POR
Língua
Português
Início
Março 2026
Período
Noturno
Formato
Híbrido
Duração
360 Horas
Coordenador do curso
Marcelo Falco
Preço
*Em até 30x de R$ 1.092,04 por tempo limitado
Planejar experiências fluidas exige o domínio de técnicas, ferramentas e uma visão abrangente de projetos.
Início: 11/03/2026
Aulas: Segundas e quartas, das 19:30 às 22:15, e sábados, conforme cronograma do curso, das 9h às 16h30.
*Desconto de 10% para matrículas realizadas até 25/01/2026.
O mercado atual está carente de profissionais que não apenas dominem a técnica ou o ferramental, mas que também tenham uma visão dos projetos em 360º, considerando a integração com outras áreas e comprometido com o sucesso do produto ou serviço.
A experiência do usuário assumiu uma importância estratégica no mercado, além de uma compreensão sobre as diversas formas que o design de interação pode assumir, moldadas por diferentes elementos envolvidos. O processo de investigação de problemas é um passo importante para compreender cada elemento que constitui a experiência do usuário – além de ser parte fundamental para estruturar caminhos que levem às soluções inovadoras.
O objetivo da Pós-graduação em UX/UI é formar profissionais dotados de visão crítica, ao mesmo tempo que possuem uma bagagem técnica em termos de competência, habilidade e domínio das ferramentas necessárias para a execução de projetos de experiência centrados no usuário.
Saiba mais sobre o curso UX/UI: Digital Design & Strategy!
Com metodologia voltada ao estudo e desenvolvimento de projetos, realizados em cada módulo e intercalados com disciplinas conceituais para a consolidação de uma visão crítica sobre UX e UI. Técnicas como arquitetura da informação, pesquisa com usuários, estratégias de negócios e liderança em design serão apresentadas em detalhes ao longo da jornada para que os estudantes sejam capazes de pensar e responder às demandas reais de mercado, além de desenvolver seus próprios produtos e serviços.
Durante as aulas, vamos trabalhar atividades práticas, aliadas à fundamentação teórica e validação conceitual para exercitar diferentes técnicas, aplicadas a situações reais, como pesquisa, design thinking, prototipagem, marketing e programação. O objetivo é estabelecer um entendimento detalhado sobre a forma como as diferentes partes se relacionam, sejam técnicas, estéticas ou humanas.
O corpo docente é composto por profissionais especializados em suas áreas, como designers, arquitetos, publicitários, desenvolvedores e jornalistas que vão explorar metodologias e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos e serviços, assim como temas organizacionais que incluem processo de trabalho em equipes diversas, remotas e distribuídas. O curso busca formar competências necessárias além de promover uma reflexão em níveis ampliados sobre problemas reais.
Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Por sua multidisciplinaridade, o curso é voltado para profissionais de diversas áreas, como design, publicidade, marketing, tecnologia, jornalismo, educação, artes e arquitetura, interessados em ter uma compreensão global de projetos de design centrado no usuário para assumir cargos estratégicos de gestão.
Quem atua em campos relacionados ao design de experiência de usuários, encontra os meios para se especializar e dominar competências, habilidades e ferramentas que permitem refletir e projetar experiências para usuários de produtos e serviços interativos, sejam eles digitais ou híbridos.
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos em PDF, sem corte e frente e verso:
Documento de identificação: RG e CPF, ou CNH válida (Carteira Nacional de Habilitação) e para alunos estrangeiros: Passaporte (com visto válido para estudo) ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), se já residir no Brasil;
Histórico escolar do curso superior;
Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC;
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Comprovante de endereço atualizado em seu nome.
Na ausência do diploma, será aceita temporariamente uma Declaração ou Atestado de Conclusão emitido pela instituição de ensino, ficando sob responsabilidade do aluno a entrega do diploma posteriormente.
Os documentos devem ser entregues até 15 dias antes do início das aulas.
Observação: Diplomas internacionais devem ser revalidados no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
O objetivo da Pós-graduação em UX/UI é formar profissionais dotados de visão crítica, ao mesmo tempo em que acumulam uma bagagem técnica, com competências e habilidades necessárias para executar projetos de experiência centrados no usuário.
A modalidade de pagamento em Crédito Recorrente foi criada para facilitar o seu investimento na educação sem comprometer o limite total do seu cartão de crédito. De forma prática e segura, o sistema debita automaticamente o valor de cada parcela mensal, permitindo que você se concentre totalmente no seu curso. É uma solução financeira inteligente para quem busca conveniência e tranquilidade ao planejar os estudos.
Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.
Programa e Disciplinas
MÓDULO 1 - USER EXPERIENCE - 108 horas
Fundamentos de UX (9h)
User Experience (UX) (24h)
Pesquisa com Usuários (24h)
Design Inclusivo (24h)
Design de Produtos e Serviços Digitais (27h)
MÓDULO 2 - INTERFACE DESIGN - 108 horas
Fundamentos de UI (9h)
User Interface (UI) (24h)
Branding e UX Writing (24h)
UX/UI e Tecnologias Emergentes (24h)
Design Systems (27h)
MÓDULO 3 - STRATEGY DESIGN - 144 horas
Gestão do Design (24h)
Métodos e Técnicas de Avaliação (24h)
UX Metrics (24h)
Business Plan (24h)
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (48h)
O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.