Se o seu futuro é ser designer e você se vê trabalhando com produções gráficas e digitais, a graduação em Design Gráfico e Digital do IED São Paulo é o início da sua jornada profissional.
Data
22 agosto 2023
Se o seu futuro é ser designer e você se vê trabalhando com produções gráficas e digitais, a graduação em Design Gráfico e Digital do IED São Paulo é o início da sua jornada profissional.
A graduação em Design Gráfico e Digital do Istituto Europeo di Design tem ênfase na convergência das plataformas da comunicação visual, gráfica e digital, para que os estudantes estejam preparados para responder aos desafios do século 21. O curso, estruturado e coordenado por Eliane Weizmann, foi pensado para ampliar seu campo de atuação profissional.
Inscreva-se no Vestibular Online do IED!
Aqui você encontra informações importantes na hora de decidir qual carreira profissional seguir, como grade curricular, coordenação, professores, disciplinas, projetos e um panorama do mercado de trabalho.
O design gráfico é um campo de estudo presente em praticamente todos os aspectos da vida em uma sociedade contemporânea. Isso porque inclui os diversos trabalhos de criação e comunicação de ideias que envolvam elementos visuais.
Mas nem sempre foi assim, as primeiras gerações de designers trabalhavam apenas com materiais impressos, diagramação de textos e ilustrações para composição de peças gráficas.
Com a força que as mídias online têm dentro da economia criativa, a área cresceu e se fortaleceu e o Design Gráfico se tornou ainda mais importante para a sociedade.
Hoje, inserido no meio digital, em um mundo com tanta informação disponível a todo momento, mais do que transmitir mensagens e ideias, o designer precisa gerar impacto. Para isso é preciso acumular conhecimento e desenvolver habilidades específicas para gerir diversas ferramentas de trabalho.
Além disso, o Design Gráfico e Digital é uma área que também atende às demandas de negócios e tem o poder de construir novos sentidos e trazer melhorias para a vida das pessoas.
Eliane Weizmann é Especialista em Design e Hipermídia, mestre em Artes Visuais e graduada em Artes Plásticas, e está à frente da coordenação da graduação em Design Gráfico e Digital do IED desde o início. Além disso, Weizmann é responsável pelo setor educativo do File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), atuando na área de comunicação e produção do festival desde 2000.
Com vasta experiência na área das artes, com ênfase em linguagens eletrônicas, a Eli tem participação recorrente em exposições nacionais e internacionais, sempre dedicada a temas relacionados à cultura digital, comunicação e arte eletrônica.
A graduação em Design Gráfico e Digital é oferecida na modalidade bacharelado, com duração média de 4 anos. Nos primeiros semestres, os estudantes entram em contato com as bases da profissão, que incluem o estudo de campos como: História da Arte e do Design, Desenho e Técnicas Expressivas, Linguagem Visual, Semiótica, Linguagem Fotográfica e Antropologia.
Entretanto, desde o começo, as faculdades buscam incentivar a elaboração de projetos e a participação em atividades complementares. Essa é uma forma de os futuros designers se familiarizarem com esse modo de trabalhar.
Conforme a graduação avança, disciplinas mais complexas de projetos são oferecidas, assim como outras ligadas à Experiência do Usuário, Marketing e Empreendedorismo.
Então descubra quais são algumas das principais disciplinas da graduação:
O estudo de Ilustração explora o desenho como um meio de expressar ideias e pensamentos. Essa disciplina apresenta aos alunos as ferramentas fundamentais para a elaboração de propostas criativas para diferentes mídias.
Além da parte técnica, a vivência em sala de aula busca estimular o aprendizado criativo e o pensamento crítico. Isso tudo para que os futuros designers sejam capazes de criar ilustrações inovadoras para atender projetos dos mais diversos nichos de mercado.
Histórias não são contadas apenas pelos textos. Os elementos visuais também são capazes de criar narrativas e nesta disciplina os estudantes estudam as características da linguagem visual e as possibilidades que ela oferece.
A partir do uso de imagens múltiplas, fotografia, animação e diversas técnicas audiovisuais, os designers conseguem produzir histórias e impactar as pessoas.
Oferecer uma experiência positiva para clientes é uma das maiores preocupações das marcas – e aqui os designers também têm um papel-chave. Ao estudar sobre experiência do usuário, os estudantes aprendem sobre os fatores que influenciam o nível de satisfação dos consumidores e o relacionamento deles com as empresas.
Mais do que isso, aprendem a elaborar produtos digitais – como sites, aplicativos, e-commerces, sistemas – atrativos, fáceis de usar, acessíveis, úteis e que facilitem as interações no ambiente virtual.
Nas aulas de produção gráfica, os estudantes têm contato com os métodos convencionais e eletrônicos de criação e impressão. É importante conhecer os processos e materiais, pois eles influenciam a elaboração dos projetos gráficos. Por isso, também fazem parte da disciplina os exercícios de criação e experiências em gráficas de grande porte.
Branding é uma das disciplinas aplicadas no 6º semestre. Aprender como funciona a criação e gestão de uma marca é um conhecimento indispensável para profissionais de design, uma vez que são os responsáveis por desenvolver a identidade visual e, para isso, é preciso que todos os elementos que compõem uma marca também sejam de seu conhecimento.
O sucesso de qualquer projeto de Design Gráfico depende de uma compreensão profunda sobre o contexto da marca para, dessa forma, se alcançar ideias inovadoras.
Como parte fundamental de todo processo de graduação, o Trabalho de Conclusão de Curso é a realização do projeto que encerra a jornada de aprendizado do estudante. No IED, esse momento também representa uma grande oportunidade de acesso real ao mercado de trabalho, no qual os estudantes podem apresentar suas ideias e criações para empresas e marcas renomadas.
No curso de Design Gráfico e Digital existem diversas opções de projeto para desenvolver e explorar tudo aquilo que foi desenvolvido ao longo dos primeiros semestres, como:
Design de interfaces digitais: Produto digital (sites, aplicativos, jogos, etc.), porém com outros itens relacionados a branding e comunicação visual, negócios e estratégia, marketing e comunicação;
Design de conteúdo (design editorial) e a identidade visual: Buscam comunicar, por meio dos fundamentos do design gráfico, conteúdos relevantes para a sociedade e mercado, desenvolvendo soluções visuais;
Narrativas e seus suportes: Histórias em quadrinhos, animações, documentários, livros ilustrados e jogos;
Expografia e experiências gráficas espaciais: Festivais ou exposições temáticas, eventos, feiras e experiências imersivas.
O curso também garante oportunidades exclusivas de acesso ao mercado de trabalho por meio de parcerias com grandes empresas e marcas, a depender do produto escolhido pelos alunos durante a produção do TCC. Em graduações passadas tivemos parcerias com a Editora Globo, Havaianas, Arezzo&Co e Danone.
Designers graduados no IED São Paulo saem da faculdade com um portfólio preparado para ingressar no mercado e dar continuidade a sua jornada profissional.
A busca por cursos de Design Gráfico cresceu nos últimos anos devido a importância da disciplina para diferentes mercados em termos de inovação e otimização de processos– e a tendência é que o aumento dessa busca seja ainda maior.
O designer formado pelo IED SP tem diversas possibilidades de atuação, cabendo destacar não só as agências, estúdios e editoras, como também corporações, startups, educação, cultura e terceiro setor.
Acompanhe as últimas notícias para saber tudo sobre Design! Conheça mais sobre os cursos de Graduação do IED Brasil e inscreva-se no Vestibular Online!