

É uma grande ocasião para criar seu próprio portfólio, participar ativamente dos laboratórios e projetos propostos por empresas externas, colaborar com outros campos criativos e profissionais e com os cursos em Moda, Vídeo, Design Gráfico e Comunicação, e conhecer seus futuros colegas de trabalho como Diretores, Animadores, Artistas Visuais, Engenheiros de Som, Desenvolvedores de Software, Designers de Moda, Diretores Criativos, com os quais você poderá criar e realizar ideias.

O curso acompanha as tendências de mercado contando com uma comunidade de docentes e alumni com experiência em diversos setores, que te servirão como um link direto para o mundo do trabalho. Como Sound Designer, você será muito requisitado tanto no campo criativo como técnico e poderá trabalhar para agências de comunicação, agências web, emissoras de rádio, emissoras de rádio, estúdios de desenvolvimento de software para instalações interativas em museus, aplicativos e videogames, e também para o cinema e TV.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano do curso de Sound Design em Roma, você adquirirá as ferramentas básicas e aperfeiçoará várias habilidades para compreender o contexto cultural. Dessa forma, você começará a adotar uma abordagem prática do som para transformar ideias criativas em projetos.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
INFORMAÇÕES PARA A ARTE: MEIOS E MÉTODO
TECNOLOGIA E APLICAÇÕES DIGITAIS
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA 1
TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO
SOUND DESIGN 1
ÁUDIO E MIXAGEM 1
SEMIÓTICA DA ARTE
HISTÓRIA DA MÚSICA CONTEMPOR NEA 1



segundo ano

Durante o segundo ano, analisaremos as várias áreas de aplicação do som e como elas são influenciadas por outras linguagens. Você adquirirá o conhecimento tecnológico de programas de produção musical e plugins para comunicar e apresentar sua ideia projetual.

TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA 2
SOUND DESIGN 2
ÁUDIO E MIXAGEM 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
PROCESSOS E TÉCNICAS DE ESPETÁCULO MULTIMÍDIA
SISTEMAS INTERATIVOS 1
HISTÓRIA DA MÚSICA CONTEMPOR NEA 2
TÉCNICAS PERFORMATIVAS APLICADAS ÀS ARTES VISUAIS
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO



terceiro ano

A parte final do curso se concentrará em projetos design de som com dificuldade crescente e em colaborações com empresas do setor. Você fará seu projeto de conclusão de forma independente, no qual poderá expressar sua criatividade e personalidade artística.

TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
SOUND DESIGN 3
SISTEMAS INTERATIVOS 2
HISTÓRIA DA MÚSICA CONTEMPOR NEA
DIREITO, LEGISLAÇÃO E ECONOMIA DO ENTRETENIMENTO
PROJETO DE MULTIMÍDIA
SOUND DESIGN 4
HISTÓRIA DA MÚSICA CONTEMPOR NEA 3

Docentes

Filippo Manni

Coordenador do curso

Willy Antico

Engenheiro de som - Studio acoustic designer

Franz Rosati

Tecla Zorzi

Stefano Maggio

Compositor e Produtor

Giulio Maresca

Fundadora da Ipologica Recordings

Riccardo Giagni

Matteo Bendinelli

Filippo Barracco

Vincenzo Pizzi

Mino Freda

Simone Martinelli

Fabrizio Galassi

Francesco Lenzi

Claudio Coco

Gian Paolo Sammarco

Max Giovagnoli

Transmedia Storyteller, Story Architect, Media Designer

Barbara D'ambrosio

Notícias