Língua

Português

Início

Março 2025

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Laercio Marques

Preço

*Em até 30x de R$ 1.213,38 por tempo limitado

Planos de pagamento

Saiba como o design pode ajudar a conectar tendências e projeções de futuros para antecipar cenários e desafiar padrões com novas experiências.

Data de Início: 25/03/25, terças, quartas e quintas, das 19h30 às 22h15.

*Matricule-se até 24/01/25 e ganhe 10% OFF nas parcelas.

Com avanços digitais cada vez maiores, é preciso questionar o papel do design enquanto fator de inovação para o bem-estar social. A alta competitividade dos negócios gera demandas por soluções criativas, metodologias ágeis e ferramentas inovadoras, e o Design Estratégico, com uma abordagem multidisciplinar contemporânea, aciona diversos campos do conhecimento para criar estratégias de construção de futuros desejáveis.

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação estimula a ousadia intelectual e a criatividade em todos os módulos, com uma jornada voltada a prática, combinando conceitos relevantes e experiências ativas de elaboração de projetos. 

Faça sua pós com professores de mercado que são referência em seus campos de estudo e tenha uma rica troca de conhecimentos.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Design Estratégico e Inovação!

Para pensar soluções inovadoras para a atualidade é preciso dedicação para analisar e compreender os diferentes contextos das demandas sociais, de mercado e identificar as potencialidades da indústria. Além de criar produtos e serviços, o processo criativo do Design Estratégico busca a criação de soluções reais capazes de revolucionar mercados. 

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação desenvolve habilidades técnicas e criativas para profissionais com vontade de elaborar projetos de alta complexidade.

As aulas valorizam a diversidade de perspectivas para que os estudantes tenham as competências necessárias no mundo do trabalho contemporâneo. A jornada constrói ainda a compreensão do papel social do design ao colocar estudantes na posição de protagonistas de suas carreiras e responsáveis por suas ações profissionais.

O TCC é um momento de exploração e será produzido em parceria com empresas de mercado.

Empresas parceiras em anos anteriores:

  • Metrô – SP
  • Bienal – SP
  • Alitalia
  • ONG Monte Azul
  • Goodyear
  • Namoa – Programa para Refugiados
  • RAIS – Rede de aprendizagem Solidária
  • Hospital Infantil Sabará

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

A pós em Design Estratégico e Inovação busca profissionais do design e de áreas como moda, comunicação, publicidade, administração, engenharia e tecnologia, com vontade assumir a posição de líderes estratégicos de inovação e desenvolver o pensamento abdutivo para transformar realidades e gerar prosperidade.

Com olhar generalista, mas uma visão sistêmica e estratégica, o curso oferece o conhecimento necessário para lidar com o desenvolvimento e implantação de projetos de inovação em quaisquer cenários onde esses profissionais venham a atuar.

O curso estimula a ousadia intelectual e a criatividade em todos os módulos em uma jornada "mãos na massa", que combina conceitos relevantes do mundo dos negócios e experiências práticas de elaboração de projetos com uma formação abrangente que amplia repertório, visão de mercado e desenvolve habilidades colaborativas, sempre tendo o design como catalisador do processo.

Módulo Internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação combina estudo acadêmico e desenvolvimento profissional em 4 fases. Na primeira, são apresentados os principais conceitos sobre design, inovação social, tecnologia e tendências.

Conceitos de storytelling para construção de narrativas, estratégias para pesquisa, design experimental e as ferramentas para a criatividade e gestão da inovação serão introduzidos na segunda fase.

Na terceira fase, focada em design de modelos de negócios, trabalharemos conteúdos relacionados à gestão do design, métodos ágeis, branding, empreendedorismo, finanças, captação de recursos e ainda algumas diretrizes para planejamento, organização e desenvolvimento de workshop.

Além da monografia, referente à pesquisa científica elaborada durante o curso, a quarta fase encerra com o Trabalho de Conclusão de Curso, que terá orientação de dois professores e será realizado em parceria com uma empresa de mercado.

Fase I – Fundamentação Em Design – 120h

  • Masterclass – Aula Inaugural Design (3h)

  • Projeto Integrado & Mentoria [liderança criativa e team building] (6h)

  • Projeto Integrado & Mentoria [fundamentos semiótica] (3h)

  • Teoria e História do Design (18h)

  • Sustentabilidade e Inovação Social (18h)

  • Tecnologias Emergentes e Futurismo (18h)

  • Fundamentos de Marketing para Design Estratégico (18h)

  • Workshop – Design Thinking (18h)

  • Tendências Socioculturais (18h)

Fase II – Design, Inovação E Criatividade – 120h

  • Projeto Integrado & Mentoria [liderança criativa e team building] (6h)

  • Projeto Integrado & Mentoria [mentoria e storytelling] (6h)

  • Metadesign (18h)

  • Design Etnográfico (18h)

  • Workshop – Design Experimental (18h)

  • Design de Serviço (18h)

  • Gestão e Processos de Inovação (18h)

  • UX Design Experience e Produtos Digitais (18h)

Fase III – Business Design – 120h

  • Projeto Integrado & Mentoria [liderança criativa e team building] (6h)

  • Projeto Integrado & Mentoria [mentoria, facilitação e workshop] (6h)

  • Empreendedorismo e Novas Economias (18h)

  • Branding e Identidade Sistêmica (18h)

  • Design de Modelo de Negócios (18h)

  • Finanças e Captação de Recursos (18h)

  • Gestão do Design e Métodos Ágeis (18h)

  • Governança ESG nas Organizaçõe (18h)

Fase IV – TCC – 40h

  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (40h)

Docentes

Laercio Marques

Coordenador do curso

Anderson Penha

Caio Vassão

Clara Bidorini

Cláudia Alves Gama

Claudio Boni

Coral Michelin

Eduardo Strang

Fabiano Virginio Pereira

Fernanda Divitiis

Francisco Albuquerque

Indio San

Maurício Medeiros

Robson Santos

Rodrigo Correia do Amaral

Vinícius do Valle

Tatiana Souza

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

Poderia estar interessado em:

Notícias