Ano acadêmico

2021/2022

Este projeto consiste no processo, pesquisa e desenvolvimento de uma exposição imersiva concebida no ano de 2020, para o trabalho de conclusão de curso em Bacharel de Design Gráfico e Digital, desenvolvido no Istituto Europeo di Design em São Paulo.

Trata-se de um projeto de exposição imersiva e interativa sobre a arte, vida e obra de Carl Gustav Jung.O recorte escolhido para o tema é a produção artística pela semiose de C. G. Jung, a partir de sua própria produção dentro de “O Livro Vermelho”.

O objetivo é promover uma experiência de entretenimento imersiva e interativa, que busca trazer toda a beleza de uma das mentes mais brilhantes e misteriosas da modernidade. Vida e obra são mostradas através de sua arte, Carl Gustav Jung aparece aqui em toda sua glória e profundidade.

A história é contada por um tipo de narrativa muito característica de sua obra, a jornada do herói. Essa experiência busca trazer ao espectador uma história cativante e inspiradora, para que ele possa viver e entender Jung. A intenção é trazer para o público a beleza da investigação pessoal a partir de experiências audiovisuais e expográficas.

O projeto pretende apresentar em um formato expositivo imersivo a análise de imagens simbólicas e a investigação pessoal, representada nas obras de C. G. Jung. Foi explorado dentro dos diferentes tipos de exposição, quais são capazes de criar uma experiência de estar sonhando acordado, a fim de trazer o espectador para o mundo do imaginário, no qual, o subconsciente de Jung se manifestava.

No TCC foi desenvolvida toda a identidade visual do evento, aplicada em diferentes produtos e interfaces, tais como o convite, fachada da exposição, artes para mídias digitais e souvenirs: ecobags, camisetas, posters e o livro da exposição. O projeto expositivo foi pensado para o espaço do MIS - Museu da Imagem e do Som, foi prototipado com tecnologia de realidade virtual (VR) e apresentado no motor de jogos Unreal Engine. Para atender aos objetivos foram planejadas salas com projeções e reproduções das obras do Jung.

O meu primeiro contato com design foi acompanhado de uma de suas definições mais comuns, cunhada por Alexandre Wollner “Design é projeto”. O meu projeto gráfico, minha experiência humana de vida, todo o aprendizado da faculdade e a orientação dos meus professores são as forças de toda a pesquisa do meu TCC.

O projeto “Jornada pelo Inconsciente” foi finalista no prêmio internacional para estudantes de design, “Global Design Graduate Show”, feito pelo Artsthread em parceria com a grife Gucci. Foram mais de 5200 projetos enviados, dentre os quais este projeto foi selecionado como finalista.