Data

13 março 2023

Como transformar a experiência de produtos digitais utilizando ferramentas de conteúdo com a visão estratégica de tudo o que um produto pode oferecer a uma pessoa? Conheça o UX Writing!

O Design Degustação que aconteceu no início de março no Istituto Europeo di Design foi um dia cheio de palestras e atividades para quem estava com vontade de conhecer o melhor do design, com debates importantes para pensarmos nos desafios que os profissionais da área terão pela frente. 

Na palestra/workshop “UX Writing: o que é?”, Marcelo Falco, professor e coordenador da pós-graduação em UX/UI: Design, Inovação & Estratégia do IED São Paulo, apresentou o conceito, que é um modelo de escrita estratégica aplicada em interfaces e produtos digitais, como aplicativos e sites, e explicou sua importância para marcas e negócios.

Qual a diferença entre Copywriting, Webwriting e UX Writing?

Durante a palestra, Marcelo enfatizou as diferenças entre papéis muito próximos, que são Copywriting, Web Writing e UX Writing (User Experience Writing, ou Escrita focada na Experiência de Usuário).

  • O que é Copywriting? É a escrita focada em atrair a atenção das pessoas, usando técnicas de persuasão para que uma ação seja executada dentro de um conteúdo. ex: cadastro em formulários, compras ou baixar e-books;

  • O que é Web Writing? É uma escrita focada em conteúdo web: sites, e-commerces e blogs. Usa técnicas como SEO (Search Engine Optimization) e colabora para o posicionamento dessas páginas em sites de busca.

  • O que é UX Writing? É a escrita da experiência de um produto ou serviço, usando técnicas conversacionais, educando, capacitando e com foco total nas pessoas, seus desejos e sentimentos.

UX Writing nada mais é do que construir uma comunicação eficiente e que se aproxime de seu público-alvo, capaz de criar empatia com o objetivo de facilitar o entendimento de uma mensagem. É transformar a experiência de produtos digitais utilizando ferramentas de conteúdo com a visão estratégica de tudo o que um produto pode oferecer a uma pessoa.

 

“Os seres humanos são afetados por suas interações e não se esquecem do sentimento que associam às experiências” – Torrey Podmajersky

 

Então UX writing se trata de apenas escrever? Não. O UX Writing educa, informa, transforma e impacta, criando momentos únicos para que o público não se esqueça.

Existe UX Writing no seu trabalho?

A primeira coisa que todo mundo pergunta sobre UX é: porque fazer uma pós em UX se existem diversos cursos na área? 

Na pós UX/UI: Design, Inovação & Estratégia do IED São Paulo, o foco não está somente na criação de telas, estamos preocupados também com o UX Writing, que também é o tema central do primeiro módulo e dá aos estudantes a base necessária de entendimento para avançar aos próximos módulos de UI (User Interface) e Inovação.

O papel do profissional de UX Writing é pensar a informação desde o início e em como ela será recebida, por isso é importante que essa pessoa tenha conhecimento e participação em todo o processo de desenvolvimento de um projeto, a fim de evitar equívocos, como:

  • Ter sua atuação vista apenas como revisão de texto;

  • Não ser envolvido(a) nos processos de design e produtos;

  • Ter pouco contexto sobre as decisões de produtos e negócios;

  • Não conseguir mensurar seu impacto por não estar envolvido(a) nos processos;

  • Pouca visibilidade;

  • Muita interferência em suas decisões de conteúdo.

O que acontece quando envolvemos o UX Writing no momento errado?

  • A narrativa do produto se perde;

  • A proposta de valor nem sempre fica clara;

  • A consistência do conteúdo se torna mais difícil;

  • Perdemos a chance de encantar ainda mais clientes;

  • Os processos de design não são completos;

  • O entendimento do produto se torna mais dificultado;

  • Deixamos de fazer acontecer alguns acionáveis de pesquisa.

Alguns dos entregáveis de UX Writing:

  • Criação e definição do tom de voz em produtos;

  • Construção de narrativas;

  • Storytelling para produtos;

  • Definição de proposta de valor;

  • Criação de guias de conteúdo;

  • Conteúdo focado em acessibilidade;

  • Construção de relacionamento;

  • Conteúdos para a experiência em geral: telas, microinterações, FAQs, notificações e muito mais.

Vantagens do UX Writing:

  • Usabilidade: produtos mais fáceis de usar

  • Relacionamento: cada vez mais as pessoas buscam marcos que se alinhem com seus ideias para se relacionar

  • Autonomia: a escrita pode eliminar as barreiras de um fluxo

  • Satisfação: o conteúdo influencia na percepção positiva ou negativa sobre o seu produtos

  • Reconhecimento: um produto é parte de uma marca e o conteúdo a ponte entre marca e produto

Não existe UX Writing sem estratégias gramaticais e de linguística

Entre os diversos exemplos apresentados por Marcelo Falco, podemos destacar o caso do Google, que mudou o título “reservar um quarto” para “verificar disponibilidade” quando descobriram que reservar um quarto dava um sentido de comprometimento com a reserva e, nessa etapa, as pessoas ainda estavam buscando as opções disponíveis. O resultado disso foi um aumento de 17% nas taxas de reserva. 

O uso do tom de voz adequado ajuda tanto a marca a alcançar seu objetivo comercial, quanto o consumidor que está buscando um produto/serviço. Marcelo Falco encerrou sua palestra com algumas questões que podem ajudar a encontrar o tom de voz certo de uma marca:

  1. Se essa marca fosse uma pessoa, como ela falaria?

  2. Quais seriam as principais características dessa marca?

  3. Qual seria a percepção que essa marca gostaria de passar em um primeiro contato?

Quem é Marcelo Falco?

Amante e aventureiro da tecnologia, Marcelo Falco é mestre em Design (Aplicativos T-Commerce), com MBA em Marketing (E-Commerce), graduação em Design Digital (web arte, videoarte e videoinstalação) e técnico em Processamento de Dados. Desde 2007, é docente na Educação Superior, e, desde 2002, trabalha na área de Design, Marketing e Tecnologia. Em sua carreira, atuou com empresas nacionais e internacionais. Apresentou sua pesquisa no IDA Congress 2011 (Taiwan), no CIPED 2011 (Portugal), P&D 2012 (São Luís do Maranhão, Brasil), CONIC 2013, 2014 e 2017 (Brasil), HCI Internacional 2015 (Los Angeles, EUA), Journal of Computer Technology and Application 2016 (EUA), SIGraDi 2017 (Chile), AHFE 2017 e 2018 (Los Angeles, EUA). Publicou o livro O Design de Interação e a Televisão Digital Interativa (TVDi) em 2018 (ISBN-13:978-620-2-04750-0). Realizou os cursos extracurriculares: Communications Planning, na Simon Fraser University (SFU), Vancouver, Canadá; User Experience Research, na Akendi International Experiences, Canadá; e Project Management for Digital Communications, na The University of British Columbia, Canadá.

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