Língua
Português
Início
Outubro 2024
Período
Noturno
Formato
Híbrido
Duração
400 Horas
Coordenador do curso
Laercio Marques
Preço
Em até 30x de R$ 1.348,20
Saiba como o design pode ajudar a conectar tendências e projeções de futuros para antecipar cenários e desafiar padrões com novas experiências.
Turma confirmada!
Ainda há vagas disponíveis, aproveite para se inscrever.
Data de Início: 08/10/24, às terças, quartas e quintas, das 19h30 às 22h15.
Com avanços digitais cada vez maiores, é preciso questionar o papel do design enquanto fator de inovação para o bem-estar social. A alta competitividade dos negócios gera demandas por soluções criativas, metodologias ágeis e ferramentas inovadoras, e o Design Estratégico, com uma abordagem multidisciplinar contemporânea, aciona diversos campos do conhecimento para criar estratégias de construção de futuros desejáveis.
A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação estimula a ousadia intelectual e a criatividade em todos os módulos, com uma jornada voltada a prática, combinando conceitos relevantes e experiências ativas de elaboração de projetos.
Faça sua pós com professores de mercado que são referência em seus campos de estudo e tenha uma rica troca de conhecimentos.
Saiba mais sobre o curso Design Estratégico e Inovação!
Para pensar soluções inovadoras para a atualidade é preciso dedicação para analisar e compreender os diferentes contextos das demandas sociais, de mercado e identificar as potencialidades da indústria. Além de criar produtos e serviços, o processo criativo do Design Estratégico busca a criação de soluções reais capazes de revolucionar mercados.
A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação desenvolve habilidades técnicas e criativas para profissionais com vontade de elaborar projetos de alta complexidade.
As aulas valorizam a diversidade de perspectivas para que os estudantes tenham as competências necessárias no mundo do trabalho contemporâneo. A jornada constrói ainda a compreensão do papel social do design ao colocar estudantes na posição de protagonistas de suas carreiras e responsáveis por suas ações profissionais.
O TCC é um momento de exploração e será produzido em parceria com empresas de mercado.
Empresas parceiras em anos anteriores:
Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
A pós em Design Estratégico e Inovação busca profissionais do design e de áreas como moda, comunicação, publicidade, administração, engenharia e tecnologia, com vontade assumir a posição de líderes estratégicos de inovação e desenvolver o pensamento abdutivo para transformar realidades e gerar prosperidade.
Com olhar generalista, mas uma visão sistêmica e estratégica, o curso oferece o conhecimento necessário para lidar com o desenvolvimento e implantação de projetos de inovação em quaisquer cenários onde esses profissionais venham a atuar.
O curso estimula a ousadia intelectual e a criatividade em todos os módulos em uma jornada "mãos na massa", que combina conceitos relevantes do mundo dos negócios e experiências práticas de elaboração de projetos com uma formação abrangente que amplia repertório, visão de mercado e desenvolve habilidades colaborativas, sempre tendo o design como catalisador do processo.
Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.
Programa e Disciplinas
A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação combina estudo acadêmico e desenvolvimento profissional em 4 fases. Na primeira, são apresentados os principais conceitos sobre design, inovação social, tecnologia e tendências.
Conceitos de storytelling para construção de narrativas, estratégias para pesquisa, design experimental e as ferramentas para a criatividade e gestão da inovação serão introduzidos na segunda fase.
Na terceira fase, focada em design de modelos de negócios, trabalharemos conteúdos relacionados à gestão do design, métodos ágeis, branding, empreendedorismo, finanças, captação de recursos e ainda algumas diretrizes para planejamento, organização e desenvolvimento de workshop.
Além da monografia, referente à pesquisa científica elaborada durante o curso, a quarta fase encerra com o Trabalho de Conclusão de Curso, que terá orientação de dois professores e será realizado em parceria com uma empresa de mercado.
Fase I – Fundamentação Em Design – 120h
Masterclass – Aula Inaugural Design (3h)
Projeto Integrado & Mentoria [liderança criativa e team building] (6h)
Projeto Integrado & Mentoria [fundamentos semiótica] (3h)
Teoria e História do Design (18h)
Sustentabilidade e Inovação Social (18h)
Tecnologias Emergentes e Futurismo (18h)
Fundamentos de Marketing para Design Estratégico (18h)
Workshop – Design Thinking (18h)
Tendências Socioculturais (18h)
Fase II – Design, Inovação E Criatividade – 120h
Projeto Integrado & Mentoria [liderança criativa e team building] (6h)
Projeto Integrado & Mentoria [mentoria e storytelling] (6h)
Metadesign (18h)
Design Etnográfico (18h)
Workshop – Design Experimental (18h)
Design de Serviço (18h)
Gestão e Processos de Inovação (18h)
UX Design Experience e Produtos Digitais (18h)
Fase III – Business Design – 120h
Projeto Integrado & Mentoria [liderança criativa e team building] (6h)
Projeto Integrado & Mentoria [mentoria, facilitação e workshop] (6h)
Empreendedorismo e Novas Economias (18h)
Branding e Identidade Sistêmica (18h)
Design de Modelo de Negócios (18h)
Finanças e Captação de Recursos (18h)
Gestão do Design e Métodos Ágeis (18h)
Governança ESG nas Organizaçõe (18h)
Fase IV – TCC – 40h
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (40h)
O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.