Laurea Triennale in Media Design - IED Roma

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Max Giovagnoli

Entre no mundo das novas mídias e descubra como criar conteúdos transmídia e experiências interativas no bacharelado em Design de Mídia em Roma

O bacharelado em Design de Mídia em Roma é o lugar ideal para construir uma carreira que conjuga a tecnologia web e das novas mídias com a comunicação visual. Em três anos, você descobrirá como liberar sua criatividade usando produtos crossmídia, capazes de ressignificar o sentido das experiências interativas.

Graças a uma abordagem fortemente projetual, já no primeiro ano, você entrará em contato com os alunos de outros cursos, principalmente os de Vídeo Design, Sound Design e CG Animation para a realização de projetos envolvendo diversas áreas e mídias, tais como lançamentos de filmes, de séries de TV, de videogames, de marcas e de produtos interativos.

Durante este curso, você aprenderá competências e ferramentas tanto do ponto de vista projetual, nas áreas do design para novas mídias, de interface e do gaming, quanto do ponto de vista técnico sobre os programas, linguagens de programação e plataformas.
 

Informação para decidir

Um curso para quem quer liberar sua criatividade unindo tecnologia e comunicação em produtos interativos e imersivos
 

Durante o bacharelado em Design de Mídia em Roma, você aprenderá como criar conteúdos e desenvolver e gerenciar projetos de comunicação digital cada vez mais complexos, que olham para o futuro das novas mídias. Sem deixar de lado o contexto histórico e cultural, necessário para compreender com clareza o mundo profissional, estudando matérias como a História da arte contemporânea, a Teoria e análise do cinema, a Semiótica da arte e a Fenomenologia das artes contemporâneas.

As disciplinas teóricas serão sempre acompanhadas pelos laboratórios práticos, onde você aprenderá os programas mais utilizados no setor, como o Adobe Creative Suite, Unity, Unreal Engine, C++, Max SP, Cinema 4D, Sketch, Touch Designer, ArKit, ArCore e Processing, para a criação de protótipos reais e virtuais.

Além dos laboratórios de informática, você terá à sua disposição um estúdio interativo equipado com sensores, dispositivos para a realidade virtual e aumentada e para o cinema imersivo. Aqui, além de poder experimentar diariamente com o que você aprende nas aulas, você também poderá realizar seus projetos pessoais.
 

O bacharelado em Design de Mídia em Roma é pensado e realizado para todas as pessoas que possuem uma personalidade dinâmica. Chamamos nossos alunos e alunas de “transmídia”, não só pela capacidade que eles tem de mudar de um tema para o outro, de um meio de comunicação para outro, mas também pelo interesse na experiência de consumo de qualquer conteúdo de qualquer dispositivo.

Este curso é feito para você se você acredita ser possível misturar arte, criatividade e tecnologia para criar experiências ao serviço das pessoas, de forma real ou virtual. Juntos, descobriremos e aperfeiçoaremos seu estilo criando artworks, interfaces, jogos e experiências digitais por meio de uma narrativa digital coerente e inovadora.

Tornar-se um Designer de Mídia significa aprender a usar todas as mídias e linguagens das novas tecnologias para trabalhar para a web, para o cinema e TV, para a publicidade, para a comunicação de uma marca e videogames, em produtoras, webfactory, estúdios de design integrados, empresas de videogames ou aplicativos, TI, na comunicação e distribuição de produtos de entretenimento e novas mídias.
 

O bacharelado em Design de Mídia em Roma é a escolha certa para quem quer encontrar um caminho entre tecnologia e comunicação visual e participar de importantes projetos nacionais e internacionais. Uma das razões para escolher este curso é a cidade onde ele acontece, Roma, com sua história, sua vocação para o turismo e a presença de uma forte indústria de entretenimento não faltarão oportunidades para trabalhar em projetos de lançamento de filmes, séries de TV ou instalações em museus interativos.

Este curso é uma oportunidade única para criar seu próprio portfólio, participar ativamente de laboratórios e projetos propostos por empresas externas, de entrar em contato e começar a trabalhar em rede com profissionais da área ou áreas relacionadas, interagindo e dando vida a novas ideias.

O curso de Design de Mídia em Roma se renova a cada ano, com o intuito de se manter atualizado com as tendências de mercado. Durante os três anos de curso, você poderá estabelecer seus objetivos profissionais e preparar seu futuro escolhendo uma das diversas áreas de atuação
 como Diretor de Arte Digital, Designer de Games, Web Designer, App Designer, Especialista em Mídias Sociais, Experience Designer, Designer Gráfico e de Interface para smartphones e tablets.
 

Programa de Estudos

primeiro ano

O primeiro ano te servirá para construir uma sólida base cultural e instrumental. Além da História, teoria e análise de matérias como Arte e Cinema, essenciais aprimorar o seu lado artístico, você também começará a trabalhar na prática com a edição de vídeo, design gráfico e multimídia.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
INFORMAÇÕES PARA A ARTE: MEIOS E MÉTODO
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
EDIÇÃO DE VÍDEO
PROJETO DE MULTIMÍDIA 1
DESIGN MULTIMÍDIA
SEMIÓTICA DA ARTE
LINGUAGEM MULTIMÍDIA 1
 



segundo ano

Durante o segundo ano, você aprofundará os aspectos projetuais, expandindo o conhecimento das técnicas adquiridas no primeiro ano e continuará o estudo dos temas teóricos úteis para a compreensão do contexto, como a Sociologia da comunicação e a Estética das novas mídias.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
PROJETO DE MULTIMÍDIA 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
ESTÉTICA DAS NOVAS MÍDIAS
SISTEMAS INTERATIVOS 1
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL
NET MARKETING
 



terceiro ano

No terceiro ano, você terá adquirido uma maturidade profissional para enfrentar projetos cada vez mais complexos. Graças a uma metodologia sólida e às habilidades aprendidas durante os três anos de curso, você será capaz de gerenciar seu projeto de conclusão de forma independente, encontrando o melhor modo de representar sua criatividade e personalidade artística.

TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
PROJETO DE MULTIMÍDIA 3
SISTEMAS INTERATIVOS 2
LINGUAGEM MULTIMÍDIA 2
PROJETO DE MULTIMÍDIA 4
 

Docentes

Max Giovagnoli

Transmedia Storyteller, Story Architect, Media Designer

Coordenador do curso

Alice Felloni

Andrea Buttarelli

Edoardo Grassi

Roberto Semprebene

Gerente de estúdio

Marco Michiorri

Diretor de Arte Digital

Claudia Di Fabio

Giulia Olivieri

Luca Miranda

Diretor de Arte e Designer Gráfico de Movimento Sênior para Fox Channel

Franz Rosati

Jacopo Zuliani

Lorenzo Raffi

Davide Balistreri

Notícias