Língua

Português

Início

Setembro 2022

Frequência

Noturno

Formato

Blended

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Laercio Marques

Preço

24 parcelas de R$ 1.752,75

Designers do século 21, ao conectar tendências e projeções de futuro, podem antecipar cenários e desafiar padrões com experiências transformadoras.

Com os avanços digitais nos últimos anos, é preciso questionar o papel do design enquanto fator de inovação na promoção do bem-estar social. A alta competitividade dos negócios gerou uma demanda por soluções criativas, metodologias ágeis e ferramentas inovadoras – e o Design Estratégico, com uma abordagem multidisciplinar contemporânea, aciona diversos campos do conhecimento para criar estratégias de construção de futuros desejáveis.

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação estimula a ousadia intelectual e a criatividade em todos os módulos, com uma jornada hands on que combina conceitos relevantes e experiências práticas de elaboração de projetos. 

Com um time de professores formado por profissionais de mercado, referência em seus campos de estudo e que proporcionam uma rica troca de conhecimentos com os alunos.

Informação para decidir

Se você tem a intenção de assumir a posição de liderança estratégica para transformar realidades a partir do design, seu lugar é na pós em Design Estratégico e Inovação do IED.

Pensar soluções inovadoras para a atualidade demanda uma dedicação extra ao analisar e compreender os diferentes contextos das demandas sociais, assim como das necessidades de mercado e potencialidades da indústria. O processo criativo do Design Estratégico vai além de projetar novos produtos e serviços, e busca a criação de soluções reais capazes de revolucionar mercados. 

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação do IED São Paulo procura consolidar habilidades técnicas e criativas na formação de profissionais capazes de desenvolver projetos de alta complexidade.

As aulas valorizam a diversidade de perspectivas para que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais no mundo do trabalho contemporâneo. O Trabalho de Conclusão de Curso finaliza a jornada com a síntese do que foi estudado, além de abrir portas para desafios e possibilidades de inovação, e será feito com empresas de mercado, como, por exemplo: Metrô – SP; Bienal – SP; Alitalia; ONG Monte Azul; Goodyear; Namoa – Programa para Refugiados; RAIS – Rede de aprendizagem Solidária e Hospital Infantil Sabará.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A experiência da Academia de Joias não depende de quórum mínimo de alunos.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

A pós em Design Estratégico e Inovação é voltada para profissionais do campo do design e de áreas como moda, comunicação, publicidade, administração, engenharia, tecnologia ou outros, que buscam assumir a posição de líderes estratégicos de inovação e desejam desenvolver o pensamento abdutivo para transformar realidades e gerar prosperidade. Com olhar generalista, mas uma visão sistêmica e estratégica, o curso oferece o conhecimento necessário para lidar com o desenvolvimento e implantação de projetos de inovação em quaisquer cenários onde esses profissionais venham a atuar.

O curso estimula a ousadia intelectual e a criatividade em todos os módulos do curso e oferece aos estudantes uma jornada hands on, que combina conceitos relevantes do mundo dos negócios e experiências práticas de elaboração de projetos, com uma formação abrangente que amplia repertório, visão de mercado e desenvolve habilidades colaborativas, sempre tendo o design como catalisador do processo. A jornada constrói ainda a compreensão do papel social do design ao colocar estudantes na posição de protagonistas de suas carreiras e responsáveis por suas ações profissionais.

Com olhar generalista, mas uma visão sistêmica e estratégica, o curso oferece o conhecimento necessário para lidar com o desenvolvimento e implantação de projetos de inovação em quaisquer cenários onde esses profissionais venham a atuar.

A jornada constrói ainda a compreensão do papel social do design ao colocar estudantes na posição de protagonistas de suas carreiras e responsáveis por suas ações profissionais.

Pensar soluções inovadoras para a atualidade demanda uma dedicação extra ao analisar e compreender os diferentes contextos das demandas sociais, assim como das necessidades de mercado e potencialidades da indústria. O processo criativo do Design Estratégico vai além de projetar novos produtos e serviços, e busca a criação de soluções reais capazes de revolucionar mercados. A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação do IED São Paulo procura consolidar habilidades técnicas e criativas na formação de profissionais capazes de desenvolver projetos de alta complexidade. 

As aulas valorizam a diversidade de perspectivas para que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais no mundo do trabalho contemporâneo. O Trabalho de Conclusão de Curso finaliza essa jornada com a síntese do aprendizado conquistado, além de abrir portas para novos desafios e possibilidades de inovação.

Semana Internacional - Design para Inovação Social - Intracities

Faremos uma imersão internacional em uma das capitais europeias que vem crescendo bastante dentro do mundo da inovação, iremos para Madri! Nesta semana espanhola não só mergulharemos na cultura local, como também iremos nos aprofundar em alguns conteúdos importantes do design para a inovação social, uma abordagem de projeto que visa contribuir primordialmente com as comunidades nas soluções de seus problemas sociais. Com um olhar estrangeiro e observador, vamos identificar convergências e divergências entre Madri e São Paulo. Para tal, iremos mergulhar em alguns pontos da capital espanhola e procurar entender o que tem sido feito em termos de inovação social.

Conteúdos abordados durante a semana:

Inovação Social
A inovação social emerge de uma nova necessidade da sociedade – que reivindica uma empresa mais transparente, próxima e responsável por suas ações. Por meio da inovação social, temos uma enorme oportunidade de atrair esses novos clientes, que desejam ser conscientes com seu consumo, ampliando também a participação de mercado e a área de atuação em prol de produtos sustentáveis e amigáveis.

Criatividade e Inovação aplicadas a projetos e negócios
Compreendendo os principais processos de criatividade e inovação, iremos analisar as competências necessárias para se implementar produtos e serviços inovadores no mercado e examinar como esses dois conceitos estão sendo aplicados em projetos e negócios.

Atividade de Deriva
A Deriva foi uma proposta de Guy Debord, teórico da Internacional Situacionista, enquanto ferramenta para o processo de planejamento e projeto urbano. Pode ser entendida como uma prática urbana de experimentação à novos estilos de vida, uma nova alternativa de habitar a cidade, na medida em que o indivíduo caminha por ela de forma aleatória, buscando perceber detalhes que comumente não são notados, mas que de certa forma induzem, ou conduzem o caminhar.

Future Thinking
Produzir cenários faz parte de todo planejamento estratégico, porém estes cenários, em sua maioria são projetados baseados em performances passadas e algumas certezas futuras. Agregar o pensamento abdutivo e perguntar “E se?” é uma forma de se construir novas narrativas e futuros possíveis visando explorar novas áreas com novos produtos e serviços.

Visita IED Innovation Lab
A fabricação digital vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Entender seus princípios, verificando alguns exemplos de construção possíveis neste ambiente, bem como seu potencial como prototipagem de produtos inovadores, é o objetivo desta visita.

Visitas Técnicas
Visitas em diferentes tipos de espaços e centros de inovação onde o design está presente, seja no processo ou na entrega final, justamente para entendermos como estão trabalhando e resolvendo problemas em seu país.

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação combina estudo acadêmico e desenvolvimento profissional em 4 fases. Na primeira, são apresentados os principais conceitos sobre design, inovação social, tecnologia e tendências.

Conceitos de storytelling para construção de narrativas, estratégias para pesquisa, design experimental e as ferramentas para a criatividade e gestão da inovação serão introduzidos na segunda fase.

Na terceira fase, focada em design de modelos de negócios, trabalharemos conteúdos relacionados à gestão do design, métodos ágeis, branding, empreendedorismo, finanças, captação de recursos e ainda algumas diretrizes para planejamento, organização e desenvolvimento de workshop.

Além da monografia, referente à pesquisa científica elaborada durante o curso, a quarta fase encerra com o Trabalho de Conclusão de Curso, que terá orientação de dois professores e será realizado em parceria com uma empresa de mercado.

Faculdade

Laercio Marques

Coordenador do curso

Fabiano Pereira

Christian Ullmann

Anderson Penha

José Carlos Carreira

Francisco Albuquerque

Mauricio Medeiros

Caio Vassão

Vinícius do Valle

Fernanda de Divitiis

Robson Santos

Alexandra Fávero

Eduardo Strang

Caline Migliato

Notícias