Língua

Português

Início

Setembro 2022

Frequência

Noturno

Formato

Blended

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Ana Cotta

Preço

24x de R$ 1.472,17

O Branding ensina a focalizar o cerne da questão para, de maneira criativa, inovadora e com uso de diferentes ferramentas, solucionar problemas com maior agilidade.

Toda marca tem uma história, elaborada a partir de um conjunto de estratégias próprias e de um estudo aprofundado sobre suas origens, de modo a transmitir com naturalidade valores, missão e personalidade. 

Para saber contar a história de uma marca e acessar sua personalidade, é preciso aliar dados concretos, estratégia e uma boa dose de criatividade. Afinal, o propósito de uma marca deve ser relevante, sua comunicação clara e o processo divertido – sempre que possível!

A pós-graduação em Branding do IED Rio nasce com a proposta de fornecer aos estudantes um olhar contemporâneo, colaborativo e aberto para trabalhar os principais conceitos da disciplina, estratégias relevantes para negócios e ferramentas acessíveis, conectadas às práticas atuais do mercado.

Informação para decidir

Se você é uma pessoa objetiva que gosta de ir ao cerne da questão para solucionar questões de forma criativa, a pós do IED em Branding é para você!

Nosso programa contempla quatro anos de formação, com projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

Quando pensamos em Branding, imediatamente lembramos de marcas cuja comunicação é única e se destaca em meio a tantos posicionamentos ultrapassados. O que diferencia essas marcas das demais é o Branding. A construção de um posicionamento sólido e coeso determina a forma como ela será percebida, identificada e lembrada pelos consumidores. Um trabalho de branding bem desenhado e executado, possibilita a utilização de elementos básicos enquanto características distintas de uma marca – seja por efeitos sonoros, uma frase ou apenas uma cor.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A experiência da Academia de Joias não depende de quórum mínimo de alunos.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso é voltado para profissionais das áreas de marketing, administração, comunicação e design que tenham um olhar estratégico, assim como pessoas interessadas em atuar na criação e gestão de marcas de forma criativa e contemporânea. 

Profissionais que atuam nas áreas de design ou redação podem assumir um papel estratégico ao dispor de um amplo acervo de ferramentas, habilidades e competências reais, desenvolvidas, potencializadas e colocadas em prática nos projetos ao longo da jornada no IED.

A pós-graduação em Branding do IED Rio nasceu de um curso livre com a proposta de fornecer aos estudantes um olhar contemporâneo, colaborativo e aberto para trabalhar os principais conceitos da disciplina, estratégias relevantes para negócios e ferramentas acessíveis, conectadas às práticas atuais do mercado. 

O curso procura potencializar seu conhecimento e desenvolver a habilidade de se manter atualizado para atuar com gestão de marketing, consultoria de Branding ou como estrategista de marca, tanto em empresas como em agências.

Toda marca tem sua história, mas nem todas contam com um conjunto de estratégias apropriadas para gerir sua imagem e comunicação, elaborado a partir de um estudo aprofundado sobre suas origens, de modo a transmitir ao público-alvo com naturalidade: valores, missão e personalidade. 

Para saber contar a história de uma marca, será preciso aliar dados concretos, estratégia e uma boa dose de criatividade. Afinal, o propósito de uma marca deve ser relevante; sua comunicação, clara, e o processo, divertido (sempre que possível).

Semana Internacional - O Branding e o Posicionamento de Marcas: estudo guiado sobre o segmento de museus e seus players

Durante a Semana Internacional, serão realizadas visitas a alguns dos principais Museus da cidade de Milão para uma imersão estratégica no segmento e estudo de seus posicionamentos de marca. Além da teoria dada em sala de aula por uma professora local, vamos conceituar o que é ser um museu “Made in Italy", vivenciar e analisar as diferentes experiências, expressões e artefatos de cada museu, através das perspectivas de: tom de voz, identidade gráfica e arquitetônica, brand senses, site, app e sítio, atendimento, exposições, amenidades (café, souvenir shop etc) e toda a vivência periférica ao museu. Tudo isso guiado por um tool kit desenvolvido especialmente para o módulo.

Conteúdos abordados:

Posicionamento de Marcas e suas estratégias

Apresentação das principais tendências de posicionamento de marcas, adequações a outras estratégias de Branding, análise de momento em que um projeto de (re)posicionamento deve acontecer e imersão em táticas de implementação.

Visitas técnicas com análises presenciais

Visitas em grupo a alguns dos principais museus, guiadas por ferramentas de análise e (des)concordância de marcas + reuniões diárias de consolidação das percepções e saberes adquiridos no dia.

Posicionamentos futuros desejáveis

Produzir cenários faz parte de todo planejamento estratégico, porém estes cenários, em sua maioria são projetados baseados em performances passadas e algumas certezas futuras. Agregar o pensamento abdutivo e perguntar “E se?” é uma forma de se construir novas narrativas e posicionamentos possíveis visando explorar novas áreas com novos produtos e serviços.

Workshop de conclusão

Para conclusão do Módulo Internacional de Milão é proposto um workshop onde os alunos irão sintetizar os conteúdos e através da conexão entre os olhares de cada um, consolidar possíveis desalinhamentos de marcas, matrizes de posicionamento para o segmento e oportunidades de negócios com novos produtos, serviços e posicionamentos.

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

A pós-graduação em Branding aborda comunicação e cultura de marca, com pesquisas em campo para coletar dados importantes para os projetos que serão realizados. O curso possui três disciplinas principais, que são os pilares do aprendizado: Investigação e Diagnóstico, Estratégia de Marca e Expressão de Marcas.

Em Investigação e Diagnóstico, vamos estimular os instintos e habilidades de pesquisa e análise dos estudantes para que desenvolvam práticas que vão ajudá-los ao longo de toda a jornada. 

Nas disciplinas “Estratégia de Marca” e “Expressão de Marcas”, vamos pensar o universo das marcas a partir dos dados levantados e avaliar quais os melhores caminhos para a comunicação e as melhores formas de expressá-la.

O curso propõe a elaboração de quatro projetos com foco em: coolhunting e trends mindset; arquétipo de marcas; branding aplicado e transformação digital. Vamos desenvolver um projeto de marca pessoal e, para o TCC, realizaremos parceria com grandes empresas, marcas ou organizações.

Faculdade

Ana Cotta

Coordenador do curso

André Carvalhal

Carlos Denisieski

Caio Esteves

Daniele Aragão

Gláucia Neves

Lívia Boeschenstein

Nathália Basil

Rafaela Bastos

Susana Arbex

Poderia estar interessado em:

Notícias