Ano acadêmico

2021/2022

O presente trabalho trata de um estudo sobre a gordofobia no meio gay, com enfoque para a comunidade dos ursos situada na cidade de São Paulo. Objetiva-se investigar as origens da gordofobia e como ela se dá na sociedade e no meio gay; delimitar o que é um urso; quais são seus principais perfis e quais papéis desempenham suas diferentes corporalidades.

Foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises de materiais científicos, jornalísticos e audiovisuais e entrevistas com sujeitos direta ou indiretamente ligados ao tema para finalmente conceber um curta-metragem animado que contemple o desafio: como levar uma problemática de cunho social, tão arraigada às ciências humanas, à área do design?

“Lipositivo” - nome dado ao curta-metragem, que contém uma provocação implícita, associando gordura e positividade. Da coleta de referências, que serviram para dar escopo à parte conceitual, passando pela utilização do Animate e das técnicas de animação, uma parte mais operacional, até a disponibilização do curta-metragem para o público, uma parte que diz respeito à logística, tudo foi meticulosamente pensado ou criado segundo questões estratégicas.

Seguindo uma estrutura básica de storytelling, com apresentação e aprofundamento do conflito, um ponto de virada e ressurgimento e resolução do conflito, e tendo no horizonte a Jornada do Herói de Campbell, foi moldada na timeline quatro grandes fases: Infância, Adolescência, Jovem  e Adulto. O processo de construção de personagem teve início logo após a definição do formato do curta-metragem como uma timeline. Sabendo que a trama giraria em torno das dificuldades enfrentadas por um homem, homossexual e gordo, ao longo de uma vida, já tinha o desafio de arquitetar uma representação gráfica para esse personagem, bem como para suas variações de pose e de idade. A opção pelo estilo 2D deve-se a uma série de razões. No entanto, como fatores principais, destaco, primeiramente, meu gosto pela arte bidimensional.

Acima de tudo, este projeto é oriundo de uma vontade própria de associar o design a uma problemática de natureza social. Se a minha animação “resolver” o preconceito de uma pessoa, eu encararei e celebrarei como se estivesse partindo um átomo. Fato é que fui a fundo nessa problemática social e enquanto designer.