Língua

Português

Início

Fevereiro 2023

Frequência

Meio período

Formato

Presencial

Duração

4 Anos

Coordenador do curso

Eliane Weizmann

Preço

5x R$ 4.578,44 + Matrícula

Como será o mundo quando você se formar? Como as pessoas irão se comunicar? Você acredita que pode participar da construção do futuro pensando experiências inovadoras?

Na formação em Design Gráfico e Digital do IED São Paulo, você aprende conteúdos e projetos de design editorial, identidade visual, webdesign, design de interfaces e usabilidade para aplicativos, motion graphics, vídeo, fotografia, tipografia, entre outros.

Novos comportamentos desafiam nossa capacidade cognitiva a cada momento, onde um simples objeto ou processo pode carregar consigo uma genuína semente de inovação, capaz de transformar e romper até mesmo fortes tradições. 

Aqui você será estimulado a desenvolver conteúdos e narrativas extraordinárias para múltiplas interfaces gráficas e digitais, por meio de projetos alinhados com as tendências e as tecnologias emergentes do século XXI.

 

Informação para decidir

Saiba mais sobre a graduação em Design Gráfico e Digital!

Pensar e desenvolver identidades visuais, design editorial e design de interfaces, para desktop e dispositivos móveis (web, aplicativos e jogos), sistemas de sinalização para espaços públicos e privados, direção de arte, ilustração, animação, design social e de utilidade pública. São diversas as possibilidades oferecidas pelo curso, integrando criatividade, técnica e metodologia para idealizar e executar projetos de design.

Nossa graduação em Design Gráfico e Digital tem ênfase na convergência das plataformas da comunicação visual, gráfica e digital, e foi pensada para ampliar seu campo de atuação profissional, possibilitando que você possa responder prontamente aos desafios do século 21.

Com caráter interdisciplinar, a graduação valoriza a integração das áreas do design e a cultura do projeto por meio da investigação, da técnica e da criatividade, e os alunos interagem com especialistas de diferentes áreas do saber e com renomados profissionais nacionais e internacionais.

Entre os trabalhos dos nossos ex-alunos, estão obras que marcaram o IED por sua criatividade, inovação e ousadia, como: “Jornada do Inconsciente”, de Luca Lima, é um mergulho imersivo e interativo no processo, pesquisa e desenvolvimento de uma exposição sobre a arte, vida e obra de C. G. Jung; A marca de dermocosméticos “Cosmic”, de Juliana Briani, segue um novo modelo ecológico de produção, alinhada aos conceitos do veganismo, sustentabilidade e acessibilidade; e “Lipositivo”, de Paulo Lima, voltado à comunidade dos ursos situada na cidade de São Paulo, investiga as origens da gordofobia na sociedade e meio gay.

Para pessoas criativas que desejam projetar o futuro e explorar diferentes linguagens e técnicas em projetos gráficos e digitais. Os alunos, desafiados constantemente em ambientes físicos ou virtuais, estarão prontos para inovar.

Como designer gráfico e digital formado pelo IED São Paulo, você será versátil e apto a desenvolver experiências e conteúdos transformadores em múltiplas plataformas. Com uma formação criativa e inovadora, será capaz de atender às demandas do mercado atual e futuro, contemplando tanto interfaces impressas quanto digitais.

O curso permite que você desenvolva as competências e habilidades necessárias e adquira os conhecimentos essenciais para uma carreira de sucesso na economia da criatividade e suas indústrias criativas.

Você poderá realizar projetos nas seguintes áreas: experiência do usuário (UX) e interação do usuário (UI); identidade visual e materiais gráficos para comunicação corporativa, produtos, marcas, eventos, entre outros; design editorial, infografia e visualização de dados; wayfinding, sinalização e identidade visual de espaços ou experiências; ilustração, animação e motion graphics; experiências imersivas em ambientes virtuais; branding, seja como empreendedor ou em grandes empresas ou agências de design, comunicação ou publicidade.

Pioneiro em unir as áreas gráfica e digital, o curso potencializa o campo de atuação do aluno e constrói uma visão mais estratégica na elaboração de projetos para diferentes plataformas e suas convergências a partir do design. O bacharelado em Design Gráfico e Digital do IED São Paulo tem como ponto forte o corpo docente, formado por professores com grande expressão no meio acadêmico e no mercado, com quem você terá contato direto em turmas reduzidas e que compartilham os mesmos interesses.

O currículo flexível e interdisciplinar potencializa a atuação do futuro designer, preparando-o para problematizar, refletir e gerar soluções criativas e inovadoras para a sociedade, e exercita a criatividade em projetos desafiadores, desenvolvidos a partir de metodologias e com o uso de diferentes linguagens, plataformas e tecnologias, participando também de concursos e parcerias. Desta forma, você constrói seu portfólio desde o primeiro semestre.

O IED estimula você a realizar experiências internacionais e cursos de férias em uma das 9 sedes do IED na Itália e na Espanha. O grande objetivo é que você esteja preparado para uma carreira global e conectado com os recursos mais avançados. Outro grande diferencial do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo é oferecer a você, a cada semestre, dois workshops com profissionais convidados atuantes no mercado de trabalho, com o intuito de promover a complementação do conteúdo com temas atuais de grande relevância.

Ao final de seu percurso na graduação, você poderá escolher aprofundar-se em áreas como Design de Interação, Design Editorial e Infografia, Branding, Design Estratégico e Inovação, dentre outras diversas possibilidades de atuação em agências, estúdios e editoras, como também corporações, startups, educação, cultura e terceiro setor.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

Preparamos uma jornada empolgante para você, que começa com a apresentação dos fundamentos do design através da exploração de novos repertórios, metodologias e ferramentas de expressão.

A partir do terceiro semestre, embarcamos em processos de narrativas visuais e audiovisuais; enquanto no quarto semestre abordaremos serviços digitais, aplicativos, User Experience e User Interface.

No quinto semestre, apresentamos design editorial e de conteúdo para mídias impressas e digitais; já no sexto semestre, expandimos os sentidos com o programa de Wayfinding, sinalização espacial e design estratégico.

Por fim, no sétimo e oitavo semestres encerramos a jornada com estudos sobre empreendedorismo e a materialização do projeto dos seus sonhos com o trabalho de conclusão de curso.


1° semestre

História da arte (36h)
Antropologia cultural (36h)
Sistemas sustentáveis (36h)
Percepção visual (36h)
Projeto experimental (72h)
Desenho e técnicas expressivas (72h)
Representação digital I (72h)
Desenho e técnicas expressivas (30h)
Tópicos avançados I (30h)
Atividades complementares I (40h)

2° semestre

História da arte contemporânea (36h)
História do design (36h)
Semiótica (36h)
Linguagem visual (36h)
Ilustração (72h)
Linguagem fotográfica (36h)
Representação digital II (36h)
Tópicos avançados II (30h)
Atividades complementares II (40h)

3° semestre

História das mídias (36h)
Introdução ao Projeto (72h)
Narrativa visual (36h)
Motion graphics (72h)
Linguagem audiovisual (36h)
Representação digital III (36h)
Tipografia I (36h)
Tópicos avançados III (30h)
Optativa I (36h)
Atividades complementares III (20h)

4° semestre

Experiência do usuário (36h)
Marketing (36h)
Projeto gráfico I (72h)
Projeto digital I (72h)
Infografia (36h)
Design de interface e usabilidade (36h)
Tipografia II (36h)
Tópicos avançados IV (30h)
Optativa II (36h)
Atividades complementares IV (20h)

5° semestre

Design estratégico (36h)
Marketing digital (36h)
Projeto gráfico II (72h)
Projeto digital II (72h)
Visualização de dados (36h)
Produção audiovisual (36h)
Produção gráfica (36h)
Tópicos avançados V (30h)
Optativa III (36h)
Atividades complementares V (20h)

6° semestre

Branding (36h)
Design para todos (36h)
Projeto gráfico III (72h)
Projeto digital III (72h)
Embalagem (36h)
Representação digital IV (72h)
Tópicos avançados VI (30h)
Optativa IV (36h)
Atividades complementares VI (20h)

7° semestre

Empreendedorismo (36h)
Práticas profissionais (36h)
Projeto de conclusão I  (144h)

8° semestre

Projeto de conclusão II (180h)
Estágio supervisionado (240h)
 

Docentes

Eliane Weizmann

Coordenador do curso

André Caperutto

Carolina Toledo

Coral Michelin

Fabio Silveira

Gil Tokio

José Carlos Carreira

Letícia Diniz Gonçalves

Marcelo Falco

Valeria Barbosa

Notícias