Data

10 novembro 2022

O IED faz parte do projeto CREATE (CRIAR), uma iniciativa que tem o objetivo de produzir materiais de aprendizado para desenhar coleções-cápsula de moda com resíduo zero

O IED da Espanha participa do projeto CREATE, cofinanciado pela União Europeia, uma iniciativa cujo propósito é produzir materiais de aprendizagem e treinar pessoas para desbloquear o potencial de empreendedorismo de mulheres e criar oportunidades de emprego inclusivas para grupos marginalizados.

Por meio da produção de coleções-cápsula de moda sustentável e com resíduo zero, o projeto incentivará a habilidade das mulheres de lidar com mudanças e agir com uma postura crítica e responsável, além de motivá-las a participar de possibilidades de aprendizagem para toda a vida.

Menos de 1% das roupas usadas são recicladas para virar novas roupas – é o que estima a Fundação Ellen MacArthur, acrescentando que, a cada ano, um valor de cerca de 500 bilhões de dólares é perdido em roupas que quase não são usadas, e não são doadas nem recicladas. Essa é a razão pela qual o consórcio CREATE deseja mobilizar a moda como uma força para a inclusão e a prosperidade para todos que estão envolvidos no setor e em suas cadeias de valor. A experiência em inovação e design do consórcio permitirá que ele aprenda mais sobre a capacitação de mulheres e crie uma nova forma de lidar com os resíduos no setor da moda, ao mesmo tempo que oferece novas possibilidades de requalificação às participantes.

Juntamente com o IED da Espanha, há outros quatro parceiros que participam deste projeto: We Love You Communication, com base em Veinge, na Suécia; World Fair Trade Organization Europe, com base em Bruxelas, na Bélgica; Nest Social Cooperative Enterprise, com base em Attiki, na Grécia; FRAMEWORK Associazione Culturale, com base em Turim, na Itália.

Mais informações aqui.

 

Reunião do projeto CREATE em Madri – Apresentação do manual do educador

 

No dia 19 de outubro, os parceiros do projeto CREATE reuniram-se em Madri para apresentar o Manual do Educador, uma ferramenta projetada para incluir todos os elementos e as informações necessárias para que promotores atuais e – mais importante – futuros executem o programa.

O manual ilustra e detalha as competências e habilidades que os educadores devem ter para executar o programa CREATE.

É possível baixar o material AQUI.