Aproveite a oportunidade de explorar as tendências de moda e design com profissionais renomados, em palestras e oficinas sobre CMF, DIY e biomateriais.
Data
01 outubro 2024
Aproveite a oportunidade de explorar as tendências de moda e design com profissionais renomados, em palestras e oficinas sobre CMF, DIY e biomateriais.
Um dia dedicado para trocas e experimentações
O line-up e a data do Material Design Day (MDD) foram definidas! No dia 09/10, o IED-SP irá organizar atividades práticas e terá uma convidada internacional para um dia inteiro de trocas e experimentações.
Misturando oficinas e papo aberto, o público participante terá a chance de fazer uma imersão completa, apoiados por professores do IED-SP e outros profissionais que também contribuíram para cases de algumas das maiores empresas do país e do mundo.
Realizado e organizado pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo, o Material Design Day focará em três temas centrais em suas atrações e conversas: DIY Materials, CMF Design e Biomateriais.
Como isso será abordado e qual a área de atuação de cada campo? Continue a leitura que nós explicamos a seguir.
O CMF Design é um novo campo do design que traduz dados em tendências. De maneira direta, o profissional da área estuda comportamentos e orientações do consumidor detalhadamente a fim de identificar suas preferências a longo prazo de forma precisa.
Com as informações obtidas, o mercado consegue ter uma ideia mais concreta dos interesses de consumo das pessoas a longo prazo – isso pode englobar desde a cor de um smartphone quanto o uso de materiais sustentáveis em objetos cotidianos.
Isso, evidente, é apenas um resumo de tudo que a sigla significa. Atualmente, o CMF Designer é um profissional escasso no mercado. E, por consequência, muito cobiçado.
No Material Design Day, teremos a presença da Clara Bartholomeu, CMF Designer com prestígio internacional e ampla experiência no campo. No dia do evento, ela será a anfitriã em oficinas e talks sobre a sua área de atuação. Vale mencionar que essa será uma oportunidade única.
Na tradução literal, a sigla significa “Faça Você Mesmo”. Porém, no Material Design Day e no cotidiano do IED, ela tem uma essência muito mais profunda e sustentável.
Na Oficina “Receitas de design futuro: DIY Materials”, a anfitriã e professora Amanda Monteiro irá apresentar o método e organizar uma atividade prática com materiais ecológicos.
Somente para essa atração, as vagas serão limitadas, e a inscrição pode ser feita CLICANDO AQUI
Depois dessa pequena introdução sobre os temas do MDD, chegou a hora de conhecer a programação do evento. Anote na agenda, coloque um lembrete no celular e organize o dia para uma imersão nas tendências de moda e design.
Brasileira, formada em Design pela FAU-USP e pelo Politécnico de Milão e, desde 2020, atua como CMF Designer. Atualmente, Clara lidera as atividades de CMF Design na Peec Mobility em Dubai, e vem construindo seu repertório de CMF em indústrias internacionais.
Entre suas experiências e conquistas, Clara Bartholomeu publicou o livro "Sustentabilidade Sistêmica – Tecendo Design, Política e Natureza", pela Editora Sabiá, realizou pesquisas acadêmicas na USP sobre materiais e sustentabilidade e ensina “CMF e Materiais & Processos”, no Instituto Marangoni, na Itália e em Dubai.
De Belém do Pará, é designer de produto (UEPA), mestra em têxtil e moda (USP) e doutora em Design (USP). Participou do projeto “Novos talentos” do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em que desenvolveu e caracterizou as propriedades técnicas de um novo material: o compósito da fibra amazônica tururi com as resinas epóxi e de mamona.
Curiosa, animada e sempre disposta a encontrar novas formas de fazer, explora com a metodologia projetual as áreas do design e da engenharia de materiais. Para tanto, pesquisa metodologias de criação de novos materiais e ferramentas para apreensão da experiência do usuário.
É designer de produto formado pela EBA-UFRJ com mais de 20 anos de carreira. Possui especialização em Gestão de Marketing pela ESPM-RJ e pós-graduação em Gestão de Projetos e Programas Culturais pelo SENAC-SP. Complementou sua formação com cursos de Publisher pela LabPub, Editor de Livros pela Casa Educação e Curadoria pelo NODE Center for Curatorial Studies, em Berlim.
Desde 2015, dedica-se a projetos culturais desenvolvidos pela Camada (@camada.co). Em 2024, idealizou e realizou o Ver, Tocar, Sentir - Encontro Internacional de CMF Design e Biomateriais.
Graziela Nivoloni é Mestra em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP).
Atualmente, é coordenadora do Bacharelado em Design de Produto e Serviço do IED e foi cocoordenadora da Pós-graduação lato sensu em Design de Interiores Contemporâneo. É, também, conselheira acadêmica do Centro de Inovação, Design e Pesquisa.
Reserve a sua vaga e venha explorar as inovações do design e da moda ao lado de pessoas que trabalham diariamente com as tendências da área. Confira a página no evento e inscreva-se!
No embalo do evento, siga as redes sociais oficiais do Istituto Europeo di Design e saiba em primeira mão as novidades que preparamos para alunos e não alunos!