Língua

Português

Início

Outubro 2024

Período

Fim de Semana

Formato

Híbrido

Duração

36 Horas

Coordenador do curso

Laercio Marques

Preço

Em até 10 parcelas de R$ 531,29

Este curso mergulha na interseção do design, complexidade e criatividade, destacando o papel crucial do business design como abordagem estratégica para a inovação.

Turma confirmada!

Ainda há vagas disponíveis, aproveite para se inscrever.

Data de início: 05/10/2024, aos sábados, das 10h às 15h30.

Em um contexto onde as mudanças evoluem exponencialmente, a transformação digital da indústria 4.0 está redesenhando não apenas os fundamentos dos negócios, mas também redefinindo as propostas de valor de startups, organizações e novos empreendimentos.

Os ciclos de inovação corporativa estão acelerando, apresentando desafios cada vez mais intrincados. Os métodos gerenciais convencionais, por sua vez, já não oferecem a garantia necessária para a sustentabilidade dos empreendimentos. Tornar tangível a adoção de novas tecnologias no cenário empresarial, priorizar os clientes e usuários por meio de métodos aprimorados de descoberta do cliente, além de compreender o papel dos dados na orientação das decisões corporativas, emergem como elementos fundamentais para o desenvolvimento e a viabilidade contínua dos negócios.

No panorama atual, as organizações estão ávidas por nutrir talentos e explorar a inteligência de equipes multidisciplinares para engendrar soluções inovadoras. É nesse contexto que o design ascende como uma competência estratégica vital no meio empresarial, desempenhando um papel crucial na promoção da inovação. O business design, de maneira eficaz, desponta como um facilitador para o desenvolvimento de soluções diante de desafios complexos, a adoção de práticas ESG nos domínios corporativos, e a instauração de novos paradigmas, como a horizontalização dos negócios, promoção da diversidade e inclusão social, experimentação, prototipagem, agilidade, empreendedorismo e inovação aberta.

*O curso Design, Complexidade e Criatividade faz parte do programa One Year em Business Design: Liderança Criativa.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Design, Complexidade e Criatividade!

O curso acontecerá em encontros quinzenais realizados aos sábados de modo presencial e propõe desenvolver nos alunos o papel de liderança em negócios a partir da lente do design: facilitar processos de inovação baseado na abordagem do design thinking, dar centralidade aos clientes e usuários finais das soluções através de processos adequados de customer discovery, além de desenvolver capacidades gerenciais e competências estratégicas para facilitação de processos, criação e desenvolvimento de estruturas organizacionais que atendam à necessidade de crescimento e transformação de negócios nas organizações. 

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso é destinado ao profissional que necessita adquirir o mindset de business design e busca empregar essa abordagem de forma estratégica para a resolução de problemas nas organizações. 

Pessoas que tenham interesse ou experiência prévia com projetos de inovação: inquietos, profissionais liberais, criativos e inovadores em geral que percebam o design como ferramenta estratégica e catalisador para inovação. Profissionais de tecnologia, comunicação e administração. Product managers e gestores de projetos que atuam com o desenvolvimento e implementação de produtos digitais. Designers de produto, UX/UI designers, CX designers, consultores, analistas e lideranças em inovação que desejam otimizar os seus processos de trabalho e potencializar o desenvolvimento de seus negócios. Startups, founders e empreendedores que anseiam por viabilizar novos projetos e empreendimento próprios.

O curso Design, Complexidade e Criatividade busca fundamentar conhecimentos em design, complexidade e criatividade para utilização do business design como abordagem estratégica para a inovação em negócios. Entender quais são as principais ferramentas e métodos de trabalho que viabilizem a construção de novos negócios, processos e empreendimentos. Entender a efetiva necessidade das pessoas e trabalhar, a partir da abordagem do design centrado no humano, a criação colaborativa, combinada com estratégias de negócios, agilidade, prototipagem e experimentação.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

  • Mindset do Design: Design como processo(6h)

  • Business Design: Conceitos e fundamentos (6h)

  • Design Research: Abordagens imersivas (6h)

  • Complexidade e Design Sistêmico (6h)

  • Criatividade e Pensamento Visual (6h)

  • Validação de conceitos: Experimentação e Protótipos (6h)

Cada disciplina oferece uma imersão aprofundada em conceitos essenciais, desde o entendimento do design como processo interdisciplinar até a aplicação prática da experimentação de soluções através da prototipagem.

Docentes

Laercio Marques

Coordenador do curso

Carolina Zatorre

Coral Michelin

Erico Fileno

Fabiano Pereira

Indio San

Priscila Mattucci

Poderia estar interessado em:

Notícias