Data
02 Agosto 2025
Horário
13:00 - 14:00
Local
R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - Brasil
Formato
Presencial
Como o design pode transformar as cidades em lugares mais inteligentes, sustentáveis e inclusivos?
Entrada gratuita, inscreva-se no formulário abaixo do texto!
A roda de conversa “Design For a Better City” convida você a refletir sobre o papel do design aliado à tecnologia e à inovação na construção das cidades do futuro.
A atividade, realizada em parceria com a iCities, apresenta cases reais de Smart Cities em diversos países e abre espaço para uma troca ativa de ideias sobre mobilidade, comunicação urbana, uso de dados e soluções criativas para desafios contemporâneos.
Voltada para estudantes e profissionais de Design, Tecnologia, Marketing e Publicidade, esta experiência oferece insights práticos e estratégicos para quem deseja contribuir com projetos de impacto urbano.
Caio Vassão
Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio é head of innovation na Kyvo e sócio-fundador na Bootstrap. Pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, e professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo. Atualizou e desenvolveu o Metadesign, como uma abordagem para projetos complexos, colaborativos e de transformação cultural. Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.
Caio Esteves
Especialista em place branding, placemaking e futuro das cidades. Sócio-diretor da N/Lugares Futuros e Global Managing Partner of Placemaking na Bloom Consulting, fundou a primeira consultoria de Place Branding no Brasil. Autor de Cidade Antifrágil e Place Branding, integra o conselho do City Nation Place e é membro do Institute of Place Management de Manchester.
Marcelo Falco
Amante e aventureiro da tecnologia, Marcelo Falco é mestre em Design (Aplicativos T-Commerce), com MBA em Marketing (E-Commerce), graduação em Design Digital (web arte, videoarte e videoinstalação) e técnico em Processamento de Dados. Desde 2007, é docente na Educação Superior, e, desde 2002, trabalha na área de Design, Marketing e Tecnologia. Em sua carreira, atuou com empresas nacionais e internacionais. Apresentou sua pesquisa no IDA Congress 2011 (Taiwan), no CIPED 2011 (Portugal), P&D 2012 (São Luís do Maranhão, Brasil), CONIC 2013, 2014 e 2017 (Brasil), HCI Internacional 2015 (Los Angeles, EUA), Journal of Computer Technology and Application 2016 (EUA), SIGraDi 2017 (Chile), AHFE 2017 e 2018 (Los Angeles, EUA). Publicou o livro O Design de Interação e a Televisão Digital Interativa (TVDi) em 2018 (ISBN-13:978-620-2-04750-0). Realizou os cursos extracurriculares: Communications Planning, na Simon Fraser University (SFU), Vancouver, Canadá; User Experience Research, na Akendi International Experiences, Canadá; e Project Management for Digital Communications, na The University of British Columbia, Canadá.