Data

01 setembro 2023

Se você ainda não se matriculou, ainda dá tempo de fazer parte da maior rede de designers e criativos do mundo!

Em 2022 o bacharelado em Design Gráfico e Digital foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e recebeu nota máxima. Foram muitas ideias, projetos e conquistas, tanto para alunos(as) e docentes, quanto para o próprio instituto enquanto ponto de encontro para criativos e profissionais do design.

A nota 5 veio para confirmar que estamos no caminho certo na jornada de formação da próxima geração de designers, e aqui vamos relembrar algumas delas. Nessa retrospectiva, você vai conhecer mais sobre cada um desses projetos, realizados com a participação de estudantes e professores da graduação em Design Gráfico e Digital.

Inscreva-se no Vestibular Online do IED.

Projetos de Design Gráfico e Digital do IED SP

Entre projetos gráficos para livros, revistas e grandes eventos, firmamos parcerias com grandes empresas e ONGs para garantir aos estudantes oportunidades reais de acesso ao mercado. Além disso, em 2022 realizamos a 16ª edição do Apriti de volta ao formato presencial, na qual conhecemos os trabalhos realizados nos últimos três anos e acompanhamos os desfiles dos graduados em Design de Moda.

Digital.Lab Americanas

O Digital.Lab, escritório de inovação da Americanas, buscou inovar a experiência de interação virtual com seu time por meio do metaverso. Para isso, foi escolhida a plataforma Gather, que possui uma interface e linguagem 8Bit retrô, simpática e muito amigável. 

O Digital.Lab trouxe o desafio ao IED para colaborarmos e refletirmos sobre esse novo espaço da Americanas. Nosso desafio foi explorar e repensar esse ambiente virtual no Gather, que faz parte de um gênero emergente de plataforma de comunicação que fica a meio caminho entre as salas de reunião do Zoom e o bate-papo durante os videogames. 

Livro “O que é a Cultura do Desperdício?”

O livro “O que é a Cultura do Desperdício?” nasceu a partir de uma parceria entre a Conteúdos Diversos Produções e o IED. Utilizando o material bruto de gravação do documentário Cultura do Desperdício, lançado em 2017, o livro fará uma nova leitura de seu conteúdo explorando aspectos não contemplados na obra original. Esse projeto é fruto da “cultura da convergência”, em que o uso de diferentes plataformas de mídia nos permite alcançar mais pessoas para a causa.

Aprofundamos seu conteúdo e utilizamos recursos como QR Codes onde o leitor poderá assistir em seu celular algumas falas complementares dos depoentes, transformando a leitura clássica em uma experiência multiplataforma, aproximando o livro do documentário.

Para os estudantes e docentes do IED foi uma oportunidade incrível de aprendizado e troca, envolvendo uma equipe das áreas de editorial, ilustração, direção de arte e audiovisual.

Revista &Design

Em uma parceria inédita com a empreendedora e empresária Ângela Leal e com a JCG Filmes, alunos do IED assinaram o projeto gráfico da nova &Design Magazine

A primeira edição conta com projeto de alunos(as) para revista &Design, sob coordenação de Eliane Weizmann, orientação e direção de arte do professor Fabio Silveira e 18 estudantes do Bacharelado em Design Gráfico e Digital, que ficaram responsáveis pelas dez ilustrações que acompanham as matérias dessa primeira publicação, além de toda a diagramação do conteúdo, possibilitando assim uma interação entre estudantes, professores, colecionadores e demais profissionais das artes. 

A revista &Design tem como objetivo ser uma referência nacional e internacional sobre design, reforçando uma identidade brasileira que não seja estereotipada e que represente a diversidade criativa aqui presente.

Livro digital: Movimento Lixo Invisível

Em 2020, durante a pandemia, fomos pegos de surpresa pela quantidade de resíduos domésticos gerados. A preocupação acabou estimulando um coletivo criativo a pensar em soluções caseiras de como poderíamos tratar esse assunto. 

A convite do Centro de Inovação do IED Brasil, em parceria com a Empresa Symnetics Brasil, estudantes e professores participaram da criação do grupo de trabalho, que virou o movimento @lixoinvisivel, que se propôs a cocriar soluções para lidar com o impacto do lixo (invisível) em nossas vidas.

Esta experiência exploratória e de inovação aberta que começou em 2020 continuou em 2021 e, em 2022, lançamos o livro digital de receitas de design para você ressignificar o destino dos resíduos produzidos na sua casa, de forma consciente e criativa.

8º Fórum Global MUFPP

O 8º Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão (MUFPP - Milan Urban Food Policy Pact) foi realizado em outubro passado no Rio de Janeiro, cujo tema foi “Alimentos para alimentar a justiça climática – como as cidades podem encontrar soluções através políticas alimentares urbanas”.

A sociedade civil e os cidadãos são fundamentais para o debate em torno da transformação dos sistemas alimentares, pois são os motores da mudança política, sendo diretamente impactados por políticas locais e globais. Portanto, o 8º Fórum Global do MUFPP explorou como os sistemas alimentares podem se tornar uma das alavancas mais poderosas para alcançar um mundo mais justo e um futuro mais próspero.

Nesta edição, estudantes e docentes do IED ficaram responsáveis pelo desenvolvimento de toda a identidade visual do evento.

Livro “Estou Refugiado: Afeganistão, Moçambique, Venezuela e Ucrânia” e oficina de Photoshop para refugiadas afegãs

A ONG Estou Refugiado nasceu da convicção de que a questão do refúgio estava envolta em uma densa nuvem de desinformação e preconceito. Era preciso tomar uma atitude para mudar esse cenário, dando voz, visibilidade e dignidade a esses seres humanos que precisam muito de apoio e compreensão. A ONG tinha uma demanda de formação para 4 fotógrafas refugiadas que precisavam aprimorar os conhecimentos do software Photoshop. 

Assim, organizamos uma série de aulas com uma professora especialista do IED para fornecer o conhecimento necessário às participantes para que pudessem ter domínio da ferramenta.

O livro “Estou Refugiado: Afeganistão, Moçambique, Venezuela e Ucrânia” teve seu projeto gráfico desenvolvido por alunos(as) e professores(as) do IED em parceria com a ONG, e conta histórias reais de quatro mulheres refugiadas desses países no Brasil.

Treinamento para técnicos da rede Fab Lab Livre SP

A convite do Centro de Inovação do IED Brasil e em parceria com o Programa Fab Lab Livre da cidade de São Paulo da secretaria municipal de inovação e tecnologia da cidade de são paulo, propusemos desenvolver uma primeira ação de conexão e intercâmbio entre os técnicos do programa de fab lab e o IED Brasil. Nossa proposta foi um encontro para desenvolver conteúdos básicos e direcionados para as atividades dos fab labs em design a partir de uma abordagem para economia circular.

O intercâmbio foi fundamental para abrir novas possibilidades de ações em conjunto e maior conhecimento das instituições. As atividades foram dirigidas para técnicos e gestores do programa.

Desenvolvimento de propostas de Troféu para o prêmio PREMIA SAMPA

A convite da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Cidade de São Paulo (SMIT), criamos um projeto extensionista para o desenvolvimento de projetos de troféu em fabricação digital. Convidamos alunas, alunos, ex-alunos, professoras e professores para desenvolver junto a colaboradores da secretaria conceitos e propostas de troféus para ser fabricados no Centro de Inovação do IED Brasil e em parceria com o Programa Fab Lab Livre da cidade de São Paulo. 

O objetivo deste projeto foi colaborar com a aproximação do design no serviço público e reconhecimento das ações de inovação desenvolvidas por servidores públicos.

6º Festival GIF Cidades Visíveis: Representações tangíveis e intangíveis

Para a 6ª edição do Festival GIF, o Festival de Interações Gráficas, Design e Comunicação, preparamos uma série de atividades interativas gratuitas para o público mergulhar no universo gráfico e digital. O pátio do IED São Paulo foi ocupado por exposições e experiências interativas onde o público teve a oportunidade de navegar por uma realidade virtual através de um skate e ver imagens com a temática da cidade, tanto criadas por inteligência artificial, como em ilustrações digitais.

Ainda no pátio, houve a exposição Cores do Mundo, um projeto artístico da ONG Estou Refugiado, que reúne um grupo de artistas plásticos refugiados, para preencher de cor, alegria e esperança o vazio dos tapumes das construções civis das nossas cidades.

Troca de livros no Festival GIF

Ainda durante a 6ª Edição do Festival GIF, promovemos uma troca e/ou doação de livros entre os participantes do evento.

16º Apriti

Depois de dois anos de pandemia, em 2022 realizamos a 16ª Edição do APRITI, evento de maior destaque do ano, com uma programação intensa de exposições, desfiles, música e a presenças importantes nomes do design IED. 

A mostra apresentou os melhores TCCs dos alunos formados em 2020, 2021 e 2022, dos Bacharelados em Design Gráfico e Digital, Design de Moda e Design de Produto e Serviço, e toda a amplitude de possibilidades da formação de designers do IED, divididos em uma ampla gama de temáticas e soluções, com ênfase em questões sociais, de sustentabilidade, explorações autorais e tecnológicas.

O evento recebeu entre os convidados criadores, jornalistas, influenciadores e empreendedores de vários setores do design e da Economia Criativa – com a presença da equipe internacional da plataforma ALUMNI, comunidade global de ex-alunos IED. 

Quem é a coordenadora do curso?

A graduação em Design Gráfico e Digital do Istituto Europeo di Design São Paulo tem ênfase na convergência das plataformas da comunicação visual, gráfica e digital, para que os alunos(as) estejam preparados para responder aos desafios do século 21. O curso, estruturado e coordenado por Eliane Weizmann, foi pensado para ampliar seu campo de atuação profissional.

Eliane Weizmann é Especialista em Design e Hipermídia, mestre em Artes Visuais e graduada em Artes Plásticas, e está à frente da coordenação da graduação em Design Gráfico e Digital do IED desde o início. Além disso, Weizmann é responsável pelo setor educativo do File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), atuando na área de comunicação e produção do festival desde 2000.

Com vasta experiência na área das artes, com ênfase em linguagens eletrônicas, a Eli tem participação recorrente em exposições nacionais e internacionais, sempre dedicada a temas relacionados à cultura digital, comunicação e arte eletrônica.

 

O Bacharelado em Design Gráfico e Digital garante oportunidades exclusivas de acesso ao mercado de trabalho por meio de parcerias com grandes empresas e marcas. Em graduações passadas tivemos parcerias com a Editora Globo, Havaianas, Arezzo&Co e Danone. Nossos Designers graduados saem da faculdade com um portfólio com projetos relevantes e preparados para ingressar no mercado e dar continuidade a sua jornada profissional!

Pode estar interessado em: