Língua

Português

Início

Abril 2023

Frequência

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Ana Cotta

Preço

24x de R$ 1.472,17

Aprenda a criar marcas capazes de solucionar problemas reais, do modelo de negócio ao marketing estratégico, para transformar sociedades.

Data de início: 13/04, terça e quinta, das 19h às 22h (poderão ocorrer algumas aulas aos sábados).

Toda marca tem uma história, elaborada a partir de um conjunto de estratégias próprias e estudos aprofundados sobre origens, de modo a transmitir com naturalidade valores, missão e personalidade. Quando pensamos em Branding, imediatamente lembramos de marcas cuja comunicação é única e se destaca em meio a tantos posicionamentos semelhantes.

A construção de um posicionamento sólido e coeso determina a forma como uma marca será recebida, identificada e lembrada pelos consumidores. 

Para saber apresentar uma marca e acessar sua personalidade é preciso aliar dados concretos, estratégia e uma boa dose de criatividade. A pós em Branding nasce com a proposta de fornecer um olhar contemporâneo, colaborativo, humanizado e aberto para trabalhar os principais conceitos, estratégias relevantes para negócios e ferramentas acessíveis, conectadas às práticas atuais do mercado.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Branding!

Através de um olhar contemporâneo, colaborativo e aberto, vamos trabalhar o Branding, suas estratégias, desenvolvimentos, relevância para negócios e ferramentas de forma acessível e totalmente conectado com a sua prática na vida real. Dessa forma, potencializamos os alunos para o mercado de trabalho, gerando a habilidade de se manterem atualizados para fazer parte do seu tempo.

O curso tem como objetivo entregar um mapeamento de mercado, segmento de atuação, entendimento de público e definição de necessidades e características comportamentais de público contemporâneo, com análises de tendências contemporâneas de comportamento, estratégias de marca que definem quem é essa marca, qual sua essência.

Ferramentas e técnicas para capturar e tangibilizar em estratégias o que é uma marca, para que criar diretrizes estratégicas que servem como balizadoras para tomada de decisões. 

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso é voltado para profissionais das áreas de marketing, administração, comunicação e design com olhar estratégico, assim como interessados em atuar na criação e gestão de marcas de forma criativa e contemporânea. 

Profissionais que atuam nas áreas de design ou redação podem assumir um papel estratégico ao dispor de um amplo acervo de ferramentas, habilidades e competências reais, desenvolvidas, potencializadas e colocadas em prática nos projetos ao longo do curso.

O Branding facilita a vida no início e no fim do dia, e te ensina a encontrar o propósito de marca, causas, valores e personalidade, assim como suas plataformas, essência e expressões de marca – quando ela ganha forma, identidade visual, verbal e tom de voz.

Semana Internacional - O Branding e o Posicionamento de Marcas: estudo guiado sobre o segmento de museus e seus players

Durante a Semana Internacional, serão realizadas visitas a alguns dos principais Museus da cidade de Milão para uma imersão estratégica no segmento e estudo de seus posicionamentos de marca. Além da teoria dada em sala de aula por uma professora local, vamos conceituar o que é ser um museu “Made in Italy", vivenciar e analisar as diferentes experiências, expressões e artefatos de cada museu, através das perspectivas de: tom de voz, identidade gráfica e arquitetônica, brand senses, site, app e sítio, atendimento, exposições, amenidades (café, souvenir shop etc) e toda a vivência periférica ao museu. Tudo isso guiado por um tool kit desenvolvido especialmente para o módulo.

Conteúdos abordados:

Posicionamento de Marcas e suas estratégias

Apresentação das principais tendências de posicionamento de marcas, adequações a outras estratégias de Branding, análise de momento em que um projeto de (re)posicionamento deve acontecer e imersão em táticas de implementação.

Visitas técnicas com análises presenciais

Visitas em grupo a alguns dos principais museus, guiadas por ferramentas de análise e (des)concordância de marcas + reuniões diárias de consolidação das percepções e saberes adquiridos no dia.

Posicionamentos futuros desejáveis

Produzir cenários faz parte de todo planejamento estratégico, porém estes cenários, em sua maioria são projetados baseados em performances passadas e algumas certezas futuras. Agregar o pensamento abdutivo e perguntar “E se?” é uma forma de se construir novas narrativas e posicionamentos possíveis visando explorar novas áreas com novos produtos e serviços.

Workshop de conclusão

Para conclusão do Módulo Internacional de Milão é proposto um workshop onde os alunos irão sintetizar os conteúdos e através da conexão entre os olhares de cada um, consolidar possíveis desalinhamentos de marcas, matrizes de posicionamento para o segmento e oportunidades de negócios com novos produtos, serviços e posicionamentos.

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

A pós-graduação em Branding aborda comunicação e cultura de marca, com pesquisas em campo para coletar dados importantes para os projetos que serão realizados. O curso possui três disciplinas principais, que são os pilares do aprendizado: Investigação e Diagnóstico, Estratégia de Marca e Expressão de Marcas.

Em Investigação e Diagnóstico, vamos estimular os instintos e habilidades de pesquisa e análise dos estudantes para que desenvolvam práticas que vão ajudá-los ao longo de toda a jornada. 

Nas disciplinas “Estratégia de Marca” e “Expressão de Marcas”, vamos pensar o universo das marcas a partir dos dados levantados e avaliar quais os melhores caminhos para a comunicação e as melhores formas de expressá-la.

O curso propõe a elaboração de quatro projetos com foco em: coolhunting e trends mindset; arquétipo de marcas; branding aplicado e transformação digital. Vamos desenvolver um projeto de marca pessoal e, para o TCC, realizaremos parceria com grandes empresas, marcas ou organizações.

  • Metodologias Ágeis (18h)

  • Negócios e Empreendedorismo (18h)

  • Introdução ao Branding (18h)

  • Investigação e Diagnóstico de Marca (60h)

  • Projeto: Coolhunting & Trends Mindset (6h)

  • Estratégia de Marca (60h)

  • Projeto: Arquétipo de Marcas (6h)

  • Expressão de Marca (60h)

  • Projeto: Branding Aplicado (Place Branding e Branding para Mercado da Moda) (12h)

  • Planejamento em Comunicação de Marca (21h)

  • Marketing Digital para Marcas (18h)

  • Projeto: Transformação Digital (6h)

  • Implementação & Cultura de Marca (21h)

  • Apresentações e Workshops de Marca (18h)

  • Personal Branding (18h)

  • TCC (40h)

Docentes

Ana Cotta

Coordenador do curso

André Carvalhal

Carlos Denisieski

Caio Esteves

Daniele Aragão

Gláucia Neves

Lívia Boeschenstein

Nathália Basil

Rafaela Bastos

Susana Arbex

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