Língua
Português
Início
Abril 2025
Período
Fim de Semana
Formato
Híbrido
Duração
144 Horas
Coordenador do curso
Cintia Lie Matuzawa
Preço
*Em até 20x de R$ 1.250,10 por tempo limitado
Projetos de lojas assertivas demandam maior atenção em elementos como tamanho, formato, ambientes digitais e desenvolvimento da cadeia de suprimentos.
Data de Início: 12/04/25, aulas mensais aos sábados e domingos, das 09h00 às 17h00.
*Matricule-se até 11/02/25 e ganhe 10% OFF nas parcelas.
Com a evolução da economia digital, o ambiente de compra, físico e virtual, assume papéis distintos na construção da percepção dos consumidores. O varejo busca profissionais especializados, capazes de criar estratégias únicas em resposta a este cenário.
O profissional que atua com varejo precisa se atualizar constantemente a respeito de conceitos de marketing, global e local, estratégias, perfil do consumidor, aspectos do produto e as diferentes formas de comunicação destes elementos conjuntos. Com professores de mercado para contribuir com o aprendizado e networking, o curso te ensina a relacionar elementos como sons, aromas, iluminação e imagens para criar ambientes capazes de transmitir a identidade da marca e instigar diferentes percepções sensoriais.
Aprofunde-se em conceitos, estratégias e metodologias sobre exposição estratégica de produtos a partir do Visual Merchandising, com apresentação de cases nacionais e internacionais, e ferramentas para construir pontos de vendas únicos.
Saiba mais sobre o curso Retail Design & Visual Merchandising!
Com entendimento amplo sobre a profissão e os desafios de mercado, aprenda a trabalhar tendências no ponto de venda com projetos integrados e interdisciplinares em parcerias institucionais com grandes marcas para criar oportunidades reais de acesso ao mercado.
Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
O curso foi elaborado para profissionais de varejo, arquitetos, designers de interiores, produto e moda, decoradores e publicitários com vontade de aprimorar competências, com suporte técnico, artístico e intelectual. Conheça ferramentas novas para desafios que demandam soluções inovadoras, considerando a amplitude de produtos e seu impacto no desenho da área de loja.
O curso de Retail Design & Visual Merchandising busca levantar dados a partir de sinais encontrados no mercado, manifestações do comportamento de consumo e práticas sociais, que podem servir como indicativos de tendências. Vamos apresentar o cenário multidisciplinar do mercado de varejo a fim de formar profissionais capazes de performar em projetos de design estratégicos para marcas, com olhar investigativo, muita pesquisa, e uma leitura sobre imagem de marca para melhorar a comunicação com seu público.
O programa internacional oferecido pelo One Year em Retail Design & Visual Merchandising do IED São Paulo busca trazer, através de conteúdos específicos, o universo do varejo internacional como complemento ao complexo cenário do setor terciário e da tecnologia digital. Durante o percurso em Milão, iremos explorar como as marcas europeias têm vivido e enfrentado com criatividade e inovação as rápidas mudanças do mercado.
Conteúdos abordados:
Retail Design
Iremos examinar como as marcas europeias buscam diferenciais no setor do varejo e como manifestam as soluções seja pelos atributos do design de espaços, dos produtos, das vitrinas e estratégias da marca diante da rápida transformação na área do consumo. Serão apresentados cases das mais diversificadas lojas para melhor compreensão dos reposicionamentos de cada segmento comercial e sua relação com seu consumidor.
Retail Tour
Visitas guiadas às marcas, com foco no design de lojas, visual merchandising e modelo de negócio. Compreensão das lojas como espaços híbridos com tangenciamento em design, moda, arte, arquitetura, varejo, história e consumo. Visita a diversos pontos de venda icônicos para ancorar o conhecimento e conteúdos aplicados. Os alunos recebem alta carga de informação técnica com o objetivo de treinar o olhar para o cenário comercial da cidade de Milão e se tornarem aptos numa curadoria especializada sob o viés do retail design.
Especialidades
Aula com profissionais especialistas na área de retail e visual merchandising falando sobre estratégias projetuais, exemplos de lojas e experiências aplicadas da marca no ponto de venda com intersecções multidisciplinares. Desenvolvimento de exercício durante o percurso da semana italiana com comentários dos professores.
Professores estrangeiros ministrarão os conteúdos em INGLÊS.
Programa e Disciplinas
O curso Retail Design & Visual Merchandising é dividido em 3 fases: Conteúdos Base, que aborda temas como marketing, branding, neurociências, coolhunting e sustentabilidade; Conteúdos Específicos, que trata do Visual Merchandising e outros elementos de comércio, como Store Design, Iluminação, Sons e Aromas, Customer/Shopper Experience e Design Serviços; e Projeto Final – Loja Omnicanal, onde será desenvolvido um projeto para ponto de venda omnicanal.
Durante o curso serão realizadas pequenas atividades pontuais sobre temas apresentados em sala para organizar e formatar um trabalho final contendo todas as atividades e informações num projeto de loja completo.
O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.