Língua

Português

Início

Abril 2024

Período

Fim de Semana

Formato

Híbrido

Duração

144 Horas

Coordenador do curso

Laercio Marques

Preço

15 parcelas de R$ 1.574,20

O programa aborda os principais drivers para construção de negócios do futuro: design, tecnologia, inovação, estratégia e criatividade.

Data de início: 06/04/2024, aos sábado, das 10h às 17h45.

Vivemos tempos de mudanças exponenciais e a transformação digital promovida pela quarta  revolução industrial (indústria 4.0) vem revolucionando o modelo de negócio das empresas, bem como a  proposta de valor de startups, organizações e novos empreendimentos. Os ciclos de inovação corporativa estão cada vez mais rápidos, complexos e desafiadores, e os modelos de gestão convencionais já não garantem por si só a sustentabilidade dos empreendimentos. 

Viabilizar a utilização de novas tecnologias no  ambiente de negócios, dar centralidade aos clientes e usuários através de processos adequados de customer discovery e compreender como os dados podem auxiliar nas tomadas de decisões no ambiente corporativo e na geração de novos negócios passam a ser táticas fundamentais para o desenvolvimento e a manutenção dos negócios. 

O Business Design pode contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento de soluções para problemas complexos, a inserção de práticas ESG (Environmental, Social & Governance) nos negócios e  organizações, e ainda a implementação de novos paradigmas como: horizontalização de negócios, diversidade e inclusão social, experimentação, prototipagem, agilidade, empreendedorismo e inovação aberta.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Business Design: Liderança Criativa!

O curso acontecerá em encontros quinzenais realizados aos sábados de modo presencial e on-line  (alternados) e propõe desenvolver nos alunos o papel de liderança em negócios a partir da lente do  design para: facilitar processos de inovação baseados na abordagem do design thinking, dar centralidade aos clientes e usuários finais das soluções através de processos adequados de customer discovery, além de  desenvolver capacidades gerenciais e competências estratégicas para facilitação de processos, criação e desenvolvimento de estruturas organizacionais que atendam à necessidade de crescimento e transformação de negócios nas organizações.  

Priorizamos uma aprendizagem prática, pautada pela imersão, experimentação e diálogo contínuos, fundamentada em conceitos como Project Based Learning e Experience Based Learning. Como resultado final qualificamos profissionais para o desenvolvimento de novos projetos, empreendimentos, estratégias e visões de negócios. 

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Pretendemos formar profissionais com o mindset de business design e as ferramentas mais adequada, necessárias para a condução das transformações que as empresas e a nossa sociedade necessitam.

O conteúdo do ONE YEAR em Business Design: Liderança Criativa aborda aspectos que impactam a  transformação dos negócios em diferentes tipos de empresas e organizações. O principal objetivo é  capacitar os alunos como facilitadores da inovação a partir da abordagem do design; adaptação de  estruturas, fluxos e processos corporativos; evolução da cultura organizacional e liderança criativa;  desenvolvimento de estratégias digitais e aplicação de tecnologias emergentes e transformação digital.

Serão desenvolvidas hard skills como: Gestão de Negócios, Estratégia empresarial e corporativa,  Metodologias ágeis, Design Thinking e Design de Serviços; além de soft skills como: Criatividade, Empatia,  Liderança, Facilitação, Gestão de Pessoas, Mudanças e Cultura Organizacional.

Utilizar o business design como abordagem estratégica para a inovação em negócios é fundamental para entender quais são as principais ferramentas e métodos de trabalho que viabilizem a construção de novos  negócios, processos e empreendimentos. Trabalhar propostas de valor, métricas e indicadores de negócios. Criar, experimentar e validar estratégias, visões e modelos de negócios. Entender a efetiva necessidade das pessoas e trabalhar, a partir da abordagem do design centrado no humano, a criação colaborativa, combinada com estratégias de negócios, agilidade, prototipagem e experimentação. 

Com a transformação digital das empresas, a digitalização dos processos e a tendência cada vez mais  crescente do chamado modelo “Phygital”, o mercado de atuação para profissionais de business design e inovação segue em ampla expansão e atualmente alcança: indústrias, grandes corporações,  multinacionais, startups, microempresas, empresas de serviços e do terceiro setor, entre outros.  

O curso pretende formar profissionais com a capacidade de desenvolver, otimizar ou implementar  novos processos e modelos de gestão, soluções inovadoras para produtos e serviços, empregar  tecnologias emergentes e interpretar insights do consumidor e usuário final, impactando  estrategicamente a todos os stakeholders (clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas) de um  determinado negócio.

Módulo Internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso Business Design: Liderança Criativa foi estruturado em 4 fases: 1ª – Design, Complexidade e Criatividade; 2ª – Propósito, Estratégia e Negócios; 3ª – Métodos, Processos e Abordagens para Inovação; e 4ª – Organização, Cultura e Liderança criativa.

Fase 1: Design, Complexidade e Criatividade

  • Mindset do Design: Design como processo (6h)
  • Business Design: Conceitos e fundamentos (6h)
  • Design Research: Abordagens imersivas (6h)
  • Complexidade e Design Sistêmico (6h)
  • Criatividade e Pensamento Visual (6h)
  • Validação de conceitos: Experimentação e Protótipos (6h)

Fase 2: Propósito, Estratégia e Negócios

  • Future Thinking: Construção de Cenários (6h)
  • Customer Experience: Experiência do usuário (6h)
  • Transformação Digital: O papel do designer (6h)
  • Planejamento Estratégico em Negócios (6h)
  • Data Driven Business: Negócios orientados por dados (6h)
  • Design de modelos de Negócios (6h)

Fase 3: Métodos, Processos e Abordagens para Inovação

  • Gestão do Design e Métodos Ágeis (6h)
  • Inovação Aberta (6h)
  • Metadesign: Simplicidade a partir da Complexidade (6h)
  • Design Thinking: Fundamentos e aplicações (6h)
  • Design de Serviços: Service Blueprint (6h)
  • Marketing Digital & Growth Hacking (6h)

Fase 4: Organização, Cultura e Liderança criativa

  • Inovação em Negócios: Modelos de Governança (6h)
  • Ecossistemas e Redes de Inovação (6h)
  • Empreendedorismo e Lean Startup (6h)
  • Empatia, Diversidade e Inclusão Social (6h)
  • Cultura organizacional e Gestão de Mudança (6h)
  • Liderança Criativa em Design (6h)

Docentes

Laercio Marques

Coordenador do curso

Ana Brum

Anny Atti

Caio Vassão

Camilla Annarumma

Carolina Zatorre

Coral Michelin

Clara Bidorini

Claudio Brandão Carneiro

Eduardo Strang

Eline Casasola

Erico Fileno

Fabiano Virginio Pereira

Francisco Albuquerque

Indio San

Marcelo Marciano

Natalia Kaupa

Patrícia Pradebon Copatti

Priscila Mattucci

Robson Santos

Thiago Rapparine

Vinícius do Valle

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

Poderia estar interessado em:

Notícias

Não perca