Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Sara Maragotto

Transforme sua paixão pelo desenho em uma ferramenta capaz de criar novas linguagens e imagens com o bacharelado em Ilustração em Turim

Para nós, o ilustrador de hoje é um profissional plural e versátil que consegue fazer dialogar diferentes campos culturais e comerciais com sua capacidade única de interpretar o mundo. 

O bacharelado em Ilustração em Turim foi construído baseado em um percurso eclético, singular no contexto italiano, que te faz encontrar o melhor modo de liberar sua criatividade. Você logo descobrirá que seu campo de atuação pode ser muito mais amplo do que você imaginava, desde a ilustração editorial até o design de brinquedos e personagens, desde a decoração de ambientes até o design de embalagens.

Em três anos, você aprenderá como comunicar suas idéias e definir seu estilo: nós forneceremos todas as ferramentas para estruturar o início da sua carreira e encontrar seu lugar no mundo da produção visual criativa dentro e fora do país.

Informação para decidir

Um curso que desenvolve sua linguagem expressiva utilizando imagens fixas ou em movimento

A metodologia e o percurso didático do bacharelado em Ilustração em Turim baseiam-se na aquisição de conhecimentos culturais, metodológicos, técnicos e tecnológicos e em sua aplicação prática em projetos internos e externos, propostos por agências, empresas e instituições. Dessa forma, você estará diretamente envolvido com o contexto produtivo e cultural.

Você explorará diferentes disciplinas, porque acreditamos que a capacidade de narrar e evocar nasce a partir de uma profunda bagagem cultural. Estarão presentes no seu programa de estudos matérias como História da Arte, Sociologia e Semiótica, além de laboratórios práticos de computação gráfica, técnicas de ilustração experimental, design de patterns, design de personagens e projetos multimídia.

Os três anos de curso são estruturados para desenvolver sua capacidade de projetar e se expressar para que, pregressivamente, você possa ter total autonomia em cada fase do projeto. Durante o último ano de curso, você também aprenderá a gerenciar outros aspectos importantes como a apresentação e a comunicação, graças à elaboração de um portfólio pessoal, onde você poderá incluir todos os projetos realizados durante seu percurso acadêmico.

O bacharelado em Ilustração em Turim é dedicado a todos aqueles que querem transformar a própria paixão pelo desenho em uma carreira profissional. O curso não está vinculado a um único setor ou a áreas de atuação restritas, porque a nossa visão sobre tudo aquilo que diz respeito à ilustração é híbrida e abrangente. Isso significa que você aprenderá ferramentas muito versáteis que podem ser aplicadas em muitos campos profissionais.

Este curso é resposta que você estava procurando para adquirir um conhecimento transversal sobre a Ilustração e para trabalhar em áreas como a publicação, a comunicação comercial e cultural, a divulgação científica, a ilustração aplicada à moda, o design de interiores e também de produtos.

Você experimentará uma abordagem multidisciplinar que te possibilitará construir uma trajetória profissional explorando todas as possibilidades criativas e expressivas de imagens estáticas e em movimento, aprendendo os princípios de funcionamento da linguagem visual e da animação.

O bacharelado em Ilustração em Turim é caracterizado por uma abordagem transversal inovadora, ainda muito desconhecida no contexto italiano, que concebe o tema de forma integrada e eclética: a Ilustração é, assim, uma arte aplicada que também pode dialogar com espaços físicos e digitais, com objetos e suportes, a serviço de muitos campos comerciais e culturais. E que, acima de tudo, estabelece um diálogo dinâmico e contínuo com o mundo da comunicação e da gráfica.

Este percurso acadêmico privilegia a criação e o desenvolvimento de projetos, baseados no ensinamento da educação visiva, da aprendizagem das técnicas analógicas e digitais e do conhecimento teórico e cultural. Você desenvolverá sua linguagem expressiva estudando a anatomia, a perspectiva, as possibilidades de desenho e usando também todas as técnicas tradicionais de representação à mão e os principais programas digitais, graças aos nossos laboratórios equipados com mesas digitalizadoras Wacom Cintiq. 

Graças à nossa proposta, que combina teoria e prática, você terá a oportunidade experimentar concretamente os vários campos de aplicação da ilustração, desde o expressivo até comunicativo, do informativo até decorativo, fazendo parte de projetos como: capas de livros e revistas, livros ilustrados, graphic novels, ilustração para livros escolares, para materiais científicos e de divulgação, elementos decorativos e de pattern, design de personagens e de brinquedos, identidades visuais, elementos web, aplicativos e animações.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você entrará em contato com as técnicas preparatórias, ferramentas culturais e aspectos metodológicos da educação visual. Você desenvolverá uma mentalidade projetual para identificar e expressar sua criatividade a partir de um ponto de vista diferente.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESENHO E DA GRÁFICA ARTÍSTICA
ICONOGRAFIA E DESENHO ANATÔMICO
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
DESENHO PARA A PINTURA 1
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL
ILUSTRAÇÃO 1
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
SEMIÓTICA DA ARTE



segundo ano

No segundo ano, você poderá realizar projetos cada vez mais diversificados, abrangentes e complexos. Este é o momento em que, partindo das disciplinas teóricas, você aprofundará ainda mais seus conhecimentos em áreas profissionais específicas.

ELEMENTOS DE MORFOLOGIA E DIN MICAS DA FORMA
DESENHO PARA A PINTURA 2
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 2
ILUSTRAÇÃO 2
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CINEMA E DO VÍDEO
DESIGN MANAGEMENT
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL



terceiro ano

O objetivo do terceiro ano é conquistar a independência para criar e realizar projetos, não apenas escolhendo as ferramentas para desenvolvê-lo e comunicá-lo, mas também aperfeiçoando as competências necessárias para enfrentar o mundo da profissão. O resultado do inteiro curso será seu projeto de conclusão, onde poderá delinear seu estilo e sua maneira única de se expressar.

DESENHO PARA A PINTURA 3
ILUSTRAÇÃO 3
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
PROJETO DE MULTIMÍDIA
DESIGN GRÁFICO
ILUSTRAÇÃO 4

Docentes

Sara Maragotto

Coordenador do curso

Darija Bazdan

Cecilia Campironi

Anna Castagnoli

Docente        

Daniele Catalli

Marco Cimberle

Alice Lotti

Francesca Tabasso

Elisa Talentino

Fabio Tonetto

Notícias