Visual Arts for the Digital Age

Língua

Italiano

Início

Novembro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

1 Ano

Créditos

60

Coordenador do curso

Martin Romeo

Preço

15.100 €

Crie experiências interativas no campo da arte multimídia contemporânea com inovação, experimentação e atitude projetual na Pós-graduação em Artes Visuais na Era Digital em Milão

A Pós-graduação em Artes Visuais na Era Digital em Milão é curso com um alto potencial profissionalizante para quem pretende conhecer novas linguagens artísticas e digitais e iniciar uma carreira na criação, realização e comunicação de instalações e eventos ligados à arte contemporânea.

A Pós-graduação se baseia na combinação entre dois mundos: novas tecnologias e artes performáticas. Você experimentará a produção de experiências de edutainment com o uso da realidade aumentada e da inteligência artificial, em contato com estúdios de design visual, artistas, historiadores de arte, curadores e diretores de arte.

Você dará forma a projetos e conteúdos que nascem a partir de uma ideia e se desenvolvem com as ferramentas mais adequadas, transitando pela estética, arte, ética e sociedade.

Informação para decidir

  A Pós-graduação para aprofundar e experimentar caminhos diferentes da comunicação e da arte

A Pós-graduação em Artes Visuais na Era Digital em Milão é um percurso acadêmico multidisciplinar e de crescimento em vários sentidos: do ponto de vista didático, profissional e humano, associado à experiência em pesquisa e em projetos, graças a um programa rico de estímulos criativos, teóricos e práticos.

O curso, reconhecido na Itália pelo MUR (Ministério da Universidade e da Pesquisa) como uma Pós-graduação de Nível I, consiste em várias etapas: módulos característicos, atividades específicas, projetos e estágio curricular. Inicialmente, você adquirirá o conhecimento cultural, metodológico e relacional e participará de visitas e conferências; em seguida, você trabalhará com macro-projetos multimídia e com as mídias integradas, passando depois para uma segunda fase de projetos, ligada às técnicas performáticas com atividades de laboratório extremamente práticas; a última fase, com o foco na direção de arte, è ativada paralelamente à atividade de estética das novas mídias.

Durante todo o ano, você participará de workshops, ciclos de encontros, exercícios, case history, experimentações, atividades de self branding e presentation skill. Dessa forma, você construirá um perfil completo e definirá sua carreira profissional com conhecimento, vocabulário e mindset, necessários para atrair o interesse e convencer instituições públicas e privadas.

O estágio curricular é parte integrante do curso. Pode ser realizado em estúdios de design ou de arte, em museus, em estúdios de produção multimídia, agências de comunicação e de design de eventos, ou no IED como trabalho de campo.

O projeto de conclusão representa a síntese do curso e pode ser desenvolvido sobre um tema escolhido por você ou acordado com parceiros externos.

A Pós-graduação em Artes Visuais na Era Digital em Milão é dedicada a todas as pessoas que querem investigar a contemporaneidade e experimentar novos estilos, técnicas ou programas e a quem busca conteúdos e ferramentas que utilizam novas tecnologias. Para quem ama se desafiar em projetos interdisciplinares, em equipe ou aprendendo junto com os docentes, profissionais renomados do cenário artístico contemporâneo.

O perfil de quem participa desse curso de Pós-graduação é heterogêneo, pertence aos mais diversos campos disciplinares e profissionais - artísticos, de humanas, musicais e de projeto -, são pessoas que se interessam pelo mundo das artes performáticas, pelas instalações interativas, pela arte digital e pública.

O curso forma profissionais com grande capacidade de inovar que combinam conhecimento técnico ligado ao vídeo, ao som, ao motion graphic, à animação 3D e ao design de interação ao conhecimento humanístico, que vai desde o cinema à arte, da música às novas tendências da comunicação. Conforme sua formação pessoal e acadêmica prévia, você poderá seguir sua carreira em estúdios de design, no setor criativo, em editoras especializadas, museus, galerias, estúdios de produção de vídeo e multimídia, agências de comunicação e design de eventos como Artista Visual, Designer Visual e de Interação, Diretor de Arte, Gerente de Projeto.

A Pós-graduação em Artes Visuais na Era Digital em Milão segue as demandas de mercado e oferece uma visão completa dos aspectos da criação e gestão de uma atividade cultural. O conhecimento transversal da tecnologia e das linguagens das artes multimídia e crossmedia forma profissionais capazes de antecipar tendências e cenários futuros, identificando o melhor modo de desenvolver uma mensagem no campo das artes visuais.

Com esta Pós-graduação, você terá um diálogo direto e construtivo com professores e estudantes, além de entrar em contato com estúdios de design visual, artistas, historiadores de arte, curadores e diretores de arte. Você terá um quadro completo das inovações artísticas para projetar estratégias experimentais que acompanhem o panorama das novas mídias e da comunicação.

A Pós-graduação é pensada como um espaço de trabalho e um laboratório de encontro, onde nascem projetos, pessoais e de grupo, para construir, dia após dia, seu modo de se expressar.
Você realizará desde projetos que utilizam a RV à reelaboração de Triptiko – A vision inspired by Hieronymus Bosch; da criação de um trailer com um ou mais videogames (produzindo o que em termos técnicos é chamado de machinima, o cinema produzido com videogames) à produção de uma experimental magazine, para explorar a complexa relação entre o elemento gráfico e a mensagem.

O parceiros didáticos do curso são os estúdios Karmachina, AUT Design Collective, Studio Azzurro, Limiteazero e Another Reality, que estão entre os melhores no campo dos projetos visuais multimídia na área de museus e exposições, o ambiente perfeito para experimentar a dinâmica do setor.

Programa de Estudos

Programa de estudos

O programa é estruturado em quatro macroáreas: módulos característicos com conteúdo histórico e metodológico; atividades específicas de laboratório e didática de projeto, com estudos e experimentações em colaboração com os docentes e empresas mais importantes do setor; o desenvolvimento de projetos, a composição de seu portfólio e o estágio curricular são atividades centrais do programa desta Pós-graduação.

Docentes

Martin Romeo

Coordenador Didático

Coordenador do curso

Lucia Cristiani

Coordenador do curso

Luca Coppola

Designer Gráfico e Diretor de Arte

Simone Santilli

Artista

Azalea Seratoni

Historiadora de Arte Contemporânea

Rino Stefano Tagliafierro

Diretor - Diretor de Arte - Artista Digital

Francesca Perani

Arquiteto-ativista, designer gráfico, ilustrador e docente do IED

Chiara Zaniol

Designer de Conteúdo e Produtora

Maria Paola Zedda

Emiliano Bagnato

Mariarosa Rocco

Executive Coach

Paolo Antonini

Vinicio Bordin

Paolo Silvestri

Marta Bianchi

Parceiro de curso

Notícias