Data

05 maio 2025

De 14 de abril a 16 de junho, a exposição ocupa a Casa d’Italia com projetos que questionam e propõem soluções para as desigualdades contemporâneas.

A exposição “DESIGN versus DESIGUALDADES: projetar um mundo melhor” está aberta ao público no Polo Cultural ItaliaNoRio – Casa d’Italia até o dia 16 de junho. Reunindo obras e processos criativos de designers brasileiros, ítalo-brasileiros e italianos, a mostra convida o público a repensar os limites do design tradicional e a explorar sua potência como ferramenta para reduzir desigualdades sociais, culturais e econômicas.

Design versus DESIGUALDADE: O que você irá encontrar lá?

A exposição conta com uma série de projetos inovadores que abordam o design como um campo de embate entre estética e acesso, forma e função social, inovação e inclusão. Cada trabalho exposto propõe uma nova maneira de enxergar os desafios da desigualdade, explorando questões como acessibilidade, justiça social, sustentabilidade e representatividade.

Mais do que uma exposição de objetos, “DESIGN versus DESIGUALDADES” é um convite à reflexão e à ação. Em um espaço expositivo pensado para provocar o pensamento e inspirar novas práticas, o visitante é estimulado a imaginar alternativas para o presente e futuro por meio do design.

A mostra faz parte da programação oficial do Italian Design Day (IDD) de 2025, com inspiração nos temas discutidos no Salone del Mobile, pela Federlegno Arredo, e na Triennale di Milano: "DESIGUALDADES: Como consertar as fraturas da humanidade"

O design como agente transformador da desigualdade

O design tem o poder de transformar realidades. Ao pensar soluções acessíveis, sustentáveis e centradas nas pessoas, ele contribui diretamente para reduzir as muitas camadas de desigualdade que estruturam o mundo contemporâneo.

Essa visão está na exposição e também no centro da proposta pedagógica do IED!

Nossas Graduações, Pós-Graduações e Cursos estimulam o pensamento crítico, o olhar atento às demandas sociais e o compromisso com a inovação com impacto.

Formamos profissionais capazes de desenhar não só produtos, serviços e experiências, mas também futuros possíveis, mais justos e inclusivos.

Curadoria feita por coordenadores do IED

A curadoria da exposição ficou a cargo de Alexandre Rese e Carol Baltar, professores do IED Rio. 

Com uma trajetória marcada pela articulação entre prática profissional e pensamento acadêmico, os dois foram responsáveis por selecionar os projetos que melhor representam o potencial transformador do design diante das desigualdades.

A escolha dos trabalhos buscou valorizar a diversidade de olhares, territórios e abordagens, reforçando o compromisso do IED com uma formação crítica, sensível e conectada com os desafios reais da sociedade.

Conheça o IED!

“DESIGN versus DESIGUALDADES” celebra mais um ciclo de colaboração entre o IED Brasil, o sistema Itália e a Casa d’Italia, fortalecendo os laços entre cultura, educação e inovação.

Se você também acredita que o design pode ser uma ferramenta de mudança, que tal transformar esse olhar em ação? 

Conheça os cursos do IED e venha fazer parte de uma comunidade criativa que desenha, todos os dias, caminhos para um mundo melhor.

Acesse o site oficial do IED e conheça a maior faculdade de design do Brasil! 


Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Pode estar interessado em: