Língua

Português

Início

Abril 2025

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

40 Horas

Coordenador do curso

Cintia Lie Matuzawa

O Visual Merchandising apresenta ferramentas de comunicação entre loja e marca para otimizar o espaço e torná-lo ainda mais atrativo para seu público-alvo.

O primeiro contato dos clientes em lojas físicas é através da vitrine, também responsável por uma grande parcela das decisões de compra. Estratégias inovadoras fazem diferença na hora de atrair a atenção dos consumidores, assim como expor de forma adequada produtos em sua loja.

O mercado está mais consciente a respeito da importância do Visual Merchandising para o sucesso dos negócios e seu impacto sobre consumidores. Para o varejo de moda não poderia ser diferente, uma vez que grande parte das decisões de compra acontecem no ambiente físico e são estimuladas pela construção de um espaço inovador e convidativo.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Visual Merchandising: Varejo para Moda!

O Visual Merchandising trabalha a área de produto para criar formas de aproximação inovadoras com o consumidor. As aulas são expositivas para apresentar os principais conteúdos, vídeos, jogos interativos, atividades em grupo e individuais, utilizando uma metodologia dinâmica e interativa. 

Conheça conceitos, estratégias, a profissão e o mercado, e aprenda a desenvolver vitrinas e merchandising dentro da loja, com treinamento de equipes e criação de ambientação/cenografias para marcas.

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O mercado no qual este aluno será inserido acompanha as tendências de várias áreas do varejo e precisa de profissionais preparados para resolver problemas com criatividade e objetividade, e assumir postos estratégicos que agreguem diferenciação no mercado.

O curso é voltado para gerentes, equipes de lojas, arquitetos, profissionais de moda, designers de interiores, de produto e gráfico, publicitários e da área de marketing.

O curso de extensão Visual Merchandising e Varejo para Moda traz as técnicas apropriadas para criar a melhor experiência de compra, como: valorizar marcas e produtos no ponto de venda, transmitir identidade, valores e causar um impacto visual positivo, além de simplificar a jornada de consumo, otimizando o espaço para evidenciar determinados produtos e instigar os consumidores a permanecer mais tempo naquele espaço para aumentar as vendas.

A coordenadora e professora do curso, Cintia Lie, atua na área de Retail Design e Visual Merchandising há mais de 20 anos com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. As aulas também contam com professoras especialistas em varejo e comunicação de marcas de moda.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso de extensão Visual Merchandising e Varejo para Moda apresenta as bases teóricas e metodológicas para o processo de exposição de produtos no varejo de moda para construir e consolidar a identidade visual de uma marca. 

Processos criativos através de conhecimento, pesquisa e metodologias para melhor desempenho da profissão e entender como criar um merchandising de marca dentro de novos desafios e novos comportamentos de consumo que se transformam a cada dia.

Ao final do curso, os alunos desenvolvem um projeto gráfico relacionado à produção de produtos e ao storytelling da marca, dentro de um contexto real de mercado, para que estejam aptos a analisar produtos, categorizar, selecionar e criar estratégias de exposição na loja.

  • Introdução, sobre o curso e mercado de varejo (3h)
  • Vitrina (9h)
  • Imagem de Moda (9h)
  • Gestão de Produto (9h)
  • Exposição (6h)
  • Apresentação trabalhos (4h)

Docentes

Cintia Lie Matuzawa

Coordenador do curso

Ana Romero

Ingrid Pergentino

Juliana Lopes

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