Língua
Português
Início
Março 2025
Período
Fim de Semana
Formato
Presencial
Duração
144 Horas
Coordenador do curso
Laercio Marques
O programa aborda os principais drivers para construção de negócios do futuro: design, tecnologia, inovação, estratégia e criatividade.
Novas turmas em 2025.
Vivemos tempos de mudanças exponenciais e a transformação digital promovida pela quarta revolução industrial (indústria 4.0) vem revolucionando o modelo de negócio das empresas, bem como a proposta de valor de startups, organizações e novos empreendimentos. Os ciclos de inovação corporativa estão cada vez mais rápidos, complexos e desafiadores, e os modelos de gestão convencionais já não garantem por si só a sustentabilidade dos empreendimentos.
Viabilizar a utilização de novas tecnologias no ambiente de negócios, dar centralidade aos clientes e usuários através de processos adequados de customer discovery e compreender como os dados podem auxiliar nas tomadas de decisões no ambiente corporativo e na geração de novos negócios passam a ser táticas fundamentais para o desenvolvimento e a manutenção dos negócios.
O Business Design pode contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento de soluções para problemas complexos, a inserção de práticas ESG (Environmental, Social & Governance) nos negócios e organizações, e ainda a implementação de novos paradigmas como: horizontalização de negócios, diversidade e inclusão social, experimentação, prototipagem, agilidade, empreendedorismo e inovação aberta.
Saiba mais sobre o curso Business Design: Liderança Criativa!
O curso acontecerá em encontros quinzenais realizados aos sábados de modo presencial e on-line (alternados) e propõe desenvolver nos alunos o papel de liderança em negócios a partir da lente do design para: facilitar processos de inovação baseados na abordagem do design thinking, dar centralidade aos clientes e usuários finais das soluções através de processos adequados de customer discovery, além de desenvolver capacidades gerenciais e competências estratégicas para facilitação de processos, criação e desenvolvimento de estruturas organizacionais que atendam à necessidade de crescimento e transformação de negócios nas organizações.
Priorizamos uma aprendizagem prática, pautada pela imersão, experimentação e diálogo contínuos, fundamentada em conceitos como Project Based Learning e Experience Based Learning. Como resultado final qualificamos profissionais para o desenvolvimento de novos projetos, empreendimentos, estratégias e visões de negócios.
Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Pretendemos formar profissionais com o mindset de business design e as ferramentas mais adequada, necessárias para a condução das transformações que as empresas e a nossa sociedade necessitam.
O conteúdo do ONE YEAR em Business Design: Liderança Criativa aborda aspectos que impactam a transformação dos negócios em diferentes tipos de empresas e organizações. O principal objetivo é capacitar os alunos como facilitadores da inovação a partir da abordagem do design; adaptação de estruturas, fluxos e processos corporativos; evolução da cultura organizacional e liderança criativa; desenvolvimento de estratégias digitais e aplicação de tecnologias emergentes e transformação digital.
Serão desenvolvidas hard skills como: Gestão de Negócios, Estratégia empresarial e corporativa, Metodologias ágeis, Design Thinking e Design de Serviços; além de soft skills como: Criatividade, Empatia, Liderança, Facilitação, Gestão de Pessoas, Mudanças e Cultura Organizacional.
Utilizar o business design como abordagem estratégica para a inovação em negócios é fundamental para entender quais são as principais ferramentas e métodos de trabalho que viabilizem a construção de novos negócios, processos e empreendimentos. Trabalhar propostas de valor, métricas e indicadores de negócios. Criar, experimentar e validar estratégias, visões e modelos de negócios. Entender a efetiva necessidade das pessoas e trabalhar, a partir da abordagem do design centrado no humano, a criação colaborativa, combinada com estratégias de negócios, agilidade, prototipagem e experimentação.
Com a transformação digital das empresas, a digitalização dos processos e a tendência cada vez mais crescente do chamado modelo “Phygital”, o mercado de atuação para profissionais de business design e inovação segue em ampla expansão e atualmente alcança: indústrias, grandes corporações, multinacionais, startups, microempresas, empresas de serviços e do terceiro setor, entre outros.
O curso pretende formar profissionais com a capacidade de desenvolver, otimizar ou implementar novos processos e modelos de gestão, soluções inovadoras para produtos e serviços, empregar tecnologias emergentes e interpretar insights do consumidor e usuário final, impactando estrategicamente a todos os stakeholders (clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas) de um determinado negócio.
Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.
Programa e Disciplinas
O curso Business Design: Liderança Criativa foi estruturado em 4 fases: 1ª – Design, Complexidade e Criatividade; 2ª – Propósito, Estratégia e Negócios; 3ª – Métodos, Processos e Abordagens para Inovação; e 4ª – Organização, Cultura e Liderança criativa.
Fase 1: Design, Complexidade e Criatividade
Fase 2: Propósito, Estratégia e Negócios
Fase 3: Métodos, Processos e Abordagens para Inovação
Fase 4: Organização, Cultura e Liderança criativa
O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.