Língua

Português

Início

Setembro 2022

Frequência

Noturno

Formato

Blended

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Juliana Lopes

Preço

24 parcelas de R$ 1.685,25

Toda manifestação cultural que reflete o espírito do tempo é orientada pela moda, e o marketing é a ferramenta para criar relações e experiências para o consumidor contemporâneo.

O mercado de moda cria novidades do amanhã, observando e entendendo os caminhos das tendências hoje. Mas quais são os valores que precisamos ter e entender para encontrar as melhores direções para seguir? O que esperar do futuro e como ajudar a construí-lo? 

É impossível ter certeza do que é novo sem sabermos o que já passou. Ter uma visão abrangente da moda no passado, aspectos histórico-culturais e nomes que influenciaram sua época, é repertório indispensável para entender o agora e vislumbrar o que está por vir.

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda do IED São Paulo conta com um time de professoras e professores especialistas em marketing, comunicação e moda, com atuação influente nas principais mídias que fazem a cobertura deste mercado no mundo.

Este curso é oferecido em ambos os campi do IED no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

Informação para decidir

Se você ama criar estratégias, provocar insights e organizar ideias para elaborar soluções, o curso de pós-graduação do IED é o lugar ideal para você colocar tudo isso em prática!

O olhar do marketing de moda nos dias de hoje é digital. Pensar em moda significa pensar sua presença on-line: redes sociais, e-commerce, websites. Com aprendizado hands-on para provocar insights, o curso apresenta teoria e história, além de incentivar nos estudantes um senso de organização estratégica para criar projetos. Professores atuantes no mercado estimulam a construção do conhecimento pela troca de experiências e networking entre alunos, mestres e profissionais convidados.

O programa contempla dois anos de formação, com projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas de moda para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

Ao longo da sua jornada no IED, você desenvolverá um projeto para uma marca de moda, com a mentoria de profissionais que são referência em suas áreas. Algumas das marcas parceiras: Benetton (2012); Un.i e Marcyn (2013); Hope (2014); Cia Marítima e Herchcovitch; Alexandre (2015); Quiksilver Brasil e Lança Perfume (2016); Besni e Amaro (2017); Zoomp e Adriana Degreas (2018); Gig Couture e SideWalk (2019); Joulik (2020); Levi’s, Havaianas e Natura (2021); 2Collab e Anacapri (2022).

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A experiência da Academia de Joias não depende de quórum mínimo de alunos.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Para atuar no mercado da moda é preciso construir um repertório estratégico que permita conectar o universo fashion ao mundo dos negócios. Assim, a pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda recebe profissionais de diversas áreas, como designers e estudantes, com desejo de trabalhar com marketing e comunicação de empresas do setor ou agências/consultorias especializadas, bem como empreendedores que queiram focar na implementação ou melhoria do próprio negócio criativo.

Com uma formação específica para negócios de Moda, você desenvolverá criatividade e visão estratégica, que são as chaves para o sucesso em um mercado extremamente competitivo. O curso ainda estimula o espírito de liderança, o empreendedorismo, apresenta noções sobre planejamento estratégico, aprofunda conhecimentos sobre marketing e comunicação e aborda aspectos centrais da história do vestuário – do conceito de indumentária ao surgimento da ideia de moda, enquanto forma de expressão.

O primeiro contato do cliente com um produto de moda é pela imagem, principalmente no digital. Conectar o mundo fashion a seus consumidores de forma inovadora para gerar desejo e negócios, é um dos propósitos que une Marketing e Comunicação. Profissionais destas áreas precisam se atualizar constantemente, afinal, o marketing é parte vital do negócio da moda e deve interagir com a área do design para criar relação com o consumidor.

Pensar em moda significa saber refletir sua presença on-line, em redes sociais, e-commerce e websites. Para isso, a pós apresenta teoria e história com aprendizado hands-on para provocar insights, além de incentivar um senso de organização estratégica nos estudantes para criar projetos ao lado de professores atuantes no mercado – promovendo, assim, a construção do conhecimento pela troca de experiências e networking entre alunos, mestres e profissionais convidados.

 

Programa de Estudos

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda é dividida em três módulos. No primeiro, apresentamos um panorama sobre cultura, história da moda e tendências, assim como conceitos de marketing aplicados, comportamento de consumo, cadeia produtiva, sustentabilidade e valores de mercado. 

No segundo, nos aprofundaremos na construção do branding com um olhar contextualizado, além de conhecer mais sobre disciplinas como Design Thinking, Gestão de Produtos e Serviços de Moda, Visual Merchandising, Pesquisa e Segmentação de Mercado e Varejo de Moda On e Off-line.

Comunicação e Experiência do Cliente é o assunto principal no terceiro e último módulo. Voltaremos o olhar, agora atualizado, para o estudo e desenvolvimento da comunicação, sem deixar de lado o design e a tecnologia.

Cada módulo é finalizado com uma mentoria em carreira e um projeto integrado. O TCC será feito em equipe a partir de um briefing fornecido por uma marca de Moda, que será objeto de estudo nessa etapa conclusiva. Serão 33 horas de orientação para que o projeto final seja concluído e apresentado à banca examinadora, formada por professores e especialistas.

Faculdade

Juliana Lopes

Coordenador do curso

Maria José Orione

Débora Carammaschi

Lorena Borja

Gustavo Cavalheiro

Fernanda Bassanello

Vanessa Pinsky

Gisele Registro

Alexandra Fávero

Fabio Silveira

Fernanda Leite

Ingrid Pergentino

Cintia Lie Matuzawa

Caline Migliato

Andreia Meneguete

Fernando Souza

Fernando Dinelli

Rosangela Martins

Notícias