Língua

Português

Início

Abril 2023

Frequência

Meio período

Formato

Presencial

Duração

48 Horas

Coordenador do curso

Debora Oigman

Preço

6 parcelas de R$ 740,67

Com aulas de pintura, Illustrator e Photoshop em laboratório para criação de estampas vetoriais e digitais, utilizando desenhos, pinturas e carimbos para montar rapports e suas múltiplas aplicações.

Data de início: 13/04/2023, quinta, das 19h às 22h, e sábado, das 9h às 16h.

Criar estampas para diferentes peças é uma atividade fundamental para profissionais e marcas que atuam no segmento da moda – um dos mercados mais relevantes para a economia mundial. A estamparia apresenta a possibilidade de criar e explorar vários tipos de desenhos e padrões, criados de forma digital ou manual, com o uso de técnicas específicas que serão apresentadas em detalhes ao longo do curso de extensão Estamparia.

Participantes do curso serão apresentados ao processo de desenvolvimento de estampas na indústria (da criação à finalização) pela professora e coordenadora Debora Oigman, que possui ampla experiência e conhecimento na área –  atualmente integra a equipe de estamparia do Cantão, onde desenvolve estampas para tecido plano, localizadas e bordados, também foi responsável pela área de estampas da marca Totem por treze anos, onde elaborou dezenas de coleções, vendidas na Austrália, Inglaterra, Portugal, Caribe e EUA.

*Este curso possui materiais que precisam ser adquiridos à parte após a primeira aula. Confira a lista completa aqui.

Informação para decidir

Explore possibilidade criativas com o curso de Extensão em Estamparia do IED Rio!

O curso de extensão em Estamparia apresenta todo o processo de criação de uma coleção de estampas, desde a pesquisa de referências até a parte prática, com aulas de pintura, vetorização, ilustrações digitais e rapport (técnica de repetição para criar um efeito de continuidade nas estampas). Desenvolva sua criatividade na criação de artes originais para sua coleção de estampas autoral.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Pessoas com olhar e mente abertos para tudo aquilo que é novo e que queiram aprender a criar suas próprias estampas de forma manual e digital, como designers, arquitetos, decoradores, ilustradores, profissionais de moda (ou do mercado têxtil), como estilistas, estudantes e interessados em se aprofundar nas técnicas de estamparia.

Para criar estampas próprias, manuais ou digitais, é preciso aliar conhecimento técnico sobre os materiais a serem trabalhados, assim como uma boa dose de inventividade na hora de desenvolver novos desenhos e padrões. O curso de extensão em Estamparia do IED busca inspirar, instigar e orientar o saber e a criatividade dos participantes dentro da área de estampas, com aulas teóricas e práticas.

Programa de Estudos

O curso de extensão em Estamparia do IED apresenta o universo de criação de estampas, desde a parte histórica até os tipos de técnicas e impressões. Quais os tipos de rapport usados para a construção de uma estampa? Como elaborar o conceito de uma coleção e o que é preciso para montá-la? A partir da escolha de um tema e a definição de um briefing, a pesquisa sobre tendências de mercado, assim como técnicas de brainstorming e mood board, ajudam a estabelecer as bases para seu acervo de estampas originais.

Após a escolha dos elementos que farão parte dos trabalhos, os alunos criam e confeccionam seus próprios carimbos para desenvolver estampas em papéis e tecidos a partir de técnicas variadas, como colagem com papéis coloridos.

Com aulas de pintura (acrílica, gouache e aquarela), Illustrator e Photoshop em laboratório para criação de estampas vetoriais e digitais, utilizando desenhos, pinturas e carimbos para montar rapports e suas múltiplas aplicações.

Ao final do curso, cada estudante terá um portfólio e apresentará para a turma seu projeto final de coleção de estampas, com uma exposição na qual reunirá todos os trabalhos produzidos ao longo do curso.

Disciplinas

  • Introdução ao curso (3h)
  • O que é estamparia? (3h)
  • Coleção (briefing, tema, pesquisa, tendência) (3h)
  • Brainstorm e mood board (3h)
  • Desenho / criação de estampas (4h)
  • Colagem / criação de estampas (4h)
  • Pintura e carimbo / criação de estampas (6h)
  • Photoshop (6h)
  • Portfolio (3h)
  • Apresentação dos Trabalhos (3h)
  • Montagem da Exposição (4h)

 

Docentes

Debora Oigman

Coordenador do curso

Notícias