Data
02 Agosto 2025
Horário
14:00 - 15:00
Local
R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - Brasil
Formato
Presencial
Com a aproximação da COP30 e a crescente responsabilidade do Brasil no cenário ambiental global, o design ganha protagonismo como agente de transformação.
Entrada gratuita, inscreva-se no formulário abaixo do texto!
Este painel especial, promovido pelo curso de pós-graduação em Design Sustentável para Novas Economias, reúne três profissionais que estão repensando negócios, inovação e impacto a partir de práticas regenerativas e estratégias de futuro.
Mediado por Laercio Marques, o encontro conta com a presença de Beatriz Futlik, fundadora da Trendteller, Lorena Gamboa, especialista em projetos socioambientais, e Francisco Albuquerque, fundador do Lummo Transitions Lab.
Juntos, irão apresentar visões complementares sobre como o design pode contribuir para uma economia de baixo carbono, regeneração de sistemas e fortalecimento de iniciativas com impacto local e relevância global.
Uma conversa essencial para quem acredita no poder do design para transformar realidades.
Beatriz Futlik
Designer de Produto com mais de 10 anos de experiência no mercado da moda, é mestre em Design pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), possui graduação em Design de Produto (Belas Artes / Parsons The New School), e Pós-Graduação em Design Estratégico & Inovação (IED-SP). Foi Head de Produto | Sustentabilidade & Inovação na Insecta Shoes, onde liderou o desenvolvimento de novos produtos, processos e redes produtivas sustentáveis. É CEO e Co-Founder da Trendteller, plataforma mediada por IA que garante que as marcas de moda produzam apenas os produtos certos, diminuindo o excesso de estoque de produtos que nunca são vendidos ou usados. Investiga Design, Cultura Material e Sustentabilidade, especialmente em relação a aspectos de Inovação Social.
Lorena Gamboa
Formada em Gestão e Análise Ambiental pela UFSCar, fez mestrado com pesquisas em Modelos de Negócios alinhados à Economia Circular e à Sustentabilidade na POLI-USP. Pós-graduada em Design Estratégico e Inovação pelo IED-SP, e possui formação em Design de Permacultura, pelo Permasampa. Atua em projetos diversos, dialogando com instituições e empresas de diferentes portes e setores, abordando os principais temas relacionados a impactos socioambientais e ao desenvolvimento sustentável. Em suas experiências, teve oportunidade de colaborar com ONGs e associações do 3º setor, setor público e empresas, de pequeno porte até multinacionais. Acredita na necessidade urgente de mudança em nossa sociedade, e busca colaborar nessa transição, de maneira cada vez mais conectada à natureza, para uma economia não apenas circular, mas regenerativa, justa e igualitária.
Francisco Albuquerque
Designer estratégico formado pelo IED-SP, consultor de inovação, facilitador e professor de pós-graduação. Possui formação pelo IED-SP, IED-Madrid, ESPM-SP, Unicid e Insper. Foi coordenador da pós-graduação de design estratégico e inovação no IED-SP entre 2016 e 2020. Acumula experiência na criação e aplicação de projetos e programas de estratégia de negócios, cultura de inovação e programas de aceleração corporativa desde 2005. É fundador da Lummo Transitions Lab, um estúdio que apoia empresas e organizações públicas na criação de estratégias para inovação, impacto sustentável e transição de modelos de negócios.
Laercio Marques
Consultor em design estratégico e inovação, Laercio Marques é mestre em Design pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), possui graduação em Design de Produto, MBA em Branding — Gestão de Marcas e especialização em Design e Tecnologia Digital. Ajuda indústrias, executivos e empreendedores a alavancarem seus negócios através da inovação em produtos, marcas e serviços com design centrado no ser humano. Tem vasta experiência profissional, atuando há 20 anos com projetos voltados a diferentes segmentos, utilizando o design e a inovação como propósitos estratégicos. Foi consultor para o Centro Brasil Design e Apex-Brasil, no programa Design Export. Atualmente, é designer e consultor de inovação em negócios.