Língua

Português

Início

Março 2023

Frequência

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Juliana Lopes

Preço

24 parcelas de R$ 1.685,25

Marketing para negócios de Moda com propósito para consumidores contemporâneos.

Data de início: 16/03/2023, terça e quinta, das 19h30 às 22h15. 

O mercado cria as novidades do amanhã observando os caminhos das tendências hoje, mas quais os conhecimentos são necessários para entender e encontrar as melhores opções de comunicação? O que esperar do futuro deste mercado e como ajudar a construí-lo de forma sustentável, em respeito às questões contemporâneas? 

Conectar o mundo fashion a seus consumidores de forma inovadora e construtiva para gerar negócios e transformações é o propósito que une Marketing e Comunicação.

O curso une aulas teóricas com aprendizado ativo que provocam insights e estimulam a organização estratégica para criar projetos de alto valor, junto com professores renomados, especialistas em marketing, comunicação e Moda, e atuação influente nas principais mídias que fazem a cobertura deste mercado pelo mundo, que promovem uma troca de experiências e networking entre alunos, mestres e profissionais convidados. 

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Marketing e Comunicação de Moda!

Com aprendizado "mão na massa" cheio de insights, a pós apresenta teoria e história da Moda, e incentiva o senso de organização estratégica para criar projetos.

O programa contempla projetos integrados e interdisciplinares em parcerias institucionais com marcas de Moda para criar oportunidades reais de acesso ao mercado, além de estimular o espírito de liderança, o empreendedorismo, apresenta noções sobre planejamento estratégico, aprofunda conhecimentos sobre marketing e comunicação, além de abordar aspectos centrais da história do vestuário – do conceito de indumentária ao surgimento da moda enquanto forma de expressão.

O trabalho de conclusão do curso consistirá em um Plano de Marketing e Comunicação, estruturado especificamente para uma marca de moda. Conheça algumas das marcas parceiras em anos anteriores:

  • Benetton (2012)
  • Un.i e Marcyn (2013)
  • Hope (2014)
  • Cia Marítima e Herchcovitch, Alexandre (2015)
  • Quiksilver Brasil e Lança Perfume (2016)
  • Besni e Amaro (2017)
  • Zoomp e Adriana Degreas (2018)
  • Gig Couture e SideWalk (2019)
  • Joulik (2020)
  • Levi’s, Havaianas e Natura (2021)
  • 2Collab e Anacapri (2022)

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda é ideal para profissionais de Moda, mas também recebe profissionais de diversas áreas, como designers e estudantes que queriam direcionar suas carreiras para a área de Marketing e Comunicação de Moda em empresas do ou agências/consultorias especializadas, assim como empreendedores que queiram focar na implementação ou melhoria do próprio negócio criativo.

Ao final do curso, os alunos estarão preparados para atuar nas áreas de marketing e comunicação de empresas do setor de moda ou em agências/consultorias especializadas, planejando, desenvolvendo e implementando estratégias eficazes para fortalecer as marcas, atrair novos consumidores e fidelizar os clientes.

O olhar do marketing de Moda contemporâneo é digital, por isso, pensar Moda significa refletir sobre sua presença on-line em mídias sociais, e-commerce e websites. 

Para atuar no mercado da moda é preciso construir um repertório estratégico que permita conectar o universo fashion ao mundo dos negócios.

Semana Internacional

O programa internacional busca trazer, através de conteúdos específicos, o universo do varejo internacional dominado pela tecnologia digital e os novos valores de governança socioambiental que transformaram as formas e os conteúdos da comunicação das marcas com sua audiência. Durante o percurso em Milão, que acontecerá na prestigiada Semana de Moda, vamos explorar como as marcas europeias têm vivido e enfrentado com criatividade e inovação as rápidas mudanças do mercado.

Conteúdos abordados:

Fashion Styling
Stylists são hoje grandes propagadores e comunicadores das marcas e celebridades. Iremos examinar qual é o seu papel na criação da imagem de moda veiculadas pelas marcas e imprensa especializada. De que forma o stylist trabalha associado ao buyer e ao criador pensando estratégias para alavancar produtos? O curso vai apresentar cases de diversas marcas e campanhas, estabelecendo conexões entre a moda e as diferentes áreas da cultura.

Fashion Branding
Iremos abordar como o processo de construção e gestão de marcas é fundamental para gerar diferenciação em cenários competitivos, como o da indústria da moda. Vamos mostrar como fashion brands europeias elaboram suas estratégias para se posicionarem como marcas de relevância no contexto mundial. Discutiremos os desafios dos profissionais que trabalham com Branding no atual cenário de grandes mudanças no comportamento de consumo, focando especialmente nas estratégias que contemplem ações para a interação das marcas com seus públicos no universo on-line.

Retail Tour 
Iremos examinar como as marcas europeias buscam diferenciais no setor do varejo. Visitas guiadas às lojas e showrooms com foco no design de interiores, visual merchandising e modelo de negócio. Compreensão das lojas como espaços híbridos com interseções entre design, moda, arte, arquitetura, varejo, história e consumo. Faremos visitas à Fundação Prada, Museu Giorgio Armani, Galeria Vittorio Emanuelle, lojas de departamento, brechós e outros estabelecimentos para ancorar conteúdos de aulas. Visitas agendadas nos principais museus de moda e design, assim como acompanhar a street style da cidade durante a Semana de Moda de Milão, serão complementos importantes para um mergulho no cenário cultural da cidade.

Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda é dividida em três módulos. No primeiro, apresentamos um panorama sobre cultura, história da moda e tendências, assim como conceitos de marketing aplicados, comportamento de consumo, cadeia produtiva, sustentabilidade e valores de mercado. 

No segundo vamos aprofundar a construção do branding com um olhar contextualizado, além de conhecer mais sobre disciplinas como Design Thinking, Gestão de Produtos e Serviços de Moda, Visual Merchandising, Pesquisa e Segmentação de Mercado e Varejo de Moda On e Off-line.

Comunicação e Experiência do Cliente é o assunto principal no terceiro e último módulo, agora com o olhar atualizado para o estudo e desenvolvimento da comunicação, sem deixar de lado o design e tecnologia.

Cada módulo é finalizado com uma mentoria em carreira e um projeto integrado. O TCC será feito em equipe a partir de um briefing fornecido por uma marca de Moda, que será objeto de estudo nessa etapa conclusiva. Serão 33 horas de orientação para que o projeto final seja concluído e apresentado à banca examinadora, formada por professores e especialistas.

  • Panorama e Tendências (18h)

  • Cultura e História da Moda (18h)

  • Marketing Aplicado à Moda (18h)

  • Comportamento de Consumo (18h)

  • Cadeia Têxtil e a Nova Indústria (18h)

  • Sustentabilidade e Novos Valores de Mercado (18h)

  • Design Thinking no Negócio de Moda (18h)

  • Gestão de Produto e Serviços de Moda (18h)

  • Branding (18h)

  • Visual Merchandising (18h)

  • Pesquisa e Segmentação de Mercado (18h)

  • Varejo de Moda On e Off-Line (18h)

  • Planejamento de Comunicação (18h)

  • Marketing de Relacionamento (18h)

  • Imagem de Moda (18h)

  • Relações Públicas (18h)

  • Plataformas Digitais (18h)

  • Inteligência de Mercado (18h)

  • Projeto Integrado e Mentoria (36h)

  • Trabalho de Conclusão do Curso (40h)

Docentes

Juliana Lopes

Coordenador do curso

Alexandra Fávero

Andreia Meneguete

Cintia Lie Matuzawa

Caline Migliato

Débora Carammaschi

Fabio Silveira

Fernanda Bassanello

Fernanda Leite

Fernando Souza

Fernando Dinelli

Gisele Registro

Gustavo Cavalheiro

Ingrid Pergentino

Lorena Borja

Maria José Orione

Rosangela Martins

Vanessa Pinsky

Notícias