Língua

Inglês

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Isabella Ahmadzadeh

Transforme sua paixão pelo desenho em uma fonte inesgotável de novos estilos e imagens! Esta é a essência do programa de Ilustração de três anos do IED Firenze!

No IED Firenze imaginamos o ilustrador contemporâneo como um profissional versátil e completo, capaz de conectar diferentes experiências culturais e comerciais através de habilidades interpretativas pessoais.  Como autênticos repórteres contemporâneos do mundo, os ilustradores adquirem a capacidade de mergulhar em um contexto e descrevê-lo, reagindo de modo rápido e eficaz a estímulos externos.

Nosso curso de Ilustração com duração de três anos se destaca por oferecer um percurso de estudos internacional, com oportunidades educacionais únicas e interdisciplinares. Junte-se a nós para descobrir como liberar a sua criatividade. Através da participação em nosso programa, você terá acesso a novas ideias e a capacidade de harmonizar a intuição visual com a arte atemporal de contar histórias. Esta poderosa combinação permitirá criar projetos inovadores, digitais e interativos.

Ao longo desses três anos, você ganhará a capacidade de comunicar ideias e refinar seu estilo. Ao adquirir todas as ferramentas necessárias, você preparará o terreno para uma carreira gratificante e encontrará o seu setor na produção visual criativa, seja em nível nacional que internacional. Você se tornará um profissional de alto nível, com notáveis ​​habilidades autorais, habilidades técnicas e expressivas e uma capacidade meticulosa de interpretar e gerenciar os aspectos visuais da comunicação.  

Informação para decidir

Este curso de três anos é ideal para aqueles que desejam explorar e libertar o seu potencial criativo na área do design e da comunicação visual, e destina-se a estudantes com o objetivo de inspirar maravilhas.

O curso de três anos de Ilustração no IED Firenze adota uma abordagem abrangente de aprendizagem, focada no desenvolvimento de habilidades culturais, analíticas, técnicas e tecnológicas. Essas habilidades são, então, aplicadas a projetos específicos, muitas vezes envolvendo a colaboração com parceiros de diversas agências, empresas e instituições. Esta formação abrangente acelera sua preparação para entrar no mundo profissional com confiança e competência.
Ao longo do programa, você terá a oportunidade única de se aprofundar em uma ampla gama de disciplinas, todas vitais para desenvolver suas habilidades de narrativa e ilustração. Colocamos forte ênfase na construção de uma base cultural sólida para enriquecer a sua jornada criativa. O currículo é cuidadosamente projetado para abranger uma rica variedade de tópicos, incluindo história da arte, sociologia e semiótica. Ao estudar essas disciplinas, você obterá informações valiosas sobre os contextos históricos, sociais e simbólicos que moldam o mundo da arte e da comunicação.
Ao longo de três anos, o programa está estruturado para incentivar o desenvolvimento gradual de suas habilidades de design e expressão.

Um aspecto interessante desta jornada é a oportunidade de criar um portfólio pessoal. Este portfólio mostrará todos os projetos que você realizou durante seus estudos. Torna-se um testemunho do seu crescimento como ilustrador, da sua jornada criativa e uma ferramenta valiosa ao entrar no mundo profissional. Fornece uma representação tangível de suas competências e realizações, dando aos potenciais empregadores ou clientes uma visão sobre suas habilidades e potencial artístico.

O programa de três anos em Ilustração foi pensado para quem deseja expressar e cultivar o seu estilo artístico distintivo, explorando o potencial ilimitado da comunicação visual.

Se você tem paixão pelo desenho e deseja canalizá-lo de forma poderosa e criativa, este programa é feito sob medida para você.

Se pretende adquirir conhecimentos aprofundados de ilustração e pretende trabalhar em setores como editorial, comunicação, comercial e cultural, publicações científicas, ilustração aplicada à moda, design de interiores e de produto, este curso é definitivamente a sua melhor opção. Você desenvolverá uma abordagem multidisciplinar útil para uma carreira na qual poderá explorar todo o potencial criativo e expressivo.

O programa de três anos em Ilustração do IED Firenze destaca-se pela sua abordagem inovadora e transversal. Vemos cada disciplina como uma fusão dinâmica de fundações estruturadas e conceitos em evolução. Em particular, a ilustração é considerada uma arte aplicada com a capacidade de interagir perfeitamente com espaços físicos e digitais, objetos e diversas mídias. Esta versatilidade permite-lhe prosperar em diversos ambientes comerciais e culturais, promovendo interações dinâmicas nos setores de comunicações e gráficos.

O programa oferece a oportunidade inestimável de ganhar experiência prática através de projetos concretos em colaboração com agências, empresas e instituições locais. Esta exposição precoce a projetos do mundo real enriquecerá não apenas o seu portfólio, mas também abrirá portas para um mercado de trabalho em rápido crescimento com diversas oportunidades.

Após a conclusão do programa, você estará pronto para seguir vários planos de carreira na indústria criativa. Como ilustrador, você terá as habilidades necessárias para criar trabalhos envolventes tanto para a mídia tradicional quanto para plataformas digitais, incluindo web, quadrinhos e publicidade. Suas competências estarão em alta demanda, à medida que a demanda por conteúdo visual continua a crescer em diferentes plataformas.

Nossa abordagem encontra um equilíbrio harmonioso entre teoria e prática, permitindo que você mergulhe em diferentes áreas de aplicação da ilustração. Isto inclui explorar os campos da ilustração expressiva, comunicativa, informativa e decorativa. Durante o programa, você participará de uma ampla gama de projetos.
Você desenvolverá um rico portfólio de trabalhos que mostra sua adaptabilidade e criatividade, colocando você no caminho para uma carreira gratificante e de sucesso no campo em constante mudança da ilustração.

Programa de Estudos

Primeiro Ano

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
HISTÓRIA DO DESENHO E DA ARTE GRÁFICA
ICONOGRAFIA E DESENHO ANATÔMICO
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
DESENHO PARA PINTURA 1
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 1
ILUSTRAÇÃO 1
COMPUTER GRAPHIC 1
SEMIÓTICA DA ARTE 



Segundo Ano

ELEMENTOS DE MORFOLOGIA E DINÂMICA DA FORMA
DESENHO PARA PINTURA 2
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 2
ILUSTRAÇÃO 2
COMPUTER GRAPHIC 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPORÂNEAS
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CINEMA E DO VÍDEO
ELEMENTOS DE PRODUÇÃO DE VÍDEO
CENOGRAFIA 
 



Terceiro Ano

DESENHO PARA PINTURA 3
ILUSTRAÇÃO 3
TEORIA E MÉTODO DA MÍDIA DE MASSA
NOVAS TÉCNICAS DE MÍDIA INTEGRADAS
DESIGN MULTIMÍDIA
DESIGN GRÁFICO
ILUSTRAÇÃO 4 

Docentes

Talia Zoref

Mentor

Isabella Ahmadzadeh

Coordenador do curso

Notícias