Laurea Triennale in Fotografia - IED Milano

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Carlotta Cattaneo Carter

Estabeleça uma relação com as pessoas com fotografias que expressem sua personalidade no bacharelado em Fotografia em Milão

Crie imagens fotográficas que demonstrem sua sensibilidade, encontre seu próprio estilo e comunique concretizando imagens que te representem.

No bacharelado em Fotografia em Milão, você aprenderá tudo sobre a fotografia e como realizá-la. Ao longo do curso, você adquirirá a excelência não apenas do ponto de vista técnico, mas, acima de tudo, aprenderá a desenvolver sua maturidade e sensibilidade pessoal graças a uma combinação de ensinamentos técnicos e pragmáticos, à realização de projetos e ao estudo das humanidades. Você será capaz expressar suas ideias e emocionar com a fotografia, de fato, o verdadeiro elemento que conta para aqueles que trabalham e se comunicam por meio de imagens é a capacidade de captar sensações, emoções e conceitos para então transmiti-los a outras pessoas.

Além disso, graças à possibilidade de escolher, no terceiro ano, uma das duas especializações em Fotografia ou em Fotografia de Moda, você terá a oportunidade de seguir o percurso que melhor se encaixa com os seus desejos e habilidades.

Informação para decidir

Teoria, técnica e projetos para formar profissionais da fotografia atentos aos estímulos externos

Durante os três anos do bacharelado em Fotografia em Milão, você aprofundará seus conhecimentos na área de humanidades de modo a enriquecer ainda mais suas habilidades expressivas. Ao longo dos anos, você aprenderá a dominar a técnica, mas, acima de tudo, a identificar conteúdos e significados, descobrindo maneiras possíveis de comunicar seu pensamento criativo através das lentes. 

O objetivo do curso é ajudar você a desenvolver suas habilidades técnicas, mas principalmente revelar sua individualidade, como pessoa e também como profissional, que será colocada à disposição da fotografia. 

No terceiro ano, você poderá escolher entre as especializações em Fotografia, um percurso projetado para formar profissionais versáteis, capazes de aplicar suas técnicas e visão em diversas áreas da produção fotográfica e Fotografia de Moda, onde você poderá se dedicar a um curso mais vertical, focando o setor da moda e suas especificidades.

A utilização dos laboratórios, do estúdio e do quarto escuro te aproximarão, a cada semestre, de uma experiência real trabalho no setor. Você poderá participar de projetos fotográficos reais onde ideias, conceitos, sentimentos, informações, histórias e desejos podem fluir e serem transmitidos dentro de um instante.

O bacharelado em Fotografia em Milão é pensado para todas as pessoas que querem encontrar uma maneira de mostrar sua percepção e visão do mundo, dos acontecimentos, das ideias, das pessoas, como um verdadeiro profissional da área de fotografia. 

Se você deseja descobrir um modo de dar espaço à sua veia criativa e procura uma profissão onde a troca é contínua e diária, onde a monotonia não tem vez e tudo é em constante movimento, o curso de Fotografia em Milão é feito pra você.

Você poderá expressar sua individualidade nos projetos que acontecerão ao longo dos semestres, se familiarizar com as diferentes áreas de atuação e avaliar, durante o curso, qual das especializações você deve seguir.

Escolher o curso de Fotografia na sede de Milão significa estar rodeado de condições ideais para a formação neste setor: a capital da Lombardia é um ponto de referência tanto para o setor da moda, ao qual dedicamos uma das especializações do curso, quanto para a comunicação, um terreno fértil para a profissão fotográfica em seu sentido mais amplo. Milão é, de fato, a casa das agências de publicidade mais renomadas, dos mais importantes grupos editoriais e das galerias de arte mais interessantes: setores diversos que estão constantemente à procura de profissionais da área criativa, como por exemplo, o fotógrafo.

Você aprenderá, já no primeiro ano de curso, como utilizar corretamente todos os equipamentos necessários para atuar na área, as técnicas de iluminação e a fotografar em ambientes externos e internos altamente especializados como o estúdio. Você aprenderá a teoria e, sobretudo, as técnicas práticas para cada fase de produção: iluminação, captação, organização do set, pós-produção, apresentação das imagens.

O curso de Fotografia em Milão foi projetado para atender às necessidades do contexto atual da comunicação, que atribui uma importância considerável à fotografia nos diversos campos e meios em que é utilizada. Ao final do percurso acadêmico, você poderá trabalhar como Fotógrafo/a, Fotógrafo/a de moda, Especialista em publicações fotográficas, Diretor de arquivos fotográficos, Art Buyer, Diretor de Estúdio. 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você adquirirá o conhecimento técnico, cultural, metodológico e projetual que são fundamentais e preparatórios para iniciar nessa profissão. Você aprenderá como administrar o fluxo criativo e o conhecimento que você terá adquirido te ajudará a desenvolver novas formas, a analisar e sintetizar a realidade e as ideias, bem como transpor toda sua criatividade em projetos. 

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DAS ARTES APLICADAS
METODOLOGIA DE PROJETO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA 1
FOTOGRAFIA 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
SEMIÓTICA DA ARTE



segundo ano

O segundo ano expressa plenamente a abordagem projetual do curso: os fundamentos teóricos e metodológicos, o conhecimento das ferramentas e do método serão usados na prática em projetos trazidos pelas empresas do circuito IED, nos quais você participará sozinho ou em grupos, sob a orientação de nossos docentes. 

COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA 2
FOTOGRAFIA 2
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CINEMA E DO VÍDEO
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA



terceiro ano

O terceiro ano do curso é o momento em que você participará e poderá experimentar projetos práticos propostos pelas empresas, além do seu trabalho de conclusão, onde você concentrará tudo o que aprendeu ao longo dos anos. No início do terceiro ano, você poderá escolher uma das duas especializações em Fotografia ou em Fotografia de Moda.

Fotografia

Escolhendo esta especialização, você aprenderá a teoria e, sobretudo, as técnicas práticas de cada fase de produção fotográfica: iluminação, captação, organização do set, pós-produção, apresentação das imagens. Você aprenderá como administrar todos os aspectos da profissão, desde os aspectos mais práticos, como o uso do equipamento fotográfico, até a relação com os clientes e as suas necessidades.

Fotografia de Moda

A escolha desta especialização levará você a aprender a profissão abordando projetos que se concentram em retratos, estilos de vida, beleza e, claro, a moda, o setor líder de produtos made in Italy no mundo. Você saberá não apenas como usar as ferramentas, mas também como interpretar, transmitir sua visão e contar uma história através da fotografia que valorize uma marca e a mensagem que ela quer transmitir. 

COMPUTAÇÃO GRÁFICA 3
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
FOTOGRAFIA 3
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
DIREÇÃO DE ARTE
FOTOGRAFIA 4

Docentes

Carlotta Cattaneo Carter

Coordenador do curso

Marianne Boutrit

Federico Lanzani

Docente

Sergio Lovati

Fotógrafo e Artista

Giancarlo Maiocchi

Fotógrafo e Artista

Dario Mastrocola

Docente

Carola Merello

Fotógrafa profissional de arquitetura e interiores

Roberto Prosdocimo

Fotógrafo, Proprietário de REPARTO21

Stefano Uvietta

Fotógrafo

Alice Guareschi

Artista visual

Thomas Wiedenhofer

Matteo Bricchi

Enrico Maria Brocchetta

Max Schenetti Douglas Andreetti

Luca Attilio Caizzi

Elena Datrino

Fotógrafa, Docente

Sara Guerrini

Consultor de Fotografia & Editor de Imagens

Ivo Sekulovski

Fotógrafo, Artista Visual, Fotógrafo

Sonia Marin

Fotógrafa Profissional

Silvio Wolf

Artista visual

Davide Bertuccio

Fotojornalista e diretor de fotografia documental

Nadia Charif

Diretor de Arte Sênior em The Story Lab

Giuseppe Andretta

Saverio Lombardi Vallauri

Fotógrafo de Arquitetura e Interiores

Angela Madesani

Gianmarco Maraviglia

Ornella Mignone

Nadia Moro

Roberto Sellitto

Claudia Buzzetti

Marianna Schivardi

Enrico Carucci

Claudia Pasanisi

Fotógrafa e Diretora Criativa Freelance

Notícias