Língua

Português

Início

Agosto 2022

Frequência

Meio período

Formato

Presencial

Duração

4 Anos

Coordenador do curso

Graziela Nivoloni

Preço

Mensalidades de R$3.185,00

O designer é um profissional que conecta diversas áreas do conhecimento para desenvolver produtos, serviços e sistemas inovadores.

Atravessamos uma grande revolução que transforma o modo como produzimos, consumimos e vivemos – isso coloca o profissional do design em uma posição central. O curso prepara você, que tem perfil curioso e transformador, para esse novo cenário, oferecendo novos caminhos para os desafios do século 21. 

Aqui no IED criamos experiências que exercitam a imaginação ativa nos estudantes a fim de gerar um ambiente de curiosidade que instiga o desenvolvimento do espírito crítico, de competências e habilidades essenciais para os desafios contemporâneos. O curso aborda o design de forma avançada, entendendo que o designer do futuro deve estar também preparado para desenhar soluções e estratégias.

Nossas atividades são pautadas em projetos conectados com temas relevantes, capazes de proporcionar uma vivência criativa e estimulante para a formação de repertórios de soluções de problemas através do desenho de cenários futuros.

Informação para decidir

Se você é apaixonado por design, gosta de desafios que envolvam pessoas, empresas e sistemas e quer fazer parte da revolução de que o mundo precisa, seu lugar é aqui!

O curso de graduação em Design de Produto e Serviço é voltado à prática, cultura do projeto, laboratórios e práticas maker que fazem parte dessa formação, incentivando os alunos a investigar, projetar e prototipar soluções para diversos problemas contemporâneos, de produtos e serviços, até cidades. Nosso programa contempla quatro anos de formação, com projetos integrados e interdisciplinares, parcerias institucionais com grandes marcas para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado com nosso suporte e mentoria.

Design de produto e serviço envolve o projeto de artefatos, objetos e dispositivos e se expande para o desenho das experiências e relações entre os usuários e os produtos, individualmente ou em rede. É uma atividade colaborativa com abordagem ecossistêmica que assume cada vez mais protagonismo nas culturas organizacionais, seja para desenhar processos ou produtos mais sustentáveis, seja para  gerar impacto social e ampliar o repertório de soluções e experiências que moldarão o futuro da nossa sociedade. 

Entre os trabalhos dos nossos ex-alunos, estão obras que marcaram o IED por sua criatividade, inovação e ousadia, como: “Drive Design”, de Lucas de Lara, mostra como o User Experience pode minimizar problemas funcionais do automóvel nas grandes cidades e suprir necessidades da sociedade contemporânea; “DLN Lava Bass: fabricação de memórias”, de Julia Dillon, explora a secular profissão de Luthier e como ela mudou entre os anos 1960 e 2020; e “NAKI'O”, de Isabela Barone, consistiu na criação de uma prótese para cães amputados, visando melhorar a qualidade de vida do animal.

Para pessoas com potencial transformador que gostem de desafios e apostem em inovação. A criatividade, aliada ao conhecimento e à técnica, definem o perfil dos estudantes, preparados para atuar em diversas áreas.

Além de ser um maker, você desenvolverá a compreensão de diversas questões que moldarão nosso futuro: desde a empatia com o usuário e o entendimento de seus hábitos, desejos e suas necessidades, passando pelas interações homem-máquina e a Internet das Coisas (IoT) até o domínio da cadeia de valor e o conhecimento de novos modelos de negócios. A mais avançada tecnologia coexiste com a valorização de objetos e de experiências únicas: o “feito-à-mão”, as edições limitadas e trabalhos que transformam a vida de comunidades também ganham espaço.

Vários ex-alunos IED optaram por empreender, obtendo sucesso com negócios inovadores. Desta maneira, o designer amplia seu leque de atuação, podendo não só trabalhar dentro de empresas, instituições, agências e escritórios, mas também explorar outras oportunidades.

O bacharelado é mão na massa. Você terá contato com importantes conceitos e teorias, ao mesmo tempo em que poderá aplicá-los em seus projetos, desenvolvendo produtos, serviços e sistemas, sendo desafiado constantemente a propor soluções locais e globais, enquanto é estimulado por professores com sólida experiência profissional e acadêmica e pelo contato com empresas e parceiros que são referência no mercado.

O percurso formativo do curso permite que você contemple seus interesses pessoais ao definir temas de projetos e escolher disciplinas optativas. O grupo IED ainda incentiva você a ter experiências internacionais e oferece oportunidades concretas de intercâmbio nas sedes do IED na Itália e Espanha. Além disso, somos parceiros da Garagem Fab Lab, permitindo que você mergulhe com tudo na cultura maker.

Outra característica única da graduação no IED é a realização de dois workshops semestrais pensados para aprofundar temas, técnicas, tecnologias e permitir descobertas. Junto com as disciplinas do curso, esses momentos intensificam o contato com questões contemporâneas, enfrentadas a partir das abordagens do design. 

Uma intensa programação de palestras, eventos, exposições e encontros, com convidados nacionais e internacionais, faz parte do calendário anual do IED São Paulo, aos quais você terá acesso privilegiado. Somos, por exemplo, um dos principais hubs de programação do DW! São Paulo Design Weekend, maior festival do gênero na América Latina.

Ao final de seu percurso na graduação, após descobrir seus interesses na prática, você poderá escolher se aprofundar em áreas como Design de Interiores, Design Estratégico e Inovação, Design Automotivo, Design de Interação, Design de Varejo, Calçados e Bolsas, Joias e Acessórios e Branding.

Programa de Estudos

A nossa jornada inicia com a apresentação dos fundamentos do design através da exploração de novos repertórios, metodologias, ferramentas de expressão com muita experimentação para conhecer materiais e técnicas distintas em projetos de pequenos objetos e artefatos e acontecem nos nossos laboratórios de design.

A partir do terceiro semestre, ampliamos a discussão com uma abordagem ecossistêmica e proposição regenerativa para um projeto de embalagem. Vamos explorar novas possibilidades e processos contemporâneos de projeto e desenvolvimento de biomateriais. No quarto semestre, abordaremos ergonomia, design estratégico e construção de narrativas para desenvolver o projeto de um mobiliário.

No quinto semestre, os desafios que se restringiam aos produtos atingem proposições que se expandem para serviços e entregáveis digitais articulados de modo estratégico em modelos de negócios disruptivos, atentos às demandas de nosso tempo. O grande tema deste semestre é mobilidade e conta com disciplinas de design de serviço, futurologia e experiência do usuário e interface. No sexto semestre, aprofundamos o projeto de produtos digitais em relação à experiência do usuário e interface e tratamos de gestão do design, incorporando conceitos de branding e identidade visual.

O encerramento da jornada se dá com conteúdos relativos à prática profissional e empreendedorismo e o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso durante o sétimo e oitavo semestres. É neste momento em que  as alunas e alunos são provocados a conectarem suas paixões, dores ou vocações com o Design. 

Poderia estar interessado em:

Notícias