Ano acadêmico

2020/2021

O trabalho tem como objetivo reviver, ressignificar e revigorar a história e as memórias da profissão de luthier.

"A profissão de Luthier entre os anos de 1960 e 2021 mudou muito. Hoje em dia, no Brasil especificamente, os luthiers são apenas chamados para a regulagem de instrumentos e raramente para fabricar um instrumento do zero. Como a profissão é pouco conhecida fora do meio musical, consequentemente, a arte de fabricação de instrumentos não é muito valorizada.

O trabalho tem como objetivo reviver, ressignificar e revigorar a história e as memórias da profissão de luthier. Utilizando métodos dedutivos de pesquisa explicativa e experimental, tendo a finalidade aplicada junto com uma abordagem qualitativa com objetivos exploratórios."

Julia ainda fabricou seu próprio baixo elétrico inspirado nos baixos feitos e utilizados durante as décadas de 1960- 1970, focando na parte de ‘Handmade’ (fabricação à mão) e customização.

Foi aplicada a estética desta época no baixo e, com isso, a autora espera inspirar jovens brasileiros com o design a despertarem curiosidade na profissão de Luthier, trazendo assim um novo significado à arte de construção de instrumentos para a cultura do Brasil, não só da música.