Data

15 novembro 2022

O CircularInnoBooster Fashion and Textile (F&T) é um projeto do COSME da União Europeia que visa transformar empresas da indústria têxtil e da moda em empresas sustentáveis, circulares e regenerativas.

O objetivo do projeto é identificar 30 empresas e fornecer a elas formação e suporte financeiro para aplicar os princípios da circularidade nos seus negócios.

O projeto aplicou uma abordagem progressiva e inovadora, tendo em conta uma perspectiva holística e sistêmica da economia circular baseada em princípios de concepção de negócios regenerativos, concepção de processos humanos e modelos de participação comunitária. O objetivo foi usar a circularidade em seu sentido mais amplo, equilibrando as dimensões ambientais, sociais e econômicas.

Ele apresentou uma perspetiva transfronteiriça para implementar a cooperação inter-regional, auxiliando as empresas na transferência de conhecimento e nas melhores práticas têxteis e da moda sustentáveis ​​e circulares.

O CircularInnoBooster concentrou-se em diversos participantes, desde profissionais autônomos da indústria até start-ups inovadoras e PMEs que desejavam transformar suas empresas.

O CircularInnoBooster contou com os principais especialistas do setor para organizar atividades de desenvolvimento e suporte para PMEs, designers e empresas iniciantes na indústria da moda. O objetivo era cobrir toda a cadeia de valor, desde a matéria-prima até o produto final, incluindo sua utilização após o término de sua vida útil, fechando o ciclo da cadeia de valor. O design circular é inovador e orientado para a demanda, envolvendo grupos consultivos da comunidade para co-criar e participar dos resultados do projeto. Dessa forma, as empresas se tornam inovadoras, impulsionam o mercado emergente e criam a nova moda sustentável e a economia têxtil.

Para atingir esse objetivo, o CircularInnoBooster lançou o CirCoAX, o acelerador de codesign colaborativo e cooperativo circular. Forneceu mentores especializados e um esquema de apoio empresarial, incluindo suporte técnico e financeiro, para ajudar os parceiros participantes na expansão emergente de aplicações inovadoras, produtos, processos, novos modelos, novas estratégias de construção de marca ou moda circular sustentável e conceitos têxteis.

Sob os pilares da cooperação e da sustentabilidade, as 30 parcerias transnacionais que se beneficiaram do financiamento e mentoria do projeto CirCoAx do CircularInnobooster alcançaram o objetivo de escalar as suas propostas e torná-las referências internacionais graças a este programa de aceleração que colocou o foco da mídia e dos investidores nas ideias inovadoras em que estão trabalhando para mitigar o impacto climático da indústria têxtil.

Com a duração de 2 anos, teve um orçamento de € 1.128.000, co-financiado pela Comissão Europeia em 75%. O projeto foi composto por um consórcio internacional liderado pelo Istituto Europeo di Design (IED), juntamente com Texfor, Circulab, Finnova e The Circular Project with HumanNation.