Saiba como foi a Live com os especialistas de Branding e confira alguns dos insights gerados e cases utilizados no Curso Branding 360.
Data
10 abril 2025
Saiba como foi a Live com os especialistas de Branding e confira alguns dos insights gerados e cases utilizados no Curso Branding 360.
Dia 1 de Abril tivemos uma live especial no YouTube do IED Brasil sobre Branding 360. Com a presença de três professores e especialistas no tema, Gustavo Cavalheiro, Sidney Mendes e Alexandre Salles destacaram alguns pontos centrais do Branding, com apresentação de casos de sucesso e oportunidades.
Além disso, foi apresentado uma ótica especial sobre a região de Sinop, município que é polo de inovação no estado de Mato Grosso, sendo referência em sustentabilidade urbana e dinamismo econômico.
Confira os principais tópicos abordados no bate-papo especial com os professores do curso Branding 360, exclusivo para Sinop / MT.
Quer assistir a Live Completa?
Neste momento inicial do bate-papo, os 3 especialistas destacam o Branding como mais do que uma representação gráfica, mas como algo que perdure às mudanças do mercado.
Branding não é um logo, não é uma identidade visual ou um KV. O Branding é o conjunto de todas essas e outras ações de forma contínua, representando quem sua empresa é e o que ela quer entregar como negócio.
Além disso, o Branding é a lembrança que consumidores têm sobre você ou sua empresa, trazendo segurança sobre aquilo que uma marca oferece e entrega.
Neste momento, com uma provocação de Alexandre Salles, arquiteto e coordenador do curso de Pós-Graduação em Design de Interiores no IED, ressalta-se a importância do espaço físico de um negócio na construção de uma marca.
Dentre inúmeras falas de destaque, é importante ressaltar que a jornada de uma marca precisa também ser configurada visualmente em um espaço, com alguns exemplos de mercado.
É essencial se atentar às cores, design sensorial, iluminação e até a vestimenta da equipe para criar uma narrativa que complete a experiência de Branding de uma marca.
Locais que causam boa experiência ao consumidor geram impacto e criam memórias.
Em um terceiro ponto abordado na Live, é discutido como manter uma marca autêntica em um mundo repleto de mudanças.
Com a palavra dos especialistas, chegamos a algumas conclusões: uma marca com boa narrativa mantém sua autenticidade, coesão, valores e propósitos. A marca precisa ser aquilo que ela diz ser!
Desde a criação da marca até a entrega final do produto ou serviço, é importante em cada passo comprovar tudo o que a marca defende, evitando dissonâncias que podem ser nocivas.
Neste ponto os especialistas destacam que a essência é parte vital na gestão de uma marca.
Marcas que se distanciam de sua essência também criam dissonâncias, cruzando narrativas que podem ser dissonantes e nocivas.
É importante destacar que isso se aplica a negócios de diversos tamanhos.
“O Branding é como um cristal: depois que racha, não tem mais utilidade” - Gustavo Cavalheiro
Com essas aspas os especialistas explicam sobre os 3 pilares que, juntos, constroem memórias de uma marca.
Quem é sua marca? O que ela faz? Como ela faz? Essa tríade é a responsável pela memória da sua marca; por isso, é importante uma marca ser fiel aos seus princípios.
Construir uma marca, sua história, princípios e valores criam no consumidor, uma história e uma memória que precisam ser concluídas no ponto final, ou como dito no branding, o momento zero.
Esse é o ponto de contato final, com o consumidor realizando, de fato, a aquisição do produto ou serviço. O momento que amarra os valores da marca e a conecta com os valores das pessoas.
Fazer o consumidor viver aquilo que foi apresentado é a consumação de toda a verdade de uma marca.
Se você é da região de Sinop e se interessa por Branding ou quer impulsionar o seu negócio, conheça o curso de Extensão "Branding 360: estratégias criativas para construção e posicionamento de marca".
O Branding 360 é um curso híbrido que combina teoria e prática para capacitar profissionais na construção e gestão estratégica de marcas através de metodologias, ferramentas e estudos de caso.