Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Lorenzo Vignolo

Conte histórias e mostre seu ponto de vista em filmes, séries de TV e videoclipes com o bacharelado em Video Design e Filmmaking em Roma

Use imagens em movimento para comunicar emoções, conceitos e fazer as pessoas refletirem e sonharem. Encontre seu estilo pessoal e torne-se um profissional de direção de arte e de produção. 

No bacharelado em Video Design e Filmmaking em Roma, você aprenderá a se expressar e a trabalhar com imagens em movimento. Você compreenderá a dinâmica da direção e do set, do roteiro e da filmagem, da produção, da pós-produção e da edição.

O curso transformará você em um profissional da comunicação em vídeo para o cinema, TV e novas mídias, fortalecido pelas noções e exercícios práticos feitos durante todo o percurso acadêmico. 

Informação para decidir

Um curso para experimentar e comunicar o mundo através das lentes de uma câmera 

O percurso acadêmico do bacharelado em Video Design e Filmmaking em Roma, te estimulará e colocará você constantemente em contato com a dinâmica projetual no set, da direção dos atores e da fotografia. 

O objetivo do curso é desenvolver competências e um modo pessoal de gerenciar a direção de arte e o processo de produção de um material audiovisual. Desde o brainstorming, onde nasce a ideia, até o roteiro, desde a filmagem até a edição de som, você adquirirá a capacidade de problem solving e aprenderá como se relacionar com todos os diferentes profissionais envolvidos no processo.

Durante os três anos de curso, workshops, seminários e projetos te darão a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, estimular a sua criatividade, fazer experiência no campo e entender como se expressar nos seus trabalhos.

O bacharelado em Video Design e Filmmaking em Roma é perfeito para quem deseja transformar a paixão pelo cinema, séries de TV, curtas-metragens e comerciais em um trabalho emocionante. 

Se você sente uma vontade forte de contar através das lentes da câmera as histórias e as emoções que moram dentro de você, o bacharelado em Video Design e Filmmaking em Roma é o caminho certo a seguir com o entusiasmo de quem quer se comunicar a cada fotograma. 

Você trabalhará em projetos criativos, aprenderá com profissionais do setor e interagirá com os seus colegas de classe na busca de sua identidade profissional.

Participar do curso de Video Design e Filmmaking em Roma significa aprender diretamente na fonte, porque Roma é a cidade do cinema por excelência.

É onde você poderá aprofundar as técnicas e conhecimentos audiovisuais mais novos, e é aqui onde nasce a narrativa contemporânea, representada pelo estilo de um crescente número de séries e filmes.
 
O bacharelado em Video Design e Filmmaking em Roma colocará à sua disposição laboratórios de informática, uma web tv profissional e um estúdio para filmagens equipado com fundo verde. Tudo isso te servirá para realizar curta-metragens, séries para a web, comerciais, vídeos e instalações audiovisuais em colaboração com os alunos e alunas de outros cursos.

Ao final do curso, você poderá trabalhar como Filmmaker, Designer de Vídeo, Diretor de Arte Digital, Produtor, Operador, Editor, Compositor, Motion Graphic Designer, Autor de Vinhetas, bem como produzir videoclips, comerciais, fashion movies, vídeos de arte, bumpers e trailers para o cinema e broadcasting multimediale.

Programa de Estudos

primeiro ano

O primeiro ano será útil para adquirir as ferramentas técnicas e projetuais. Você se familiarizará com os conceitos de arte, imagem, multimídia e edição de vídeo. Você também começará a aprender o método de trabalho para gerenciar o fluxo criativo, realizar suas ideias e projetos.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
INFORMAÇÕES PARA A ARTE: MEIOS E MÉTODO
ELABORAÇÃO DIGITAL DA IMAGEM 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
EDIÇÃO DE VÍDEO 1
PROJETO DE MULTIMÍDIA 1
SEMIÓTICA DA ARTE
DESIGN GRÁFICO



segundo ano

Durante o segundo ano, você aprofundará os conceitos adquiridos durante o ano anterior e se concentrará em matérias importantes como Direção, Sound Design e Vídeos digitais. Você aprofundará, gradualmente, seus conhecimentos no campo e se tornará cada vez mais autônomo.

VÍDEOGRÁFICA
PROJETO DE MULTIMÍDIA 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
EDIÇÃO DE VÍDEO 2
DIREÇÃO 1
SOUND DESIGN
PROJETO DE MULTIMÍDIA 3
INSTALAÇÕES MULTIMÍDIA
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL



terceiro ano

Você participará de projetos supervisionados, em colaboração com instituições e empresas importantes. Você ampliará ainda mais seus conhecimentos profissionais e estará pronto para se dedicar ao seu projeto de conclusão, com a contribuição e orientação constante do corpo docente.

TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
DIREÇÃO 2
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
DIREÇÃO DE ARTE
PROJETO DE MULTIMÍDIA 4
ELABORAÇÃO DIGITAL DA IMAGEM 2

Docentes

Lorenzo Vignolo

Diretor

Coordenador do curso

Lorenzo Sportiello

Umberto Carteni

Lorenzo Corvino

Carla Altieri

Alessandro Amato

Stefano Rebechi

Devor De Pascalis

Luigi Sardiello

Diretor, roteirista, escritor

Sergio Alberini

Film Editor

Rosario Balistreri

Marco Valerio Caminiti

Paolo Bravi

Diretor de Fotografia

Giulio Pietromarchi

Marco De Giorgi

Alice Felloni

Luca Miranda

Diretor de Arte e Designer Gráfico de Movimento Sênior para Fox Channel

Cinzia Leggieri

Elena Frova

Federico Pascali

Marco Michiorri

Diretor de Arte Digital

Marco Cannella

Inti D'Ayala Valva

Max Giovagnoli

Transmedia Storyteller, Story Architect, Media Designer

Francesco Ugolini

Stefano Arduini

Claudia Pecoraro

Barbara D'ambrosio

Notícias