Data

27 novembro 2024

A segunda live do Design em Foco traz as diferentes visões de marketing, empreendedorismo e moda. Mediação de Gustavo Cavalheiro.

O lado empreendedor de quem está em início de carreira, a experiência de um Executivo de Marketing com passagem por gigantes do mercado e a mediação de um professor doutor com vivência em Marketing e Comunicação de Moda e Branding.

Para falar de “Fashion Marketing e Global Branding Talk”, Luísa Reisen, Flavio Ackel e Gustavo Cavalheiro integraram a mesa redonda digital com o objetivo de compartilhar como as mudanças pautaram as suas carreiras e os colocaram na posição que eles tanto desejavam.

Assim como fizemos com a live de Neurociência e a Experiência Sensorial no Design de Interiores, traremos um resumo neste post de tudo que aconteceu no bate-papo. Se preferir, você pode assistir à íntegra da conversa pelo vídeo abaixo.

Clique aqui!

 

Inovar é se reinventar 

Ao lançar a marca Owena, Luísa entrou de vez na sua vocação, mas não sem passar por alguns aprendizados no começo, como a necessidade de dividir as funções para não se sobrecarregar, trabalhar com áreas pouco familiares e, por alguns momentos, entender que a sua marca ideal pode levar um pouco mais de tempo para chegar. 

 

“Eu queria que o negócio fosse inclusivo, sustentável... e os tecidos mais tecnológicos. Só que nem sempre isso é financeiramente saudável”, diz. Atualmente, a marca está mais alinhada com os pilares iniciais, mas o processo segue em evolução.

 

A criatividade como diferencial 

O aprendizado de Luísa tem relação direta com os desafios do mercado. Durante a live, os três participantes fizeram uma análise de como as grandes marcas buscam nas menores uma aliada de inovação, e não mais com o objetivo de suprimir iniciativas. 

 

Olho

“A gente já passou muito da fase de “vamos comprar essa concorrência que está vindo contando uma história...um negócio super diferente.” Eu vi muitas vezes acontecer de marcas pequenas com uma história para contar, com uma voz incrível, e (as grandes corporações) silenciava.” Flavio Ackel, Executivo de Marketing.

 

O incentivo às marcas com diferenciais dá uma luz aos empreendedores inovadores. Pois, mesmo em caso de aquisições, não há mais a fusão de operações. “Hoje, as marcas querem se fragmentar e deixar essa galera voar”, completa Flavio Ackel.

A nova estratégia passou a abrir portas para empresas com produtos acompanhados de propósito. É mais fácil encontrar na vitrine do shopping ou nas plataformas digitais e ver artigos feitos de materiais sustentáveis, como a Owena, ou com ações que incentivam o produtor local.

 

A limitação em vantagem de negócios

Ser criativo, aliás, é um dos grandes trunfos para quem atua na expansão de marcas internacionais. A percepção de Ackel, inclusive, é que os profissionais da América Latina possuem uma veia inovadora mais atrativa – um pensamento reforçado pelo mediador Gustavo Cavalheiro.

 

“A gente é meio que forjado na crise, na escassez, na oportunidade.”, analisa Gustavo – em uma referência em como a população desses países precisa improvisar constantemente para lidar com os desafios.

 

Outra ideia de negócio da Luísa, a agência Karmy, tem como proposta viabilizar o crescimento de mais marcas inovadoras, de forma a evitar que novos empreendedores encarem as mesmas dificuldades e aumentem suas chances de alcançar o sucesso.

Fazendo um paralelo com a experiência do Flavio, a adoção de abordagens estratégicas também acontece quando marcas querem internacionalizar um produto, mesmo que eles sejam sucesso de vendas em sua região de origem. Para ele, um dos grandes desafios é justamente achar que a recepção será a mesma com todos os consumidores.

Neste tópico, ele deu os exemplos da chegada da Oreo ao Brasil e da prototipação de um tempero Knorr voltado especificamente para churrasco. 

No caso do biscoito recheado, houve um trabalho de convencimento na sede para não comercializar o pacote padrão americano em solo brasileiro, com embalagem de plástico e 30 unidades, pois o impacto no preço seria significativamente alto.

Já, no case da Knorr, o time identificou que cada região possui preferências diferentes no tempero de churrasco. Dessa forma, seria inviável definir um só gosto.

Os aprendizados compartilhados nessa live do Design em Foco são abordados na Pós-Graduação de Marketing e Comunicação de Moda, com aulas que provocam insights e estimulam a organização estratégica para criar projetos de alto valor.

 

 

Design em Foco 

O Design em Foco é um evento organizado pelo IED que convida as pessoas a embarcarem em uma jornada pelo universo do design e suas múltiplas dimensões. Por meio de palestras, apresentamos e debatemos as mais recentes tendências e inovações capazes de transformar as indústrias criativas.

 

Quem são os convidados e mediador?

 

Flávio Ackel

Executivo de Marketing sediado em Toronto (CAN), mais de 20 anos de experiência em empresas globais. (Unilever, Mondelez, Sanofi e KFC). Experiente na elaboração de estratégias de marca impactantes, no lançamento de produtos com sucesso e na maximização do envolvimento do consumidor por meio de mídia tradicional e digital. Trabalhou nos níveis global, regional e local e seu histórico inclui impulsionar o crescimento das vendas, expandir a participação no mercado e gerar receitas para marcas conhecidas.

 

Luísa Reisen 

Empreendedora, graduada em Marketing, pós-graduada em Marketing e Comunicação de Moda, proprietária da marca de moda praia carioca, sustentável e com alma brasileira Owena, além de atender muitas outras como Arezzo, Dzarm, Led, Bris, Coletivo Zaab e Lunna Store. Todas essas experiências nos últimos anos a fizeram conquistar habilidades em marketing de influência, planejamento estratégico, criação de conteúdo e de campanhas e análise de métricas. Além de soft skills como inteligência emocional, gerenciamento de tempo, adaptabilidade, trabalho em equipe, empatia e uma mentalidade voltada para soluções.

 

Gustavo Cavalheiro 

Publicitário (Research & Insight Build Manager da CRANE.is), professor universitário com doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal), mestre e doutor em Comunicação e Semiótica da PUCSP (bolsista CAPES — 2010/2014); especialista em Design Gráfico pela Belas Artes de SP (2002) e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (1998). É professor em cursos de pós-graduação, graduação e extensão.

 

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