Língua

Português

Início

Maio 2025

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

230 Horas

Coordenador do curso

Almir Mirabeau

Preço

*Em até 20x de R$ 961,07 por tempo limitado

Desenvolva habilidades em linguagens visuais, branding, animação, videografismo, audiovisual, IA e UX, por meio de projetos reais contextualizados na cultura.

Data de Início: 07/05/25, segundas e quartas, das 19h00 às 22h00.

*Matricule-se até 08/03/25 e ganhe 10% OFF nas parcelas.

Para atender às demandas que surgem no campo do design gráfico, da comunicação visual e do design digital, é preciso dominar técnicas e métodos que garantam sua inserção profissional na área. Um designer habilitado a operar ferramentas e softwares atualizados, com competências que permitam se apropriar de conceitos, processos e metodologias criativas, está preparado para atender os desafios de mercado.

O curso Design Gráfico e Digital propõe uma expansão de repertório em aulas com professores especializados, que intercalam teoria e muita prática com o objetivo de desenvolver uma visão crítica e consolidar aprendizados que garantam versatilidade de atuação aos profissionais da área. Além disso, a integração de novas tecnologias, como a inteligência artificial, se torna importante em diferentes processos criativos, evidenciando a necessidade de adaptação a esse panorama tecnológico em constante transformação.

Aprimore sua percepção crítica e conheça os princípios da ilustração, conceitos de imagem e fotografia, processamento e manipulação de imagens, princípios de ergonomia, usabilidade e UX, assim como a construção de narrativas visuais considerando contexto, audiência e fluxos de informação.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Design Gráfico e Digital!

Com uma proposta de aprendizado introdutória a diferentes tipos de linguagens visuais e gráficas, o curso apresenta aos profissionais de outras áreas as bases do Design Gráfico e Digital, essenciais para uma expansão futura do aprendizado.

Alunos(as) sem experiência ampla com ferramentas gráficas passarão por um nivelamento de experiência para que todos os participantes fiquem na mesma página durante as aulas.

O curso One Year em Design Gráfico e Digital tem uma abordagem sistêmica e holística sobre o mercado e sobre a atividade do profissional que atua nesta área, com professores especializados e atuantes nas áreas relacionadas às disciplinas do curso, para que os participantes se desenvolvam de maneira transdisciplinar, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, ou mesmo de empreender em projetos autorais.

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso é uma continuidade natural para uma graduação em design. Ao mesmo tempo pode atender a egressos de publicidade, fotografia, marketing, design e produto, mídias digitais, arquitetura,entre outras. Mesmo alunos das escolas de Negócios/ADM e de TI que tenham interesse em se aproximar de disciplinas relativas ao design podem ser um público potencial. 

O curso também atende a pessoas criativas que queiram fazer um turn off na carreira ou busquem oportunidades em áreas relacionadas a economia criativa. Depois da mudança para a nova sede, a faixa etária tem diminuído, trazendo alunos sem curso superior, mas que querem conhecer as possíveis inserções de mercado e testar seu potencial criativo.

O mercado atual exige dos profissionais de design a flexibilidade necessária para atender diferentes projetos e, para isso, é preciso conhecimento em profundidade sobre ferramentas, conceitos e metodologias. Entender linguagens gráficas e suas diferentes aplicações, assim como a história da comunicação visual, conceitos e princípios de forma, cor e tipografia é fundamental para quem procura desenvolver uma percepção visual aguçada o bastante para elaborar projetos de alta qualidade.

Módulo Internacional - Design Gráfico e Digital

Faremos uma imersão internacional em uma das capitais europeias que vem crescendo bastante dentro do mundo da inovação, iremos para Madri! Nesta semana espanhola não só mergulharemos na cultura local, como também iremos nos aprofundar nas questões contemporâneas do design e da comunicação visual. Da institucionalização histórica do ensino do design à inserção do designer enquanto ator da indústria criativa, o módulo abrange conteúdos fundamentais e contextualiza o aluno de forma a apresentá-lo às novas tendências no campo.

Conteúdos abordados durante o módulo:

Branding e Comunicação Visual
Marcas comunicam, contam histórias, constroem relacionamentos, reúnem pessoas, distinguem grupos, representam, diferenciam, inspiram, agregam e, entre essas e tantas outras coisas, rendem grandes debates e insights. Assim, iremos discutir onde o branding e a comunicação visual estão inseridos na sociedade, em especial na indústria criativa no século XXI. Suas formas de atuação, as novas tendências e como o profissional da área deve se preparar para enfrentar os desafios atuais e os que estão por vir.

UX Research
Com o crescimento do campo da User eXperience (UX) dentro do Design de Interação e o estabelecimento da disciplinas de Design Thinking e Design Antropology, cada vez mais as técnicas de pesquisa da história oral, da antropologia e da etnografia têm se tornado uma referência para a coleta de dados qualitativos. Trataremos de temas relacionados à usabilidade e UX; recomendações de acessibilidade, história oral, técnicas de entrevistas estruturada e semi-estruturada.

História do Design
A implementação da indústria e a chegada de novas tecnologias durante o século XX trouxe a necessidade da formação de profissionais capazes de atender a essas novas demandas. Devido a características regionais, a institucionalização do campo do design aconteceu de formas diversas, com cada país trazendo suas especificidades e características culturais. Queremos aqui pensar esse tema através de uma análise comparativa entre a institucionalização do design no Brasil cotejada com esse processo histórico em outros países.

Infografia e Visualização de Dados
A visualização de dados, apesar de ter uma tradição longeva, recentemente se revelou imprescindível para a tomada de decisão em nível estratégico dentro de todas as empresas, independente do porte e da área de atuação. Netflix, Google, Rede Globo, Microsoft são exemplos dessa mudança de paradigma. Iremos, assim, tratar temas relacionados a infografia, visualização de dados, data humanism e análise de dados. 

Visitas Culturais
O designer enquanto agente transformador transita por muitas esferas da sociedade. Sua atuação passa por muitas áreas como cultura, educação, comunicação, informação, marketing, entre outras. Com isso em mente, as visitas técnicas buscam mostrar ao aluno um panorama amplo da produção atual no campo, tanto do ponto de vista cultural quanto mercadológico, ampliando seu repertório e suas conexões com outros designers.

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso Design Gráfico e Digital do IED Rio tem como foco a criação e desenvolvimento de projetos com objetivo de exercitar técnicas de comunicação visual e design de interação.

Com estudos sobre Design Thinking, ilustração vetorial e percepção visual, o curso promove o aprendizado de ferramentas que auxiliam no webdesign, além de um entendimento melhor sobre experiência do usuário, narrativas visuais, storytelling e motion design.

O projeto final será desenvolvido com objetivo de potencializar suas competências no campo do design e aprimorar seu portfólio criativo com produtos gráficos e digitais de alta qualidade.

 

  • Comunicação Visual e Design Thinking (15h)

  • Percepção Visual e ilustração (27h)

  • Imagem Digital e Edição de Imagem (15h)

  • Produção Editorial (12h)

  • Inteligência Artificial generativa - Imagem (15h)

  • Projeto Integrador de Comunicação visual (24h)

  • Experiência do usuário (9h)

  • Webdesign e Design System (15h)

  • Web 3.0 (6h)

  • Storytelling (12h)

  • Inteligência Artificial generativa - Texto (6h)

  • Design de informação (9h)

  • Motion Design (15h)

  • Projeto Final TCC (56h)

Docentes

Almir Mirabeau

Coordenador do curso

Camila Rodrigues

Carolina Cavenaghi

Carlos Machado

Daniel Moura

Marcelo Alt

Rafo Castro

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

Poderia estar interessado em:

Notícias