Língua

Português

Início

Março 2023

Frequência

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Laercio Marques

Preço

20 parcelas de R$ 2.022,30

Conecte tendências e projeções de futuro para antecipar cenários e desafiar padrões com experiências transformadoras.

Data de início: 16/03/2023, terça, quarta e quinta, das 19h30 às 22h15.

Com avanços digitais cada vez maiores, é preciso questionar o papel do design enquanto fator de inovação para o bem-estar social. A alta competitividade dos negócios gera demandas por soluções criativas, metodologias ágeis e ferramentas inovadoras, e o Design Estratégico, com uma abordagem multidisciplinar contemporânea, aciona diversos campos do conhecimento para criar estratégias de construção de futuros desejáveis.

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação estimula a ousadia intelectual e a criatividade em todos os módulos, com uma jornada voltada a prática projetual, combinando conceitos relevantes e experiências ativas de elaboração de projetos. 

Faça sua pós com professores de mercado que são referência em seus campos de estudo e tenha uma rica troca de conhecimentos.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Design Estratégico e Inovação!

Para pensar soluções inovadoras para a atualidade é preciso dedicação para analisar e compreender os diferentes contextos das demandas sociais, de mercado e identificar as potencialidades da indústria. Além de criar produtos e serviços, o processo criativo do Design Estratégico busca a criação de soluções reais capazes de revolucionar mercados. 

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação desenvolve habilidades técnicas e criativas para profissionais com vontade de elaborar projetos de alta complexidade.

As aulas valorizam a diversidade de perspectivas para que os estudantes tenham as competências necessárias no mundo do trabalho contemporâneo. A jornada constrói ainda a compreensão do papel social do design ao colocar estudantes na posição de protagonistas de suas carreiras e responsáveis por suas ações profissionais.

O TCC é um momento de exploração e será produzido em parceria com empresas de mercado.

Empresas parceiras em anos anteriores:

  • Metrô – SP
  • Bienal – SP
  • Alitalia
  • ONG Monte Azul
  • Goodyear
  • Namoa – Programa para Refugiados
  • RAIS – Rede de aprendizagem Solidária
  • Hospital Infantil Sabará

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

A pós em Design Estratégico e Inovação busca profissionais do design e de áreas como moda, comunicação, publicidade, administração, engenharia e tecnologia, com vontade assumir a posição de líderes estratégicos de inovação e desenvolver o pensamento abdutivo para transformar realidades e gerar prosperidade.

Com olhar generalista, mas uma visão sistêmica e estratégica, o curso oferece o conhecimento necessário para lidar com o desenvolvimento e implantação de projetos de inovação em quaisquer cenários onde esses profissionais venham a atuar.

O curso estimula a ousadia intelectual e a criatividade em todos os módulos em uma jornada "mãos na massa", que combina conceitos relevantes do mundo dos negócios e experiências práticas de elaboração de projetos com uma formação abrangente que amplia repertório, visão de mercado e desenvolve habilidades colaborativas, sempre tendo o design como catalisador do processo.

Semana Internacional - Design para Inovação Social - Intracities

Faremos uma imersão internacional em uma das capitais europeias que vem crescendo bastante dentro do mundo da inovação, iremos para Madri! Nesta semana espanhola não só mergulharemos na cultura local, como também iremos nos aprofundar em alguns conteúdos importantes do design para a inovação social, uma abordagem de projeto que visa contribuir primordialmente com as comunidades nas soluções de seus problemas sociais. Com um olhar estrangeiro e observador, vamos identificar convergências e divergências entre Madri e São Paulo. Para tal, iremos mergulhar em alguns pontos da capital espanhola e procurar entender o que tem sido feito em termos de inovação social.

Conteúdos abordados durante a semana:

Inovação Social
A inovação social emerge de uma nova necessidade da sociedade – que reivindica uma empresa mais transparente, próxima e responsável por suas ações. Por meio da inovação social, temos uma enorme oportunidade de atrair esses novos clientes, que desejam ser conscientes com seu consumo, ampliando também a participação de mercado e a área de atuação em prol de produtos sustentáveis e amigáveis.

Criatividade e Inovação aplicadas a projetos e negócios
Compreendendo os principais processos de criatividade e inovação, iremos analisar as competências necessárias para se implementar produtos e serviços inovadores no mercado e examinar como esses dois conceitos estão sendo aplicados em projetos e negócios.

Atividade de Deriva
A Deriva foi uma proposta de Guy Debord, teórico da Internacional Situacionista, enquanto ferramenta para o processo de planejamento e projeto urbano. Pode ser entendida como uma prática urbana de experimentação à novos estilos de vida, uma nova alternativa de habitar a cidade, na medida em que o indivíduo caminha por ela de forma aleatória, buscando perceber detalhes que comumente não são notados, mas que de certa forma induzem, ou conduzem o caminhar.

Future Thinking
Produzir cenários faz parte de todo planejamento estratégico, porém estes cenários, em sua maioria são projetados baseados em performances passadas e algumas certezas futuras. Agregar o pensamento abdutivo e perguntar “E se?” é uma forma de se construir novas narrativas e futuros possíveis visando explorar novas áreas com novos produtos e serviços.

Visita IED Innovation Lab
A fabricação digital vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Entender seus princípios, verificando alguns exemplos de construção possíveis neste ambiente, bem como seu potencial como prototipagem de produtos inovadores, é o objetivo desta visita.

Visitas Técnicas
Visitas em diferentes tipos de espaços e centros de inovação onde o design está presente, seja no processo ou na entrega final, justamente para entendermos como estão trabalhando e resolvendo problemas em seu país.

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação combina estudo acadêmico e desenvolvimento profissional em 4 fases. Na primeira, são apresentados os principais conceitos sobre design, inovação social, tecnologia e tendências.

Conceitos de storytelling para construção de narrativas, estratégias para pesquisa, design experimental e as ferramentas para a criatividade e gestão da inovação serão introduzidos na segunda fase.

Na terceira fase, focada em design de modelos de negócios, trabalharemos conteúdos relacionados à gestão do design, métodos ágeis, branding, empreendedorismo, finanças, captação de recursos e ainda algumas diretrizes para planejamento, organização e desenvolvimento de workshop.

Além da monografia, referente à pesquisa científica elaborada durante o curso, a quarta fase encerra com o Trabalho de Conclusão de Curso, que terá orientação de dois professores e será realizado em parceria com uma empresa de mercado.

Fase I – Fundamentação Em Design – 120h

  • Masterclass 1 – Aula Magna Design (3h)

  • Teoria e História do Design (18h)

  • Sustentabilidade e Inovação Social (18h)

  • Tecnologias Emergentes e Futurismo (18h)

  • Fundamentos de Marketing para Design Estratégico (18h)

  • Workshop – Design Thinking (18h)

  • Tendências Socioculturais (18h)

Fase II – Design, Inovação E Criatividade – 120h

  • Metadesign (18h)

  • Design Etnográfico (18h)

  • Workshop – Design Experimental (18h)

  • Design de Serviço (18h)

  • Gestão e Processos de Inovação (18h)

  • UX Design Experience e Produtos Digitais (18h)

Fase III – Business Design – 120h

  • Empreendedorismo e Novas Economias (18h)

  • Branding e Identidade Sistêmica (18h)

  • Design de Modelo de Negócios (18h)

  • Finanças e Captação de Recursos (18h)

  • Gestão do Design e Métodos Ágeis (18h)

  • Governança ESG nas Organizaçõe (18h)

  • Projeto Integrado e Mentoria (33h)

Fase IV – TCC – 40h

  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (40h)

Docentes

Laercio Marques

Coordenador do curso

Alexandra Fávero

Anderson Penha

Caio Vassão

Caline Migliato

Christian Ullmann

Eduardo Strang

Fabiano Pereira

Fernanda Divitiis

Francisco Albuquerque

José Carlos Carreira

Maurício Medeiros

Robson Santos

Vinícius do Valle

Poderia estar interessado em:

Notícias