Data

18 janeiro 2023

O IED participa do projeto TRAMA, uma iniciativa de dois anos cofinanciada pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

O IED se torna uma parte essencial da iniciativa TRAMA, um projeto de dois anos que tem como objetivo tratar de problemas ligados à indústria da moda e ao impacto que ela tem em nosso meio ambiente.

Em especial, um grupo de parceiros de diferentes países, especializações e experiências trabalhará junto para encontrar soluções concretas para tornar a indústria da moda mais sustentável e ética. Para fazer isso, eles estudarão as competências de um gerente de transparência, um novo cargo profissional especializado em compreender a cadeia de valor da moda, com a tarefa de garantir que as marcas de moda estejam se movendo em direção a práticas mais sustentáveis e éticas.

O novo cargo profissional trabalha como parte da cadeia de valor, oferecendo direcionamento para a melhoria vindo de dentro ou com um assessor terceirizado. Sua principal tarefa está associada à determinação da cadeia de valor para que seja avaliada com uma escala, por exemplo, o Índice de Transparência da Moda, usado para oferecer uma visão ilustrativa sobre o quanto as marcas conhecem e compartilham sobre os direitos humanos e os impactos ambientais ao longo de suas cadeias de valor.

Este projeto é cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE e tem a colaboração da Universidade de Economia e Negócios de Atenas, Fashion Revolution da República Tcheca, Framework and Wly. 

Saiba mais aqui.