Língua
Português
Início
Outubro 2024
Período
Fim de Semana
Formato
Híbrido
Duração
36 Horas
Coordenador do curso
Laercio Marques
Preço
Em até 10 parcelas de R$ 531,29
Este curso mergulha na interseção do design, complexidade e criatividade, destacando o papel crucial do business design como abordagem estratégica para a inovação.
Turma confirmada!
Ainda há vagas disponíveis, aproveite para se inscrever.
Data de início: 05/10/2024, aos sábados, das 10h às 15h30.
Em um contexto onde as mudanças evoluem exponencialmente, a transformação digital da indústria 4.0 está redesenhando não apenas os fundamentos dos negócios, mas também redefinindo as propostas de valor de startups, organizações e novos empreendimentos.
Os ciclos de inovação corporativa estão acelerando, apresentando desafios cada vez mais intrincados. Os métodos gerenciais convencionais, por sua vez, já não oferecem a garantia necessária para a sustentabilidade dos empreendimentos. Tornar tangível a adoção de novas tecnologias no cenário empresarial, priorizar os clientes e usuários por meio de métodos aprimorados de descoberta do cliente, além de compreender o papel dos dados na orientação das decisões corporativas, emergem como elementos fundamentais para o desenvolvimento e a viabilidade contínua dos negócios.
No panorama atual, as organizações estão ávidas por nutrir talentos e explorar a inteligência de equipes multidisciplinares para engendrar soluções inovadoras. É nesse contexto que o design ascende como uma competência estratégica vital no meio empresarial, desempenhando um papel crucial na promoção da inovação. O business design, de maneira eficaz, desponta como um facilitador para o desenvolvimento de soluções diante de desafios complexos, a adoção de práticas ESG nos domínios corporativos, e a instauração de novos paradigmas, como a horizontalização dos negócios, promoção da diversidade e inclusão social, experimentação, prototipagem, agilidade, empreendedorismo e inovação aberta.
*O curso Design, Complexidade e Criatividade faz parte do programa One Year em Business Design: Liderança Criativa.
Saiba mais sobre o curso Design, Complexidade e Criatividade!
O curso acontecerá em encontros quinzenais realizados aos sábados de modo presencial e propõe desenvolver nos alunos o papel de liderança em negócios a partir da lente do design: facilitar processos de inovação baseado na abordagem do design thinking, dar centralidade aos clientes e usuários finais das soluções através de processos adequados de customer discovery, além de desenvolver capacidades gerenciais e competências estratégicas para facilitação de processos, criação e desenvolvimento de estruturas organizacionais que atendam à necessidade de crescimento e transformação de negócios nas organizações.
Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
O curso é destinado ao profissional que necessita adquirir o mindset de business design e busca empregar essa abordagem de forma estratégica para a resolução de problemas nas organizações.
Pessoas que tenham interesse ou experiência prévia com projetos de inovação: inquietos, profissionais liberais, criativos e inovadores em geral que percebam o design como ferramenta estratégica e catalisador para inovação. Profissionais de tecnologia, comunicação e administração. Product managers e gestores de projetos que atuam com o desenvolvimento e implementação de produtos digitais. Designers de produto, UX/UI designers, CX designers, consultores, analistas e lideranças em inovação que desejam otimizar os seus processos de trabalho e potencializar o desenvolvimento de seus negócios. Startups, founders e empreendedores que anseiam por viabilizar novos projetos e empreendimento próprios.
O curso Design, Complexidade e Criatividade busca fundamentar conhecimentos em design, complexidade e criatividade para utilização do business design como abordagem estratégica para a inovação em negócios. Entender quais são as principais ferramentas e métodos de trabalho que viabilizem a construção de novos negócios, processos e empreendimentos. Entender a efetiva necessidade das pessoas e trabalhar, a partir da abordagem do design centrado no humano, a criação colaborativa, combinada com estratégias de negócios, agilidade, prototipagem e experimentação.
Programa e Disciplinas
Mindset do Design: Design como processo(6h)
Business Design: Conceitos e fundamentos (6h)
Design Research: Abordagens imersivas (6h)
Complexidade e Design Sistêmico (6h)
Criatividade e Pensamento Visual (6h)
Validação de conceitos: Experimentação e Protótipos (6h)
Cada disciplina oferece uma imersão aprofundada em conceitos essenciais, desde o entendimento do design como processo interdisciplinar até a aplicação prática da experimentação de soluções através da prototipagem.