Língua

Português

Início

Setembro 2022

Frequência

Noturno

Formato

Blended

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Marcelo Falco

Preço

24 parcelas de R$ 1.685,25

Projetar experiências fluidas exige comprometimento com o sucesso do produto ou serviço, além do domínio de técnicas, ferramentas e uma visão abrangente de projetos.

Nosso objetivo é formar profissionais dotados de visão crítica, ao mesmo tempo em que acumulam uma bagagem técnica necessária para executar projetos de experiência centrados no usuário.

Investigar problemas é um passo importante para compreender cada elemento que constitui a experiência do usuário – além de ser parte fundamental para estruturar caminhos que levem às soluções inovadoras.

A pós-graduação em UX/UI: Design, Inovação & Estratégia conta com um time de professores composto por profissionais especializados em suas áreas, como designers, arquitetos, publicitários, desenvolvedores e jornalistas que vão explorar metodologias e ferramentas, assim como temas organizacionais que incluem processo de trabalho em equipes diversas, remotas e distribuídas.

Informação para decidir

Se você é apaixonado por criar experiências e solucionar problemas complexos de forma estratégica e inovadora: a pós em UX/UI: Design, Inovação & Estratégia foi feita para você!

A experiência do usuário assumiu uma importância estratégica no mercado e que exige dos profissionais da área uma compreensão sobre as diversas formas que o design de interação pode assumir, moldadas por diferentes elementos envolvidos. O processo de investigação de problemas é um passo importante para compreender cada elemento que constitui a experiência do usuário – além de ser parte fundamental para estruturar caminhos que levem às soluções inovadoras.

Durante as aulas, vamos trabalhar atividades práticas, aliadas à fundamentação teórica e validação conceitual para exercitar diferentes técnicas, aplicadas a situações reais, como pesquisa, design thinking, prototipagem, marketing e programação. O objetivo é estabelecer um entendimento detalhado sobre a forma como as diferentes partes se relacionam, sejam técnicas, estéticas ou humanas.

O corpo docente é composto por profissionais especializados em suas áreas, como designers, arquitetos, publicitários, desenvolvedores e jornalistas que vão explorar metodologias e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos e serviços, assim como temas organizacionais que incluem processo de trabalho em equipes diversas, remotas e distribuídas. O curso busca formar competências necessárias além de promover uma reflexão em níveis ampliados sobre problemas reais enfrentados pelo designer de experiência. Para isso, oferece uma introdução ao pensamento sistêmico como abordagem de projeto e solução de problemas complexos.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A experiência da Academia de Joias não depende de quórum mínimo de alunos.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Por sua multidisciplinaridade, o curso é voltado para profissionais de diversas áreas, como design, publicidade, marketing, tecnologia, jornalismo, educação, artes e arquitetura, interessados em ter uma compreensão global de projetos de design centrado no usuário para assumir cargos estratégicos de gestão. 

Quem atua em campos relacionados ao design de experiência de usuários, encontra na pós-graduação do IED os meios para se especializar e dominar competências, habilidades e ferramentas que permitem refletir e projetar experiências para usuários de produtos e serviços interativos, sejam eles digitais ou híbridos.

Com metodologia voltada ao estudo e desenvolvimento de projetos, realizados em cada módulo e intercalados com disciplinas conceituais para a consolidação de uma visão crítica sobre UX e UI. Técnicas como arquitetura da informação, pesquisa com usuários, estratégias de negócios e liderança em design serão apresentadas em detalhes ao longo da jornada para que os estudantes sejam capazes de pensar e responder às demandas reais de mercado, além de desenvolver seus próprios produtos e serviços.

O objetivo da Pós-graduação em UX/UI é formar profissionais dotados de visão crítica, ao mesmo tempo em que acumulam uma bagagem técnica, com competências e habilidades necessárias para executar projetos de experiência centrados no usuário.

Nosso programa contempla dois anos de formação, com projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas de moda para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

O curso de pós em UX/UI: Design, Inovação & Estratégia tem uma abordagem sistêmica e holística sobre o mercado e sobre a atividade do profissional que atua nesta área. Proporcionamos aos alunos condições de se desenvolver de maneira transdisciplinar, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, ou mesmo de empreender em projetos autorais.

Semana Internacional - Milano UX/UI Week 2024
Faremos uma imersão de User Experience Design (UX) na cidade de Milão. Além da teoria dada em sala de aula por um docente local, vamos conhecer agências, startups e estúdios de Design, além de museus interativos. Será uma semana única para vivenciar e analisar as diferentes expressões, métodos e processos, através das perspectivas de: Human Computer Interaction, UX Metrics, Workshops, Design Strategy e todas as experiências e influências do design italiano. Tudo isso guiado por um tool kit desenvolvido especialmente para o módulo.

Conteúdos abordados durante a semana:

User Experience Design
Trocas de experiências, networking e aulas no IED Milão, para aprofundar conceitos, métodos e técnicas voltadas a interatividade e métricas, verificando alguns exemplos de construção possíveis neste ambiente, bem como seu potencial como prototipagem de produtos inovadores, é o objetivo desta visita.

User Interface Design
Trocas de experiências, networking e aulas no IED Milão, para aprofundar conceitos, métodos e técnicas voltadas a direção de arte e criatividade digital, verificando alguns exemplos de construção possíveis neste ambiente, bem como seu potencial como prototipagem de produtos inovadores, é o objetivo desta visita.

Visitas técnicas em Agências e Empresas
Visitas em grupo a algumas das principais empresas, agências, estúdios e/ou startups de design, guiadas por ferramentas de análise e (des)concordância de marcas + reuniões diárias de consolidação das percepções e saberes adquiridos no dia.

Visitas técnicas em Museus Interativos
Visitas em grupo a alguns dos principais museus, guiadas por ferramentas de análise e (des)concordância de marcas + reuniões diárias de consolidação das percepções e saberes adquiridos no dia.

Workshop de conclusão
Para conclusão da Semana Internacional de Milão é proposto um encerramento, mediado por um workshop, onde os alunos irão sintetizar os conteúdos e através da conexão entre os olhares de cada um, consolidar possíveis desalinhamentos de marcas, matrizes de posicionamento para o segmento e oportunidades de negócios com novos produtos, serviços e posicionamentos.

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

​​A pós em UX/UI: Design, Inovação & Estratégia possui 3 fases além do TCC. A primeira fase proporciona a compreensão da fundamentação teórica e metodológica do campo de conhecimento e atuação em UX/UI. A segunda fase explora metodologias e ferramentas necessárias para a prática do projeto de serviços. 

Na terceira fase vamos construir uma visão ampla sobre Internet das Coisas; estudar soluções de design com gamificação; aprender a definir métricas, gerar KPIs e introduzir a gestão estratégica do design. 

Ao final de cada módulo será realizado um projeto teórico e prático de produto e serviço com ênfase no processo de criação, concepção e testes de usabilidade. O Trabalho de Conclusão de Curso será feito em grupo, em parceria com empresas de mercado, no qual será desenvolvido um projeto final com metodologia, orientação, formatação e apresentação à banca avaliadora.

Faculdade

Marcelo Falco

Coordenador do curso

Caio Vassão

Daniel Furtado

Álvaro Gregório

André Damião

Ceci Romera

Heller de Paula

Magda Martins

Rafael Nery

Robson Santos

Roger Pascoal

Vagner Godói

Notícias