Ano acadêmico

2021/2022

Este projeto tem como objetivo entender o mercado e o público da área de dermocosméticos no Brasil, desenvolvendo uma marca nacional que esteja de acordo com um novo modelo ecológico de produção, seguindo os conceitos do veganismo de maneira sustentável e acessível ao público, apenas com o uso de ingredientes naturais, a fim de revolucionar e transformar permanentemente o consumo de cosméticos no país.

Foram consideradas as dores atuais dos consumidores da área e as oportunidades que possam ser exploradas no futuro. Tendo em vista o cenário pesquisado, o objetivo deste projeto é desenvolver uma marca de cosméticos que tenha na composição de seus produtos apenas ingredientes naturais; que não possua em seu cerne nada que possa ferir ou promover a exploração dos animais; que não faça o uso de plásticos e nem agrida o meio ambiente de forma alguma; que seja acessível a todos os tipos de público e que esteja dentro da cultura zero waste, mesmo que parcialmente, evitando o desperdício de matérias-primas.

Foi desenvolvida uma nova forma de autocuidado sem culpa, de modo que as pessoas possam cuidar da pele sem medo de estar prejudicando o planeta no processo. Desse modo, foi criado todo um conceito de marca e uma experiência de compras dentro destes pilares, criando uma identidade visual descolada, representando bem os conceitos defendidos, desde o naming até as embalagens dos produtos e plataformas online (página web e instagram), trazendo, assim, uma marca completamente eco-friendly para o país e transformando o modo como cuidamos da pele e, consequentemente, consumimos produtos no geral.

Para concluir, gostaria de retroceder um pouco no tempo e analisar, brevemente, a minha trajetória durante o curso. Quando ingressei na faculdade, eu via o design como algo puramente estético, agradável ao olhar, sem nunca ter levado em consideração o seu lado revolucionário e transformador — lado este que se tornou, ao longo do curso, a minha verdadeira paixão. Todos esses anos estudando, aprendendo e entendendo a verdadeira finalidade do design, a sua verdadeira essência pragmática, que resolve todos os problemas (não importando o quão grandes, ou pequenos, eles fossem), me fizeram entender que realmente era isso que eu queria para a minha vida.