Língua

Português

Início

Maio 2024

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

36 Horas

Coordenador do curso

Natalia Kaupa

Preço

6 parcelas de R$ 540

Seja como empreendedor, em grandes empresas, escolas ou faculdades, estar preparado para o que está por vir é essencial.

Data de início: 28/05/2024, terças e quintas, das 19h às 22h.

O curso Future Studies e Trend Hunting promove habilidades de construção de futuros, entendimento de tendências e seu desenrolar no decorrer do tempo, essenciais para quem tem protagonismo e iniciativa positiva. Conhecer novos modelos mentais e ferramentas também possibilita uma compreensão precisa do presente para moldar o amanhã de forma consciente.

Para antecipar e construir esses futuros é preciso assumir o papel de protagonistas do amanhã, entender comportamentos, identificar oportunidades e viabilizar soluções ganha-ganha para que essa construção resulte em algo diferente e melhor. 

Planejamento, pesquisa de tendências e mapeamento de futuros possíveis são temas centrais dentro da dinâmica do curso Future Studies e Trend Hunting. A imersão nestas disciplinas permite um entendimento do contexto global de tendências e estudos de futuros.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Future Studies e Trend hunting!

Para criar cenários futuros e explorar suas oportunidades, é necessário dominar conceitos e ferramentas específicas que ajudam a mudar o mindset para ser capaz de identificar comportamentos e necessidades influentes que quebram paradigmas. O curso Future Studies & Trend Hunting fornece novas lentes para enxergar o mundo e apresenta conceitos, metodologias e ferramentas para fazer conexões originais e criar soluções relevantes em seus respectivos contextos.

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso Future Studies & Trend Hunting é destinado a designers, pesquisadores, estrategistas, desenvolvedores, curiosos em geral e quem também deseja assumir o protagonismo do amanhã para construir um futuro mais desejável e diverso.

Mas primeiro é preciso saber projetar essa realidade com base em sinais e tendências do presente e, para isso, um novo par de lentes será necessário para enxergamos aquilo que não estamos vendo hoje.

Em um mundo de divisões e queda de paradigmas, é preciso adotar novas lentes para enxergar a realidade e desenhar futuros mais desejados. Para saber antecipar cenários do amanhã requer um conhecimento preciso sobre os diferentes contextos que se desenvolvem no presente. Ou seja, estudar futuros e encontrar sinais de tendências hoje, é estar atento a temas relacionados às necessidades da sociedade – tanto para o mercado profissional quanto para nós, enquanto indivíduos.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso Future Studies & Trend Hunting começa com uma provocação para estimular a criatividade e o pensamento crítico dos participantes: por que o futuro importa? Faremos uma roda de conversas para conhecer o curso e a jornada que se inicia para introduzir questões complexas sobre a atualidade (e seu colapso!), assim como as disciplinas de sinais, tendências, cenários e futuros.

O workshop Construção de Cenários Futuros apresenta ferramentas interessantes para criar projeções de futuros – e é nesse momento em que iniciaremos o projeto de Criação de Cenário.

  • Introdução sobre o tema (3h)
  • Sinais (6h)
  • Tendências (6h)
  • Cenários (6h)
  • Criatividade e Futuro (3h)
  • Workshop de Construção de cenários futuros (6h)
  • Lab - Construção de Report (3h)
  • Pitch Final (3h)

Docentes

Natalia Kaupa

Coordenador do curso

Camila Almeida

Poderia estar interessado em:

Notícias