Ano acadêmico
2021/2022
A partir do projeto teórico “A função social da roupa: como a segmentação binária da moda impacta a questão identitária e de pertencimento”, foram desenvolvidos 15 looks, dos quais 7 foram confeccionados, a partir de um vasto estudo que percorreu as questões de gênero, corpo, pertencimento e liberdade, entre os séculos XIX, XX e XXI.
Como mulher pertencente a comunidade LGBTQIA+, a roupa e toda imagem pessoal sempre foi um elemento que negou ou colocou em dúvida a sexualidade da autora e por isso, a segmentação binária da indústria da moda é um questionamento que esteve presente em todo o percurso acadêmico e pessoal, tanto em pesquisas teóricas quanto projetuais e criativas.
O desenvolvimento dessa coleção propôs trazer liberdade criativa e no âmbito pessoal para a criadora, um projeto que traz o empoderamento do vestir e a leveza do ser como se é. Traz uma roupa que pode ser usada por todas, todos e todes, não pelo tamanho da modelagem em si, mas pelo estilo, pelo desenvolvimento, pela força e pela luta que traz em sua construção.
A moda é um forte elemento identitário, é a imagem e comunicação que traduz o corpo, e não se pode permitir que a tradução dessa imagem seja pré-definida por conceitos conservadores binários e que diminuam e minimizem a realidade e a luta que cada indivíduo. Os corpos são livres para usarem o que desejarem e isso não pode ser motivo de preconceito, devem ter a liberdade de ser e usar o que quiserem e não apenas seguir o vestir padronizado, imposto por padrões conceitos ultrapassados. Visto que a moda é um elemento que afirma e reafirma identidades e culturas, é essencial que ela seja democrática e que acompanhe e impulsione mudanças sociais.
A representação social da roupa vai muito além da função de cobrir a pele, ela comunica e transmite uma vivência, um caminho e a trajetória de um indivíduo, que aos olhos externos pode não ser compreendida, por ser única, e que também não deve ser julgada. A quebra real da segmentação binária trará LIBERDADE e acolhimento àqueles que hoje, na divisão masculina e feminina, não são contemplados.
Uma vez que a roupa comunica aquilo que não é dito verbalmente, ela traz sua importância em alimentar a mais pura essência do ser, em seus mais profundos desejos; ela nos faz pertencer simbolicamente a um lugar de liberdade não alcançado em outros meios de expressão.
A função contemporânea do designer de moda passa longe de criar peças de roupa…e se entrelaça, cada dia mais, com os questionamentos sociais e o comportamento humano.
Uma coleção de moda também é um posicionamento do autor diante do mundo.
Por este motivo, dentro dos TCCs do Bacharelado em Design de Moda do IED, o estudante que se propõe a seguir na vertente de Coleção de Moda, pode se ver desafiado a criar produtos resistentes ao status quo, mirando em um universo compartilhado de inclusão e respeito.
Tudo isso sem esquecer a parte técnica!
Construir uma coleção exige, também, o pensamento de resolução de problemas, tão característico do design. Como traduzir conceitos, questionamentos e posições em formas, linhas, texturas, cores, sem esquecer da ergonomia, do caimento, da atitude, maquiagem, iluminação e muito mais?
Coleção é unidade, e aqui temos um trabalho onde cada peça se mostra elo de uma corrente maior, fruto de muito processo, estudo e aprendizado também com os erros. Como resultado, o projeto Liberdade, nos convida ao entrelaçamento desta corrente com nossos pensamentos e ações frente ao preconceito, mostrando que juntos, juntas e juntes, somos muito mais fortes.
O processo criativo da Carol caminhou de mãos dadas com a pesquisa. Apesar de iniciar todo o projeto com leituras da pesquisa teórica, esta acompanhou todo o percurso da pesquisa experimental, prática, ao longo do desenvolver da coleção. Enquanto desenhava croquis, pesquisava sobre gênero, enquanto fazia pesquisa de materiais, lia sobre o século XIX….
A caminhada em conjunto foi essencial, pois assim cada detalhe do projeto se mesclava com o todo, se entrelaçam e se fortaleciam. A pesquisa de tecido, por exemplo, ocorreu no início, junto com as primeiras leituras, mas seguiu durante todo o ano de TCC, sempre presente testando materiais, testando modelagens, testando aviamentos e cores. Para a autora, esse é um dos grandes segredos de um projeto, a construção teórico-prática ser feita lado a lado.