Língua

Português

Início

Outubro 2024

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

42 Horas

Coordenador do curso

Diana Joels

Preço

6 parcelas de R$ 648,08

Como a luz pode ser usada para moldar a atmosfera de um ambiente de acordo com os objetivos do espaço?

A iluminação não interfere apenas no ambiente, mas também nas emoções e comportamentos das pessoas. Quem trabalha como decorador, arquiteto ou designer de interiores precisa avaliar com cuidado as características de cada ambiente. Uma cozinha precisa de iluminação direta e clara, enquanto um quarto requer luzes indiretas, com menor incidência, para deixar o espaço confortável. Ambientes externos também se beneficiam das técnicas de iluminação com jogos de luzes capazes de criar contrastes e efeitos que valorizam monumentos, fachadas, edifícios e outros projetos de paisagismo.

O Lighting Design ajuda a valorizar espaços, aproveitando a luz natural para esconder pontos negativos, além de ajudar a criar cenários que estimulam emoções e comportamentos. Propor diferentes cores e intensidades de luz pode provocar sensações que variam conforme o período do dia. Tons frios ajudam a trazer mais disposição pelas manhãs, já as tonalidades mais quentes criam uma atmosfera aconchegante, ideal para as noites. 

A professora e coordenadora do curso, Diana Joels, é arquiteta, urbanista e Architectural Lighting Designer MSc, com 20 anos de experiência profissional com design de iluminação arquitetônica no Brasil, Suécia e Espanha, onde atuou no premiado escritório de projetos artec3 studio. Membro profissional AsBAI e Membro educador APDI.

Informação para decidir

O curso Lighting Design conduz os participantes em uma jornada de aprendizagem no campo do design de iluminação, a partir de uma abordagem multidisciplinar com equilíbrio entre os aspectos qualitativos e quantitativos inerentes aos universos do design e da luz. Desenvolva um olhar crítico e profissional para criar projetos de iluminação em ambientes diversos, como espaços comerciais, residenciais e eventos. 

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

O curso é direcionado a profissionais com experiência em design de espaços (arquitetos, designers, cenógrafos), que buscam ampliar e aprofundar conhecimentos sobre luz artificial e revisitar seus processos criativos, incorporando a luz como elemento indissociável da matéria na construção das experiências espaciais.

O Lighting Design usa técnicas de iluminação para melhorar a experiência das pessoas em diferentes espaços. Quando bem projetada, a iluminação é capaz de afetar nossos sentidos e emoções para provocar diferentes sensações, como conforto e bem-estar. Com isso, a luz constitui uma valiosa ferramenta em projetos de arquitetura e design de interiores, tanto para atingir objetivos funcionais quanto estéticos.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso de extensão Lighting Design do IED Rio busca ampliar e aprofundar capacidades criativas a partir de uma abordagem multidisciplinar, focado no desenvolvimento de projetos de iluminação artificial para ambientes, com base na orquestração das qualidades de visibilidades, espacialidade e atmosferas, a partir do domínio de aspectos visuais-perceptivos, aliado ao conhecimento técnico e noções de tecnologia.

Aulas com exercícios de observação de luz natural, manipulação de luz artificial e representação e Master Class com Mônica Lobo, diretora criativa da LD Studio e presidente da International Lighting Designers Association.

Aprenda a terminologia básica para descrição de qualidades luminosas; relações entre propriedades da luz (distribuição, temperatura correlata de cor, cor, intensidade, etc); características dos materiais (cor, textura, refletância, posição, etc) na construção das experiências espaciais e sensoriais e muito mais. 

Ao final do curso, os alunos estarão aptos a desenvolver projetos de design de iluminação  em todas as etapas profissionais: desde a análise e conceituação até a documentação técnica e estratégias de comunicação e apresentação de projetos.

Disciplinas

  • Luz, Percepção e Experiência dos Espaços (3h)
  • Luz: Grandeza Visual-Perceptiva (12h)
  • Luz: Grandeza Físico-Fotométrica (12h)
  • Design de Luz (12h)
  • Banca (3h)

Docentes

Diana Joels

Coordenador do curso

Ana Paula Laronga

Notícias