Língua

Português

Início

Fevereiro 2023

Frequência

Meio período

Formato

Presencial

Duração

4 Anos

Coordenador do curso

Kátia Lamarca

Preço

5x R$ 4.578,44 + Matrícula

A Moda não se limita à criação do produto. Nossos conteúdos levam você a simular amplamente a prática do setor, o cotidiano da comunicação de moda e análises de mercado.

A Moda é uma representação da sociedade e expressão de seus desejos. Por isso, o designer de moda é um ator importante no centro das decisões estratégicas e criativas que criam e influenciam inovações culturais. 

No Bacharelado em Design de Moda do IED São Paulo, percorremos a trilha que forma um profissional criativo, plural, consciente e capacitado para lidar com as complexidades do mundo contemporâneo de maneira sustentável, ética e inclusiva.

Aqui é o lugar onde você terá a oportunidade de se expressar, compartilhar, incluir, projetar e servir à sociedade. Prepare-se para os novos tempos, faça a diferença e construa futuros por meio do design, seja como Figurinista, Desenhista de Estampas, Designer de Artefatos, Stylist, entre outras muitas possibilidades. 

Informação para decidir

Saiba mais sobre a graduação em Design de Moda!

Com currículo teórico-prático e interdisciplinar, você se prepara para compreender a moda e sua cadeia produtiva de forma ampla, ao mesmo tempo em que exercita sua criatividade em projetos instigantes nos laboratórios, participando também de desafios e concursos. Desta forma, você constrói seu portfólio desde o primeiro semestre.

Pensar, criar e fazer moda a partir da abordagem contemporânea do design, envolve pessoas, produtos e mercados, e ser capaz de projetar coleções para diversos públicos — além de cuidar de cada detalhe para se tornar um profissional completo ou lançar sua própria marca.

O curso estimula a vivência de todas as etapas do processo de desenvolvimento de coleções a partir da cultura do projeto (central na abordagem do design), atendendo às necessidades reais da cadeia produtiva, dos negócios da moda e seus consumidores, pensando em diversos públicos — feminino, masculino, infantil, moda inclusiva, entre outros.

Entre os trabalhos dos nossos ex-alunos, estão obras que marcaram o IED por sua criatividade, inovação e ousadia, como: “Ad Aeternum”, de Bianca Augusta, que explora as materialidades e r​​​​elaciona corpo e Moda; “Faces”, de André Bazan, que traz uma coleção de artefatos que ressignificam a imagem do homem contemporâneo; e “Liberdade: A função social da roupa”, de Carolina Caminata, uma coleção de moda gala confeccionada a partir de questões de gênero, corpo, pertencimento e liberdade.

Para pessoas apaixonadas por moda com vontade de descobrir as várias possibilidades de atuação nesse mercado, vivenciar na prática, desenvolver criações, construir uma sólida formação e uma visão consciente, realizadora e inovadora para novos tempos.

Como designer de Moda formado pelo IED São Paulo, você será capaz de dialogar com todas as pontas da indústria da moda, podendo buscar uma posição de destaque em renomadas grifes, corporações nacionais ou multinacionais, além de empreender, lançando sua própria marca e coleções autorais, ou ainda participar de coletivos e grupos de artistas contemporâneos que fazem do vestuário um meio de manifestação.

Você será um profissional com as competências e habilidades para conectar as áreas internas e externas do setor, podendo direcionar sua atuação para criação, desenvolvimento de produtos e serviços, modelagem, marketing, comunicação, consultoria, pesquisa, estilo, editorial ou produção. Entre nossos ex-alunos há estilistas, designers têxteis, ilustradores de estamparia, empresários, executivos, stylists, produtores de moda, fotógrafos, profissionais de comunicação e coolhunters.

O bacharelado em Design de Moda do IED São Paulo tem como ponto forte o corpo docente, formado por professores com grande expressão no meio acadêmico e no mercado. Junto com o apoio de técnicos experientes e especializados, você recebe todo o suporte necessário nas oficinas para a realização dos projetos, dentro e fora do período das aulas.

O IED estimula você a realizar experiências internacionais e cursos de férias em uma das 10 sedes do IED na Itália e na Espanha. O grande objetivo é que você esteja preparado para uma carreira global e conectado com os recursos mais avançados.

Outro grande diferencial do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo é oferecer a você, a cada semestre, dois workshops com profissionais convidados atuantes no mercado de trabalho, com o intuito de promover experiências e discussões sobre temas atuais de grande relevância, estimulando o diálogo entre formação acadêmica e o que acontece na realidade da moda.

Por ter um conteúdo explanatório de todas as vertentes da moda, ao final de seu percurso na graduação, você pode descobrir novos interesses e habilidades. É nesse momento que você poderá escolher se aprofundar em áreas como Marketing e Comunicação de Moda, Joias e Acessórios, Calçados e Bolsas, Styling, Design de Varejo e Visual Merchandising ou Design de Interiores, dentre outras possibilidades de aprofundamento que só o IED São Paulo oferece.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

Cada projeto realizado na graduação do IED deve ser pensado desde as demandas de mercado e tendências até a confecção, a partir de uma abrangente pesquisa de tendências, formas, texturas, cores, materiais, desenhos, modelagens, costuras e acabamentos, refletindo também na comunicação de sua coleção. 

Nessa jornada, começamos com a apresentação dos fundamentos do design, construindo novos repertórios, explorando metodologias e ferramentas de expressão.

A partir do terceiro semestre vamos trabalhar sua identidade pessoal para descobrir como você se expressa, projetando peças do vestuário em coleções autorais. No quarto semestre, lançamos nosso olhar para fora, para a cultura da moda e o design universal. 

O quinto semestre é o momento de expandir horizontes e conhecer artefatos de moda, um universo para além do têxtil que envolve outros materiais. No sexto semestre você será capaz de expandir suas narrativas de imagem de moda e, também, a montar um planejamento estratégico para empreender.

Por fim, no último ano de curso, encerramos nossa jornada pelo Design de Moda com manifestos contemporâneos e a materialização do projeto dos seus sonhos com o trabalho de conclusão de curso. 

1° semestre

História da arte (36h)
Antropologia cultural (36h)
Sistemas sustentáveis (36h)
Percepção visual (36h)
Indústria da moda (36h)
Laboratório criativo (36h)
Desenho e técnicas expressivas (72h)
Representação digital I (36h)
Noções de construção do vestuário  (36h)
Tópicos avançados I (30h)
Atividades complementares I (40h)

2° semestre

História da arte contemporânea (36h)
História do design (36h)
Semiótica (36h)
Linguagem visual (36h)
Materiais têxteis (36h)
Projeto integrado (72h)
Desenho de moda I (36h)
Representação digital II (36h)
Práticas de ateliê de moda I (36h)
Tópicos avançados II (30h)
Atividades complementares II (40h)

3° semestre

História da indumentária e da moda (36h)
Figurino e performance (36h)
Representação digital III (36h)
Projeto em moda I (72h)
Desenho de moda II (36h)
Práticas de ateliê de moda II (36h)
Laboratório de modelagem e costura I (72h)
Optativa I (36h)
Tópicos avançados III (30h)
Atividades complementares III (20h)

4° semestre

História e cultura de moda (36h)
Projeto em moda II (72h)
Projeto têxtil (72h)
Desenho de moda III (36h)
Design para todos (36h)
Laboratório de modelagem e costura II (72h)
Optativa II (36h)
Tópicos avançados IV (30h)
Atividades complementares IV (20h)

5° semestre

Comportamento e consumo (36h)
Marketing (36h)
Projeto em moda III (72h)
Projeto de artefatos (72h)
Desenho de moda IV (36h)
Linguagem fotográfica (36h)
Modelagem computadorizada (36h)
Optativa III (36h)
Tópicos avançados V (30h)
Atividades complementares V (20h)

6° semestre

Marketing digital (36h)
Branding (36h)
Projeto estratégico em moda (72h)
Moda e inovação (36h)
Projeto de styling e imagem de moda (72h)
Visual merchandising (36h)
Linguagem audiovisual (36h)
Optativa IV (36h)
Tópicos avançados VI (30h)
Atividades complementares VI (20h)

7° semestre

Práticas profissionais (36h)
Moda e sociedade contemporânea (36h)
Projeto de conclusão I (144h)

8° semestre

Projeto de conclusão II (180h)
Estágio (240h)
 

 

Docentes

Kátia Lamarca

Coordenador do curso

André Caperutto

Cintia Lie Matuzawa

Coral Michelin

Débora Carammaschi

Fabio Silveira

Gil Tokio

Gustavo Cavalheiro

José Carlos Carreira

Juliana Lopes

Letícia Diniz Gonçalves

Lucius Vilar

Valeria Barbosa

Projetos

Notícias