Língua
Português
Início
Outubro 2024
Período
Fim de Semana
Formato
Presencial
Duração
156 Horas
Coordenador do curso
André Caperutto
Aprenda na prática, mesclando técnicas clássicas com conceitos e materiais contemporâneos.
Novas turmas em 2025.
Com uma introdução ao universo digital da joalheria e estratégias de imagem e comunicação de moda, o curso Joias: Design & Negócios prepara os alunos para a construção da história de uma marca, com uma boa comunicação online. Também serão apresentados processos de transformação da indústria joalheira, com prática de técnicas de desenho e ilustração de vários modelos de joias, de acordo com normas específicas da joalheria, trabalhando a criatividade e senso estético.
Por meio de atividades experienciais como base, o curso oferece visão sistêmica do mercado joalheiro, colocando em perspectiva fatores que potencializam, organizam e viabilizam o negócio estratégico, no qual o participante experimentará também as técnicas mais atuais para a confecção de joias artesanais e industriais.
Vivencie o design de joias, conheça sua história e experimente as técnicas de ourivesaria e gestão de negócio aplicadas ao mercado atual!
Saiba mais sobre o curso Joias: Design & Negócios!
A metodologia tem ênfase na pesquisa, reflexão e prática, na qual o aluno será conduzido a uma imersão no universo joalheiro, conhecendo seus principais elementos, com acesso às diferentes interfaces que o mercado oferece. Com vasto conhecimento e vivência no setor, os professores provocarão uma visão real do mercado e de suas oportunidades, proporcionando um ambiente ideal para profissionais que já atuam ou desejam entrar na área e expandir, ou começar seu networking.
Este curso possui formato presencial, seguindo um cronograma pré-determinado. As aulas presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Visitas externas também podem ser parte das aulas presenciais.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Idealizado para profissionais de diversas áreas ou interessados que queiram conhecer ou ampliar seus conhecimentos no universo das joias, o curso destina-se tanto a quem não tem qualquer conhecimento prático ou teórico e tem motivações para entrar no mercado, bem como para quem já possui um negócio e quer ampliar sua visão sobre o mercado joalheiro.
Do design de joias e coleções à experimentação das técnicas de ourivesaria, passando pelo conhecimento da história da joia e das gemas e pela gestão de negócios, o aluno será conduzido a uma imersão no universo joalheiro, pela pesquisa e prática cuja finalidade é provocar e incentivar para que o aluno tenha condições de elaborar uma estratégia para alcançar suas metas.
O curso Joias: Design & Negócios aborda temas importantes para a formação dos alunos, com uma introdução à história da moda, até a comunicação fashion nos meios digitais. Esse panorama sobre a disciplina principal será seguido de um encontro de mentoring com o coordenador para alinhar informações gerais sobre a dinâmica e objetivos do curso, e visa também a aproximação e o conhecimento do grupo, trazendo as expectativas e intenções de cada participante.
A experiência internacional de uma semana em uma das sedes do IED na Europa também possibilita aos alunos uma vivência única e imersiva do mundo das joias junto a empresas, lojas e parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global.
Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.
Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS.
Programa e Disciplinas
O curso One Year Joias: Design & Negócios aborda temas importantes para a formação dos alunos, com uma introdução à história da moda até a comunicação fashion nos meios digitais. Esse panorama sobre a disciplina principal será seguido de um encontro de mentoring com o coordenador para alinhar informações gerais sobre a dinâmica e objetivos do curso, e visa também a aproximação e o conhecimento do grupo, trazendo as expectativas e intenções de cada participante.
Com aulas de desenho técnico, ilustração de joias, gemologia, técnicas de ourivesaria e desenho digital de joias 3D, também vamos falar sobre processos criativos e percepção de valor, com um olhar voltado para a semiótica a fim de entender a simbologia do luxo.
Para que os alunos conquistem o conhecimento sobre o mercado, o curso também aborda processos e gerenciamento de produção com noções de precificação de joias, com aulas voltadas ao Design Thinking, identidade de marca. A jornada chega ao fim com o desenvolvimento e apresentação de pesquisa, temática, conceito, estratégia produtiva e protótipos de uma coleção de joias.