Laurea Triennale in Illustrazione e Animazione - IED Milano

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Daniela Brambilla

Aprenda a falar a língua universal do desenho e da imagem em movimento, a comunicar ideias e a contar histórias com o bacharelado em Ilustração e Animação em Milão

Quem conhece a arte da ilustração e das imagens animadas possui um superpoder: consegue ver além das palavras e dos esteriótipos visuais, inspiram-se no mundo ao seu redor ou no próprio universo interior e subvertem os significados de um território onde imaginação e comunicação caminham de mãos dadas.

Durante o bacharelado em Ilustração e Animação em Milão, você saberá como expressar sua paixão em diferentes áreas, em publicações, nos quadrinhos e também na animação, capturando ideias e fazendo interagir a intuição visual e a eterna arte de narrar em projetos inovadores, digitais e interativos.

Desde os primeiros dias de curso, você usará o desenho e as imagens para comunicar e definir seu estilo. No terceiro ano, você poderá escolher entre dois percursos de especialização: Ilustração, voltado para o campo editorial e aos vários setores da comunicação visual de modo transversal, e Animação, para seguir todas as fases da produção de um produto com imagens em movimento.

Informação para decidir

O curso para explorar as potencialidades do desenho e da comunicação visual

Durante o bacharelado em Ilustração e Animação em Milão, você desenvolverá sua própria identidade estilística e suas habilidades técnicas e metodológicas com uma forte abordagem criativa. O objetivo do curso é prepará-lo para os mercados tradicional e emergente participando de projetos reais nas áreas de produção e cultural do desenho e da comunicação visual.

Graças aos laboratórios, você colocará em prática seus conhecimentos de pré-produção, análise de briefings, layouts, storyboards, criando e desenhando personagens, objetos, cenografias com materiais plásticos e técnicas mistas. E não para por aqui: você aprenderá técnicas básicas de pintura e o uso de programas específicos, tanto os de gerenciamento e diagramação de imagens e textos, como os de animação, criando efeitos e motion graphics.

Os três anos de curso, divididos em seis semestres, são estruturados para que você desenvolva progressivamente seu projeto e suas habilidades expressivas, bem como sua autonomia projetual. No terceiro ano, você escolherá entre, Ilustração e Animação, onde poderá desenvolver as competências verticais de publicação ou da elaboração de imagens animadas. Nesse mesmo ano, você fará seu projeto de conclusão, que será a síntese de seu percurso acadêmico e especialização.

O bacharelado em Ilustração e Animação em Milão é dedicado a todas aquelas pessoas que desejam iniciar um percurso onde se expressar e delinear seu próprio estilo, descobrir o potencial da linguagem visual e dar um sentido à própria paixão pelo desenho, com uma abordagem criativa e, ao mesmo tempo, extremamente comunicativa.

Para nós, o curso é uma oportunidade para estruturar e destacar dois elementos muito importantes: a diversão de se desafiar com uma folha em branco e a curiosidade de dar vida a uma ideia a partir de um detalhe. É um curso dedicado para quem quer entrar no mundo da ilustração e do cinema de animação para seguir uma carreira profissional que se nutre do prazer encontrar uma forma própria de criar, dar movimento e vida às imagens.

O curso de Ilustração e Animação é a resposta certa para transformar sua paixão em uma profissão em setores como o da narrativa, livros escolares e manuais, jornais e revistas, discografia, publicidade, storyboards e layouts, quadrinhos e storytelling, aplicativos e ebooks, cinema 2D, vídeoanimação, videogames, vinhetas, animação para TV e web.

Com o curso de Ilustração e Animação, você viverá suas primeiras experiências profissionais com projetos concretos colaborando com agências, empresas e instituições que serão a ponte para as múltiplas possibilidades oferecidas por um mercado de trabalho em expansão em diferentes canais, como Ilustrador de publicações tradicionais e digitais, para web, quadrinhos e publicidade, Designer de Personagens, Designer de Animação, Storyboarder.

Tudo isso em um ambiente cultural em constante movimento como Milão, uma metrópole viva e rica de oportunidades, a capital italiana das editoras, da produção de filmes e de vídeos de animação, uma cidade que oferece inspiração criativa contínua e o apoio de uma comunidade de pessoas que vivem e respiram a ilustração e animação cotidianamente.

Nosso bacharelado é caracterizado e apreciado por ser um curso altamente prático e pela possibilidade de escolha de uma das duas especializações: Ilustração e Animação.
 

  • A especialização em Ilustração, que acompanha as mudanças no mercado na indústria editorial e na difusão das mídias digitais, incentiva uma abordagem criativa da produção de imagens focando na publicação, em ebooks e na interação de imagens estáticas com animação e áudio com o uso de programas específicos;
  • Na especialização em Animação, você poderá experimentar todas as etapas da criação de um produto animado (um curta/piloto para um desenho animado, um comercial ou outra forma criativa de animação) seguindo a mesma abordagem projetual das grandes produções internacionais.

Esse curso teve o privilégio de presenciar diversos alumni prestigiosos construírem suas carreiras e atingirem grandes resultados (entre eles os ilustradores Alessandro Gottardo Shut, Olimpia Zagnoli, Emiliano Ponzi e Annalaura Cantone, Giorgio Scorza da Movimenti Production, o storyboarder Davide Veca e o designer de personagens Andrea Greppi), está atento aos desenvolvimentos e demandas do mercado e prepara você para usar as novas tecnologias digitais e criar produtos visuais e animados que habitam no mundo multimídia, crossmedia e transmídia.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, sendo inteiramente dedicado ao desenho, você entrará em contato com as ferramentas culturais, metodológicas e projetuais básicas até dominar a técnica e o método. Você será capaz gerenciar o fluxo criativo e desenvolver novas formas, analisar e sintetizar a realidade e suas ideias e, sobretudo, traduzir sua criatividade em projetos. 

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESENHO E DA GRÁFICA ARTÍSTICA
ICONOGRAFIA E DESENHO ANATÔMICO
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
DESENHO PARA A PINTURA 1
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 1
ILUSTRAÇÃO 1
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
SEMIÓTICA DA ARTE



segundo ano

O segundo ano será o momento de aprofundar, experimentar e aplicar métodos, ferramentas e conhecimentos teóricos durante as atividades de projeto supervisionado. Você estará cada vez mais familiarizado com o processo projetual e estudará áreas profissionais específicas. 

ELEMENTOS DE MORFOLOGIA E DIN MICA DA FORMA
DESENHO PARA A PINTURA 2
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 2
ILUSTRAÇÃO 2
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CINEMA E DO VÍDEO
ELEMENTOS DE PRODUÇÃO DE VÍDEO
CENOGRAFIA



terceiro ano

O terceiro ano é dedicado à especialização vertical e ao estudo aprofundado de uma especialização de sua escolha, se concluindo com o projeto de conclusão, onde você demonstrará autonomia e sua identidade expressiva.

Ilustração
A especialização em Illustrazione desenvolve o aspecto criativo para a criação e produção de imagens para publicação, além de outros vários campos e canais da comunicação visual.

Animação
A especialização em animação Animação se concentra em todas as etapas da criação de um produto animado (desenho animado, comercial ou imagens animadas).

PROJETO DE MULTIMÍDIA
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
DESIGN GRÁFICO
ILUSTRAÇÃO 3
ILUSTRAÇÃO 4
DESENHO PARA A PINTURA 3

Docentes

Daniela Brambilla

Coordenador do curso

Dario Albini

Fundador & Diretor Criativo de Atabaliba Studio

Barnaba Canali

Annalaura Cantone

Artista, ilustradora para crianças

Laura Fiori

Riccardo Galimberti

CEO, Executive creative director e Co-fundador de Racoon Studio

Mauro Gandini

Giorgio Ghisolfi

Diretor e docente

Massimo Giacon

Ilustrador e Designer

Ferruccio Giromini

Jornalista, crítico e historiador da imagem, docente, escritor

Elisa Macellari

Ilustradora

Marta Sofia Marzullo

Animadora e ilustradora freelance

Andrea Pagliardi

Docente

Alberto Ponticelli

Cartunista

Francesco Poroli

Paolo Rui

Artista, ilustrador

Francesco Santosuosso

Arquiteto, pintor, ilustrador

Alessandra Scandella

Ilustradora

Giacomo Silva

Designer gráfico

Roberta Sironi

Docente

Arianna Vairo

Ilustradora e Gravadora

Lorenzo Lodovichi

Coordenador Didático

Cinzia Piloni

Debbie Bibo

Agente literária, fundadora de Debbie Bibo Agency

Riccardo Colombo

Diretor de Arte

Mattia Distaso

Ilustrador

Teodora Filipova

Diretor técnico para séries animadas

Ambra Garlaschelli

Stefano Goitre

Sebastiano Paccini

Fundador do projeto Libri Finti Clandestini

Balthazar Pagani

Editor

Ruslan Audia

Fabio Buonocore

Antonio Dall'Osso

Ilaria Faccioli

Samuele Gaudio

Stefano Pietramala

Davide Veca

Marco Ventura

Chiara Molinari

Notícias