Laurea Triennale in Illustrazione e Animazione - IED Roma

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Stefano Bessoni

Comunique por símbolos, cores e formas e dê vida a um estilo original, reconhecível e de sucesso com o bacharelado em Ilustração e Animação em Roma

Acreditamos que a ilustração e a animação sejam uma arte e essa experiência, nós queremos viver com você nesse curso. Ao nosso lado, você aprenderá a mostrar às pessoas aquilo que não se vê: um mundo criativo, vivo e entusiasmante que nasce dentro de você para então encontrar seu lugar na linguagem mágica da imaginação.

Durante o bacharelado em Ilustração e Animação em Roma, você poderá dar forma às suas ideias e embarcar em projetos e experiências diversas: do design de personagem ao retrato passando pela stop motion, dos quadrinhos à ilustração editorial, dos cartazes à ilustração infantil.

Já a partir dos primeiro dias de curso, você dará seus primeiros passos em busca de soluções novas, originais e surpreendentes, aprenderá como interagir com outros profissionais de comunicação e produção de conteúdo, gerenciará cronogramas de projetos de forma independente e conhecerá as ferramentas e programas utilizados.

Informação para decidir

O curso certo para encontrar sua voz autoral e se destacar no setor da narração em imagens

Durante o bacharelado em Ilustração e Animação em Roma, você aprenderá os vários métodos de desenho ao vivo e conhecerá diferentes técnicas no Laboratório de Gravura, uma oportunidade importante para ir mais longe na busca de sua própria identidade artística.

Você construirá sua base teórica percorrendo a História e os estilos, conhecendo artistas históricos e contemporâneos e seguindo os passos do storytelling e da narrativa em imagens. Terá oportunidade de conhecer melhor os programas digitais, a pintura digital e a concept art, hoje, imprescindíveis para a ilustração.

O objetivo do curso é aliar o que é ensinado com a sua personalidade artística, mas, sobretudo, definir seu próprio estilo, com uma identidade pontual e reconhecível, por meio de projetos e colaborações com empresas e editoras, onde você poderá se concentrar o seu modo de criar e se expressar.

O curso de Ilustração e Animação em Roma é dedicado àqueles que querem transformar um sonho de criança em um trabalho criativo e estimulante, carregado de originalidade. Com este curso, você viverá uma experiência pessoal e autoral dentro de uma comunidade pronta para dar todo apoio necessário à sua entrada no mercado de trabalho e à sua carreira.

Você não precisa ter nenhuma habilidade específica em desenho para participar do curso: para nós, é suficiente ter um lápis e uma folha de papel, ter tanta curiosidade e vontade de aprender. Acreditamos que todos nós possuímos uma capacidade instintiva de desenhar e que podemos melhorar essa capacidade experimentando e conhecendo diferentes áreas.

O curso é dirigido especialmente a todas aquelas pessoas que frequentaram um curso em uma escola de arte, instituto de arte ou outras escolas similares e querem aperfeiçoar e apaixonar-se ainda mais pelo desenho em diferentes áreas de atuação como a Ilustração editorial e os retratos, os quadrinhos e a graphic novel, Design de personagens, Storyboard para o cinema, videogames e publicidade. Puppet Making, Animação 2D e stop-motion.

No bacharelado em Ilustração e Animação em Roma, você poderá realizar suas primeiras experiências profissionais no campo da ilustração de ficção e não-ficção, dos quadrinhos e da graphic novel, da concept art para o cinema, TV e videogames, da comunicação por meio de imagens e da animação desenhada em 2D, da stop motion chegando até o puppet making.

Roma desempenhará um papel importante durante os três anos de formação: uma cidade viva e cheia de oportunidades que proporcionará uma experiência direta com a televisão e o cinema, além do contato com importantes editoras, museus e galerias que oferecem constantemente a possibilidade de colaboração em projetos reais, como por exemplo, o Palazzo delle Esposizioni, o Museu do Vaticano, o MAXXI (Museu Nacional das artes do século XXI), o MACRO e o Cinecittá.

Durante o curso, você conhecerá uma comunidade de docentes, especialistas do setor, parceiros e um laboratório contínuo, aberto à experimentação e a abraçar novas ideias, entre as várias formas de expressão e comunicação, que te darão o impulso para aprender, responder às necessidades dos clientes dos projetos e abrirão as portas para os contatos e a entrada no mundo profissional.

Em três anos, você cultivará uma mentalidade proativa, criativa e sempre aberta a oportunidades, caraterística valorizada em um mercado que está sempre em constante evolução: esta será a base para combinar habilidades narrativas, intuição visual e ideias em projetos de comunicação inovadores, interativos e que funcionam.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você entrará em contato com todas as técnicas tradicionais e digitais e adquirirá uma base teórica do contexto histórico-cultural, do storytelling e da narração em imagens. Você conhecerá os programas e as ferramentas essenciais para a ilustração contemporânea.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESENHO E DA GRÁFICA ARTÍSTICA
ICONOGRAFIA E DESENHO ANATÔMICO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
DESENHO PARA A PINTURA 1
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 1
ILUSTRAÇÃO 1
SEMIÓTICA DA ARTE



segundo ano

No segundo ano, você terá a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos, concentrando-se em seu estilo, tornando-o reconhecível e singular. Você participará de projetos e iniciativas especiais que serão um ótimo treinamento para você.

ELEMENTOS DE MORFOLOGIA E DIN MICA DA FORMA
DESENHO PARA A PINTURA 2
ILUSTRAÇÃO 2
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 2
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CINEMA E DO VÍDEO
ELEMENTOS DE PRODUÇÃO DE VÍDEO
DESIGN MANAGEMENT



terceiro ano

O terceiro ano é o ano do aperfeiçoamento: você realizará uma trabalho de conclusão estimulante, que pode ser um produto para a publicação ou um produto encomendado, além de realizar o seu portfólio ou showreel, que te dará ainda mais confiança para entrar no mercado de trabalho.

DESENHO PARA A PINTURA 3
ILUSTRAÇÃO 3
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
PROJETO DE MULTIMÍDIA
DESIGN GRÁFICO
ILUSTRAÇÃO 4

Docentes

Stefano Bessoni

Diretor, Roteirista e Ilustrador. 

Coordenador do curso

Chiara Rapaccini

Pintora, escultura, ilustradora e escritora.

Max Giovagnoli

Transmedia Storyteller, Story Architect, Media Designer

Fabio Magnasciutti

Ilustrador e Cartunista

Riccardo Mannelli

Pintor, ilustrador e cartunista satírico

Roberto Frusteri

Maurizio Piraccini

Designer gráfico e ilustrador

Cristina Damiani

Valentina Cestra

Marco Michiorri

Diretor de Arte Digital

Barbara D'ambrosio

Sabrina Perucca

Artistic Director, Co-founder Romics – International Comics, Animation, Games Festival

Valenzia Lafratta

Ilustradora

Giulio Castagnaro

Coordenador        

Alessandro Martorelli

Ilustrador e Cartunista

Bruno Cannucciari

Grazia La Padula

Chiara Caproni

Designer Gráfico

Francesca Crisafulli

Alberto Ruggieri

Michela Rossi

Filippo Foglietti

Sergio Riccardi

Notícias