03 novembro 2022

IED Rio lança projeto ousado de reestruturação das barracas de praia para transformar a orla carioca

O Rio de Janeiro tem na praia um dos seus pilares culturais. A vida em torno da praia é repleta de encantos, atraindo milhares de visitantes de todo o mundo que escolhem o Rio como destino. Nesse contexto, surge o barraqueiro, com um trabalho árduo do amanhecer ao anoitecer. Além de ser um ponto de encontro e segurança para um mergulho rápido e um coco gelado, as barracas também oferecem o conforto dos serviços dos bares do calçadão.

No dia 25 de outubro, realizamos um grande encontro para marcar o lançamento do Projeto Barraca de Praia. Em 2018, o IED foi convidado por um grupo empreendedor da praia para desenvolver um novo equipamento para substituir as barracas tradicionais. Aceitamos o desafio e iniciamos um extenso trabalho de pesquisa, criação e desenvolvimento do produto, liderado pela designer Flávia Souza, com auxílio de dois ex-alunos do IED, especializados em Design de Mobiliário nas fases iniciais do projeto.

O protótipo foi criado na Itália pela marca Gaggio e chegou ao Rio de Janeiro em meados de 2022. Para o lançamento deste projeto tão significativo para a cidade, reunimos na nova sede carioca do IED um grupo importante de apoiadores e entusiastas do projeto.

Contamos com a presença do novo Cônsul Italiano, Massimiliano Iacchini, o Istituto Italiano di Cultura, o Presidente da Associação dos Barraqueiros do Rio, e muitas outras personalidades, tornando o lançamento do projeto uma verdadeira festa carioca/italiana.