Animation Design

Língua

Italiano

Início

Novembro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

1 Ano

Coordenador do curso

Lorenzo Lodovichi

Preço

15.100 €

Inicie sua carreira no setor da animação e valorize sua criatividade realizando seu primeiro curta-metragem na Pós-graduação em Design de Animação

A Pós-graduação em Design de Animação libera seu poder criativo de mundos imaginários utilizando uma abordagem projetual: você contará histórias, dará vida a cenários exploráveis e realizará um curta cuidando de cada aspecto, desde a trilha sonora até sua produção e direção.

Esta Pós-graduação é o passo em direção ao mercado de trabalho e aos processos do setor. Durante o curso, você explorará novas influências entre as diferentes expressões visuais para se especializar como designer para produções de conteúdos animados.

Informação para decidir

A Pós-graduação que considera o Designer de Animação um profissional capaz de se adaptar à evolução da indústria global

O percurso de estudos da Pós-graduação em Design de Animação em Milão se concentra na metodologia de projeto, de produção e de desenvolvimento da animação, que inclui a criação de um tema, a direção e os efeitos escolhidos para usar. Damos uma atenção especial às últimas novidades em séries de TV e cinema, vfx, publicidade, indústria de games, animação digital 2D e stop motion.

A maior parte do curso é dedicada ao desenvolvimento da abordagem projetual, que se basa no conhecimento técnico e dos programas e ferramentas: você terá um laboratório à sua disposição, onde poderá usar as mesas digitalizadoras Wacom Cintiq e trabalhar com programas como Toon Boom Harmony e Storyboard Pro, assim como os aplicativos Adobe.

A didática é articulada em três macroáreas: projetual, técnico-instrumental e produção-marketing. O objetivo do curso é valorizar suas aptidões e fazer com que você descubra seus pontos fortes; por isso, você poderá realizar como projeto de conclusão um curta-metragem, um projeto de comunicação sobre temas sociais ou educacionais simulando um trabalho real, ou um projeto piloto para uma série de TV. Você trabalhará em grupo ou individualmente e aprenderá como elaborar todo o material necessário para apresentar um projeto em grandes festivais.

A Pós-graduação em Design de Animação em Milão é destinada a todas as pessoas que possuem um diploma nas áreas de ilustração ou animação gráfica computadorizada, ou em Artes, em cursos como Pintura, Cenografia e Multimídia.

Você também pode se candidatar se tiver um certificado de uma escola especializada em quadrinhos e desenho de animação ou se tiver uma experiência equivalente na área.

Em particular, o curso é dedicado para quem deseja trabalhar em equipe abrangendo diversos campos (personagem, ambiente, storyboard, layout, animação, direção, acabamento, pós-produção, som), para quem tem determinação e uma mentalidade projetual e que adora aprender continuamente sobre os aspectos técnicos, mas também para quem quer conhecer e superar os próprios limites em um projeto complexo como a realização de um filme.

A Pós-graduação em Design de Animação em Milão é caracterizada por uma forte multidisciplinaridade e pelo conhecimento das áreas mais requisitadas da animação: publicidade, séries de TV, longas e curtas-metragens, documentário-ficção, videogames, produções crossmedia e transmedia e efeitos especiais para produções cinematográficas e televisivas.

O curso faz das influências entre as diferentes formas estilísticas e expressivas da animação um valor agregado: em um ano, o curso forma profissionais com competências técnicas atualizadas e verticais no setor, capazes de realizar projetos inovadores e de se inserir em um contexto competitivo e em uma indústria em rápida evolução.

Este percurso será uma viagem repleta de novas aventuras e ganhará ainda mais significado com os encontros que você fará durante a Pós-graduação. Personalidades como o designer e artista japonês Fusako Yusaki ou os mestres Bruno Bozzetto e Mario Addis trouxeram suas experiências e profissionalismo para nossas salas de aula nas edições passadas.

Em sintonia com o DNA do IED, esta Pós-graduação te dá a possibilidade de conhecer e compreender, de fato, a dinâmica de trabalho e de começar a estabelecer novos contatos dentro de uma rede internacional cheia de oportunidades e de crescimento contínuo. Ao final do curso, você terá um curta-metragem para apresentar ao mundo profissional e um excelente know-how para desenvolver funções como Concept Artist, Designer de Personagens, Designer Ambiental, Storyboard e Layout Artist, Animador de Personagens 2D, Assistente de Produção, Compositor.

Programa de Estudos

Programa de estudos

A primeira fase do curso de Pós-graduação envolve o estudo e uma especialização do concept design, da pré-produção e da animação, com cursos técnicos-instrumentais; a seguir, as aulas transformam-se em sessões de orientação de seu projeto de conclusão. A didática é articulada em 3 macroáreas: projetual, técnico-instrumental e produção-marketing.

Docentes

Lorenzo Lodovichi

Coordenador Didático

Coordenador do curso

Laura Fiori

Coordenador do curso

Mario Addis

Nicola Finizio

Fabrice Beau

Produtor

Sara Brienza

Docente de Character Design

Lorenzo Di Tria

Roberta Tufigno

Ilustrador, Animador 2D & Motion Graphic Designer

Linda Kelvink

Diretora, Diretora de Arte, Animadora

Zeno Toppan

Dalila Rovazzani

Parceiro de curso

Notícias