POR
Língua
Português
Início
Abril 2024
Período
Noturno
Formato
Híbrido
Duração
400 Horas
Coordenador do curso
Ana Cotta
Aprenda a criar marcas capazes de solucionar problemas reais, do modelo de negócio ao marketing estratégico, para transformar sociedades.
Toda marca tem uma história, elaborada a partir de um conjunto de estratégias próprias e estudos aprofundados sobre origens, de modo a transmitir com naturalidade valores, missão e personalidade. Quando pensamos em Branding, imediatamente lembramos de marcas cuja comunicação é única e se destaca em meio a tantos posicionamentos semelhantes.
A construção de um posicionamento sólido e coeso determina a forma como uma marca será recebida, identificada e lembrada pelos consumidores.
Para saber apresentar uma marca e acessar sua personalidade é preciso aliar dados concretos, estratégia e uma boa dose de criatividade. A pós em Branding nasce com a proposta de fornecer um olhar contemporâneo, colaborativo, humanizado e aberto para trabalhar os principais conceitos, estratégias relevantes para negócios e ferramentas acessíveis, conectadas às práticas atuais do mercado.
Saiba mais sobre o curso Branding!
Através de um olhar contemporâneo, colaborativo e aberto, vamos trabalhar o Branding, suas estratégias, desenvolvimentos, relevância para negócios e ferramentas de forma acessível e totalmente conectado com a sua prática na vida real. Dessa forma, potencializamos os alunos para o mercado de trabalho, gerando a habilidade de se manterem atualizados para fazer parte do seu tempo.
O curso tem como objetivo entregar um mapeamento de mercado, segmento de atuação, entendimento de público e definição de necessidades e características comportamentais de público contemporâneo, com análises de tendências contemporâneas de comportamento, estratégias de marca que definem quem é essa marca, qual sua essência.
Ferramentas e técnicas para capturar e tangibilizar em estratégias o que é uma marca, para que criar diretrizes estratégicas que servem como balizadoras para tomada de decisões.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.
O curso é voltado para profissionais das áreas de marketing, administração, comunicação e design com olhar estratégico, assim como interessados em atuar na criação e gestão de marcas de forma criativa e contemporânea.
Profissionais que atuam nas áreas de design ou redação podem assumir um papel estratégico ao dispor de um amplo acervo de ferramentas, habilidades e competências reais, desenvolvidas, potencializadas e colocadas em prática nos projetos ao longo do curso.
O Branding facilita a vida no início e no fim do dia, e te ensina a encontrar o propósito de marca, causas, valores e personalidade, assim como suas plataformas, essência e expressões de marca – quando ela ganha forma, identidade visual, verbal e tom de voz.
Durante a Semana Internacional, serão realizadas visitas a alguns dos principais Museus da cidade de Milão para uma imersão estratégica no segmento e estudo de seus posicionamentos de marca. Além da teoria dada em sala de aula por uma professora local, vamos conceituar o que é ser um museu “Made in Italy", vivenciar e analisar as diferentes experiências, expressões e artefatos de cada museu, através das perspectivas de: tom de voz, identidade gráfica e arquitetônica, brand senses, site, app e sítio, atendimento, exposições, amenidades (café, souvenir shop etc) e toda a vivência periférica ao museu. Tudo isso guiado por um tool kit desenvolvido especialmente para o módulo.
Conteúdos abordados:
Posicionamento de Marcas e suas estratégias
Apresentação das principais tendências de posicionamento de marcas, adequações a outras estratégias de Branding, análise de momento em que um projeto de (re)posicionamento deve acontecer e imersão em táticas de implementação.
Visitas técnicas com análises presenciais
Visitas em grupo a alguns dos principais museus, guiadas por ferramentas de análise e (des)concordância de marcas + reuniões diárias de consolidação das percepções e saberes adquiridos no dia.
Posicionamentos futuros desejáveis
Produzir cenários faz parte de todo planejamento estratégico, porém estes cenários, em sua maioria são projetados baseados em performances passadas e algumas certezas futuras. Agregar o pensamento abdutivo e perguntar “E se?” é uma forma de se construir novas narrativas e posicionamentos possíveis visando explorar novas áreas com novos produtos e serviços.
Workshop de conclusão
Para conclusão do Módulo Internacional de Milão é proposto um workshop onde os alunos irão sintetizar os conteúdos e através da conexão entre os olhares de cada um, consolidar possíveis desalinhamentos de marcas, matrizes de posicionamento para o segmento e oportunidades de negócios com novos produtos, serviços e posicionamentos.
Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.
Programa e Disciplinas
A pós-graduação em Branding aborda comunicação e cultura de marca, com pesquisas em campo para coletar dados importantes para os projetos que serão realizados. O curso possui três disciplinas principais, que são os pilares do aprendizado: Investigação e Diagnóstico, Estratégia de Marca e Expressão de Marcas.
Em Investigação e Diagnóstico, vamos estimular os instintos e habilidades de pesquisa e análise dos estudantes para que desenvolvam práticas que vão ajudá-los ao longo de toda a jornada.
Nas disciplinas “Estratégia de Marca” e “Expressão de Marcas”, vamos pensar o universo das marcas a partir dos dados levantados e avaliar quais os melhores caminhos para a comunicação e as melhores formas de expressá-la.
O curso propõe a elaboração de quatro projetos com foco em: coolhunting e trends mindset; arquétipo de marcas; branding aplicado e transformação digital. Vamos desenvolver um projeto de marca pessoal e, para o TCC, realizaremos parceria com grandes empresas, marcas ou organizações.
Metodologias Ágeis (18h)
Negócios e Empreendedorismo (18h)
Introdução ao Branding (18h)
Investigação e Diagnóstico de Marca (60h)
Projeto: Coolhunting & Trends Mindset (6h)
Estratégia de Marca (60h)
Projeto: Arquétipo de Marcas (6h)
Expressão de Marca (60h)
Projeto: Branding Aplicado (Place Branding e Branding para Mercado da Moda) (12h)
Planejamento em Comunicação de Marca (21h)
Marketing Digital para Marcas (18h)
Projeto: Transformação Digital (6h)
Implementação & Cultura de Marca (21h)
Apresentações e Workshops de Marca (18h)
Personal Branding (18h)
TCC (40h)
A Semana Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.